Brad Dourif

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Brad Dourif
Brad Dourif.jpg
Brad Dourif em 2004
Nome completo Bradford Claude Dourif
Nascimento 18 de março de 1950 (64 anos)
Huntington, Virgínia Ocidental
 Estados Unidos
IMDb: (inglês)

Bradford Claude "Brad" Dourif (AFI[ˈdɔrɨf]; Huntington, 18 de março de 1950) é um ator americano de cinema e televisão, que conquistou fama precoce com sua interpretação de Billy Bibbit no filme One Flew Over the Cuckoo's Nest (br: Um Estranho no Ninho / pt: Voando sobre um Ninho de Cucos), e que desde então se destacou em diversos papéis memoráveis, como a voz de Chucky na série Child's Play (br: Brinquedo Assassino / pt: Chuckie - O Boneco Diabólico), o irmão mais novo em Ragtime, Gríma Wormtongue em The Lord of the Rings (br/pt: O Senhor dos Anéis), o betazoid Lon Suder na série de televisão Star Trek: Voyager, o serial killer Charles Dexter/Irmão Edward na série de ficção científica Babylon 5, e Doc Cochran na série de televisão Deadwood, da HBO.[1] [2]

Dourif trabalhou com o célebre diretor cinematográfico alemão Werner Herzog em diversas obras, como Scream of Stone, The Wild Blue Yonder, Bad Lieutenant: Port of Call New Orleans (br: Vício Frenético / pt: Tenente Mau) e My Son, My Son, What Have Ye Done?.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

TV[editar | editar código-fonte]

  • 1994 - Arquivo X - episódio Beyond the Sea - como Luther Lee Boggs
  • 1996 - Millennium - episódio Force Majeure - como Dennis Hoffman

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Oscar 1976

BAFTA 1977

  • Venceu na categoria de melhor ator (coadjuvante/secundário) pelo papel de Billy Bibbit, em One Flew Over the Cuckoo's Nest.

Emmy 2004

  • Venceu na categoria de ator destacado (coadjuvante/secundário) em série dramática de televisão por Deadwood

Globo de Ouro 1976

  • Venceu na categoria de melhor ator estreante por One Flew Over the Cuckoo's Nest.

Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films 1991

  • Foi indicado na categoria de melhor ator (coadjuvante/secundário) pelo papel de The Gemini Killer/James Venamun, em The Exorcist III.

Referências

  1. Brad Dourif Biography (1950-) (em inglês). Filmreference.com.
  2. Bradford-Dourif (em inglês). The New York Times. Nytimes.com (11 de junho de 1944). Página visitada em 10 de outubro de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]