David Lean

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
David Lean
Nascimento 25 de Março de 1908
Croydon, Surrey
Morte 16 de abril de 1991 (83 anos)
Londres
Nacionalidade  Reino Unido
Ocupação Cineasta
Principais trabalhos
Prêmios Grande Prêmio do Festival de Cannes, em (1946), por "Desencanto".
Urso de Ouro, no Festival de Berlim, por "Papai é do Contra" (1954).

Sir David Lean, CBE (Croydon, Surrey, 25 de março de 1908Londres, 16 de abril de 1991) foi um cineasta britânico.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ele veio de uma família muito tradicional e que o proibia de ir ao cinema quando criança. Seguiu a carreira de contador, mas aos 20 anos largou tudo e foi para o mundo do cinema. Começou servindo chá e carregando latas de negativos nos estúdios Lime Grove, em Londres. Em pouco tempo passou a montador e em 1942 chegou à co-direção do filme "Nosso Barco, Nossa Alma" em parceria com Noel Coward.

Mas ele chamou a atenção dos críticos e do público com a adaptação para o cinema das obras de Charles Dickens, "Grandes Esperanças" em 1946 e "Oliver Twist" em 1948.

Muito detalhista e apaixonado por realizar espetaculares épicos, criou obras inesquecíveis para os amantes do cinema a partir de "A Ponte do Rio Kwai", que venceu o Oscar de melhor filme em 1957. Seus filmes conquistaram ao todo 28 prêmios Oscar e renderam muitos milhões de dólares em bilheteria. Os recordistas foram "Lawrence da Arábia" e "Dr. Jivago", ambos da década de 1960.

Em 1984 recebeu o título de Cavaleiro do Império Britânico e morreu sem realizar um sonho que era levar para as telas o romance "Nostromo" de Joseph Conrad, a história de uma república às voltas com uma revolução.

Teve como principal colaborador em seus filmes o compositor francês Maurice Jarre, responsável pela trilha sonora de seus filmes mais conhecidos como Lawrence da Arábia, Dr. Jivago e Passagem para a Índia. Todas vencedoras do Óscar.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Premiações[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]