Leslie Howard

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Leslie Howard
Leslie Howard em Of Human Bondage
Nome completo Leslie Howard
Nascimento 3 de abril de 1893
Londres, Inglaterra
Morte 1 de junho de 1943 (50 anos)
Golfo da Biscaia
Nacionalidade Inglês
Parentesco Ronald Howard (filho)
Cônjuge Ruth Martin (1916-1943)
Ocupação Ator
Principais trabalhos Ashley Wilkes em E o Vento Levou
Prof. Henry Higgins em Pigmalião
Peter Standish em Romance Antigo

Leslie Howard Stainer, conhecido simplesmente como Leslie Howard (Londres, 3 de abril de 1893Golfo da Biscaia, 1 de junho de 1943) foi um ator britânico nascido na Inglaterra.

O pai de Leslie Howard era húngaro e judeu, e a mãe uma judia britânica. Trabalhou como bancário até o início da primeira guerra mundial, quando se alistou no Exército, e o qual teve que abandonar em 1917 em razão de stress de combate. Foi quando, aconselhado, começou a atuar, como forma de terapia. Começou no teatro e logo estava fazendo sucesso em Londres e em Nova Iorque, encarnando papéis de típico inglês.

Howard fez seu primeiro filme em 1930, Outward Bound, uma adaptação de uma peça que ele havia estrelado. Em 1939 interpretou Ashley Wilkes, de ... E o vento levou, personagem que ficaria para sempre associado a sua pessoa.

Com o início da segunda guerra mundial, Leslie Howard direcionou suas energias aos esforços de guerra, dirigindo filmes, escrevendo artigos e participando de programas radiofônicos. Morreu quando o avião civil da companhia britânica BOAC, em que viajava de Lisboa para a Inglaterra, foi abatido por aviões da Luftwaffe sobre o Golfo da Biscaia. Espiões alemães em Lisboa confundiram o seu agente, Alfred Chenhalls (corpulento fumador de charuto) com Winston Churchill, que pensaram ser o primeiro-ministro britânico regressando anônimo do norte de África.

Leslie Howard casou em 1916 com Ruth Martin e tiveram dois filhos, o ator Ronald Howard e Leslie Ruth Howard. Possui uma estrela na Calçada da Fama, localizada em 6550 Hollywood Boulevard.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Recebeu duas indicações ao Oscar de melhor ator por Romance antigo (1933) e Pigmalião (1938), e ganhou o Volpi Cup de melhor ator no Festival de Veneza por Pigmalião (1938).

Filmografia selecionada[editar | editar código-fonte]

Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Leslie Howard