Robert Mitchum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Robert Mitchum
Robert Mitchum
Nome completo Robert Charles Durman Mitchum
Outros nomes MitchOld Rumple Eyes
Nascimento 6 de Agosto de 1917
Bridgeport, Connecticut
Nacionalidade Estados Unidos Norte-americana
Morte 1 de julho de 1997 (79 anos)
Santa Bárbara (Califórnia), Estados Unidos
Ocupação Ator
Cônjuge Dorothy Mitchum (1940 - 1997)
Atividade 1942 - 1997
Prêmios Globo de Ouro
1992 - Cecil B. DeMille Award
IMDb: (inglês)


Robert Charles Durman Mitchum (6 de agosto de 1917, Bridgeport, Connecticut1 de julho de 1997, Santa Bárbara, Califórnia) foi um ator estado-unidense. É considerado pelos críticos como um dos melhores atores da época dourada de Hollywood, amplamente lembrado por seus papéis em várias obras importantes do estilo de filme noir, e é considerado um precursor do anti-heróis no cinema predominante durante os anos 1950 e 1960.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Mitchum nasceu em Bridgeport, Connecticut. Sua mãe, Ann Harriet, era um imigrante norueguesa filha de um capitão do mar, e seu pai, James Thomas Mitchum, foi um estaleiro e operário de estrada de ferro. Seu pai morreu quando ele tinha menos de dois anos de idade e sua mãe logo se casou novamente.

Mitchum durante toda a infância, era conhecido como um brincalhão, muitas vezes envolvido em brigas e travessuras. Quando tinha 12 anos, sua mãe enviou-o para morar com seus avós em Felton, onde foi prontamente expulso da escola por discutir com um diretor. Um ano depois, em 1930, ele foi morar com sua irmã mais velha, em Nova York. Depois de ser expulso novamente da escola, ele deixou a irmã e viajou por todo o país, em vagões de trem, tendo trabalhado em diversos empregos, incluindo de pugilista profissional.

Aos 14 anos em Savannah, Geórgia, ele foi preso por vadiagem. Por conta própria, escapou e voltou para sua família em Delaware. Foi durante esse tempo, enquanto se recuperava de ferimentos que quase o fez perder uma perna, que conheceu a mulher com a qual iria se casar, a adolescente Dorothy Spence. Logo ele voltou para a estrada.

Em 1936, voltou para a casa da sua irmã Julie. Logo o resto da família se juntou a eles em Long Beach. Sua irmã foi quem o convenceu a participar do teatro local com ela. Ali participou de algumas peças e também escreveu algumas. Em 1940 casou-se com Dorothy, logo nasceu o primeiro filho do casal, o que fez com que Robert arrumasse um emprego estável como operador de máquinas.

Mitchum acabou por ter um colapso nervoso, que causou até um cegueira temporária, devido ao estresse do trabalho. Por causa desse problema, ele ficou livre para procurar emprego como ator ou figurante em filmes. Ele então, conheceu um agente que lhe arrumou uma entrevista com o produtor da série de filmes western Hopalong Cassidy, foi então contratado para ser o vilão em alguns filmes de 1942 e 1943. A partir dai sua carreia decolou.

Morreu em 1997, devido a complicações do câncer de pulmão e enfisema.


Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.