Outward Bound

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde Dezembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Outward Bound é uma das maiores instituições de Educação Experiencial ao Ar Livre do mundo, tendo colaborado com o desenvolvimento de mais de 2 milhões de pessoas e inúmeras organizações, em seus 66 anos de história. Está presente em 32 países e, no Brasil, atua desde 2000. Como entidade sem fins lucrativos, fornece todos os anos a milhares de jovens e adultos experiências inesquecíveis e desafiadoras desenvolvidas na natureza, desenvolvendo as potencialidades pessoais e as qualidades de liderança dos participantes, tendo muitas vezes um duradouro impacto positivo no seu futuro.

O nome "Outward Bound" uma expressão náutica, designa o momento em que um navio deixa o porto seguro rumo aos desafios do mar aberto.

História[editar | editar código-fonte]

A Outward Bound foi fundada em 1941 no Reino Unido por Kurt Hahn, pioneiro da Educação Experiencial ao Ar Livre e Sir Lawrence Holt, proprietário de uma companhia de navegação britânica. Sir Lawrence estava preocupado com o fato que os marinheiros mais jovens, em melhor forma física, tinham uma taxa de sobrevivência menor que os marinheiros mais velhos nas águas geladas do Norte da Europa e do Atlântico, depois que os seus navios eram torpedeados por submarinos alemães. Kurt Hahn estudou a situação e concluiu que o problema era a falta de autoconfiança e a dificuldade em lidar com situações de estresse entre os marinheiros mais jovens. Assim, eles criaram juntos um programa no qual jovens recrutas marinheiros eram expostos a tarefas progressivamente mais desafiadoras num ambiente ao ar livre, fazendo-os perceber o seu potencial e confiar nele.

A Outward Bound hoje[editar | editar código-fonte]

O programa se tornou um sucesso, e no final da guerra espalhou-se por todo o mundo, ampliando o cenário marítimo para experiências desafiadoras nos mais diversos ecossistemas. Hoje existem 52 escolas Outward Bound espalhadas por todos os continentes. A Outward Bound Brasil é primeira escola da América do Sul.

Sites Oficiais[editar | editar código-fonte]

Referências