Richard Egan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Richard Egan
Richard Egan em 1949.
Nome completo Richard Egan
Nascimento 29 de julho de 1921
São Francisco, Califórnia, Estados Unidos
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Morte 20 de julho de 1987 (65 anos)
Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos
Ocupação Ator
Cônjuge Patricia Hardy (1958-1987) (sua morte) 5 filhos
Atividade 1949 - 1987
IMDb: (inglês)

Richard Egan (San Francisco, 29 de julho de 1921Los Angeles, 20 de julho de 1987) foi um ator norte-americano. Em alguns filmes, foi creditado como Richard Eagan.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Durante a 2ª Guerra Mundial, Egan serviu o exército dos EUA como instrutor de judô. Graduado na Universidade de San Francisco e na Universidade Stanford, lecionou na Northwestern University (em Evanston, Illinois). Também estudou teatro, e em 1949 atuou no filme The Story of Molly X.

Esse trabalho o levou a assinar contrato com a 20th Century Fox, onde se tornou um respeitado profissional.

Em 1956, atuou em Love Me Tender, primeiro filme de Elvis Presley, como seu irmão mais velho, e em 1959 foi o antagonista de A Summer Place, com Dorothy McGuire. No ano seguinte, atuou com Jane Wyman e Hayley Mills Pollyanna. Depois vieram Esther and the King, com Joan Collins, The 300 Spartans (1962), The Big Cube (1969) e Moonfire (1970).

Na década de 1960, dedicou-se às telesséries da NBC, principalmente dos gêneros faroeste e drama. Seu personagem na série Empire (1962—1963) fazia tanto sucesso que a partir da segunda temporada ela passou a se chamar Redigo — nome do personagem.

Com o fim das séries, fez participações especiais em alguns prgramas e telefilmes. Em 1982, fez seu último seriado — Capitol.

Richard Egan morreu de câncer de próstata, 9 dias antes de completar 66 anos. Foi enterrado no Cemitério Holy Cross, em Los Angeles.

Egan é lembrado entre os atores por ter ajudado muitos jovens no início da carreira — entre eles, Ryan O'Neal, ex-pugilista, que conheceu Egan na academia em que treinavam juntos. Egan atuava em Empire e o convidou para um pequeno papel em quatro episódios.

Por causa de sua voz marcante, Egan foi convidado por Rod Serling para ser o narrador da série The Twilight Zone, mas foi impedido por cláusulas contratuais. Serling não convidou mais ninguém, e tratou ele mesmo de narrar os episódios.

Filmografia selecionada[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o