Robert Zemeckis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Julho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Robert Zemeckis
Robert Zemeckis
Nome completo Robert Lee Zemeckis
Nascimento 14 de maio de 1951 (63 anos)
Chicago, Illinois
 Estados Unidos
Ocupação Diretor
Produtor
Roteirista
Cônjuge Mary Ellen Trainor (1980-2000)
Leslie Harter Zemeckis (2001-presente)
Oscares da Academia
Melhor Diretor
1995 - Forrest Gump
Prêmios Globo de Ouro
Melhor Direção em Filme
1995 - Forrest Gump
IMDb: (inglês)

Robert Lee Zemeckis (Chicago, 14 de maio de 1951) é um cineasta, produtor e roteirista estadunidense.

Sua família é de origem lituana e iugoslava. Zemeckis graduou-se na Escola de Televisão e Cinema da Universidade do Sul da Califórnia, e recebeu o primeiro impulso na carreira ao ganhar um prêmio da Academia ainda como estudante, com o filme A Field of Honor, em 1973.

Entre os filmes de Zemeckis que fizeram mais sucesso estão a trilogia De Volta para o Futuro, A Morte Lhe Cai Bem, Forrest Gump, Náufrago e Contato.

Infância[editar | editar código-fonte]

Robert Zemeckis nasceu em uma família católica de classe média em Chicago. Sua família não apreciava livros, cinema ou música, restando como única fonte de inspiração, a TV. Dessa forma, cresceu fascinado pela televisão e por uma 8 mm que seus pais possuiam. Começou filmando eventos familiares, como aniversários e feriados, e com o tempo, junto de alguns amigos, passou a fazer filmes criados por ele, onde incluia pequenos efeitos especiais, como stop-motion.

Faculdade[editar | editar código-fonte]

Zemeckis inscreveu-se apenas em uma universidade, a USC (University of Southern California), para o curso de cinema, mandando um video baseado numa canção dos Beatles e uma bela redação. Mas a principio não fora aceito, já que suas notas do ensino médio eram apenas medianas. Foi então que o diretor decidiu estudar durante todo o verão e refazer algumas matérias para melhorar suas notas e quem saber conseguir a vaga no curso que desejava. E por fim, o diretor da faculdade acabou por aceitá-lo. As aulas eram repletas de hippies e os professores não cansavam de dizer o quanto era difícil o ramo do cinema, mas pela educação que teve, não se abalou com isso.

Ainda na faculdade, conheceu o escritor Bob Gale, com quem criou uma forte amizade. No seu último ano de faculdade, para seu trabalho final, fez um curta metragem chamado Field of Honor, com esse filme, Zemeckis ganhou o Student Academy Awards, o que fez com que procurasse Steven Spielberg.

Primeiros filmes[editar | editar código-fonte]

Ao ver o filme feito na faculdade por Zemeckis, Spielberg ficou deslumbrado, passando a ser seu mentor e aceitando produzir seus primeiros dois filmes. Com a parceria de seu amigo de faculdade Bob Gale, escreveu I Wanna Hold Your Hand, em 1978 e Used Cars, em 1980, porem ambos não foram bem recebidos pelo público e não renderam retorno financeiro. Em 1979, o filme 1941, dirigido por Spielberg e escritor pela dupla Zemeckis e Gale, não foi bem nas bilheterias dos EUA e fez com que todos começassem a pensar que Zemeckis criava grandes roteiros que não viravam grandes filmes.

Sucesso[editar | editar código-fonte]

Apesar de continuar trabalhando muito com Gale em novos projetos, por causa de seus recéns fracassos, estava difícil para Zemeckis conseguir trabalho no começo dos anos 80. E o projeto de fazer um filme no qual um jovem viajava no tempo foi rejeitado por vários grandes estúdios. Tudo continuava difícil, até Michael Douglas contratá-lo para dirigir o filme Tudo Por Uma Esmeralda. Nesse filme, Zemeckis conheceu Alan Silvestri, que fez a partir de então, todas suas trilhas sonoras. Antes de ser lançado, os produtores do filme, após assistirem a uma primeira edição, acharam o filme horrível e demitiram Zemeckis como diretor, mas o filme fez muito sucesso nos cinemas.

Foi então que finalmente conseguiu um estúdio para dirigir o filme que tanto queria: De Volta Para o Futuro. Com produção de Spielberg, o filme fez tanto sucesso que ganhou duas sequencias, em 1989 e 1990. Antes disso, Zemeckis ainda dirigiu Uma Cilada Para Roger Rabbit, com um custo de 70 milhões de dolares, tornando-se um dos filmes mais caros feitos até então. O filme acabou tornando-se um sucesso de crítica e de público e acabou faturando 4 estatuetas do Óscar americano.

Forrest Gump[editar | editar código-fonte]

Em 1994, Zemeckis lançou Forrest Gump: O Contador de Histórias. Seu filme de maior sucesso de crítica e de público até hoje. Com Tom Hanks no papel principal (que lhe rendeu um Oscar de melhor ator), o filme conta a história de amor entre o personagem de Tom Hanks com o de Robin Wright, com um toque de humor, muito drama, efeitos digitais avançados, ótima trilha sonora e tendo de fundo, a história americana. Esse trabalho de Zemeckis levou 6 prêmios do Oscar, incluindo melhor filme, melhor diretor e melhor ator. Além de faturar mais de 677 milhões de dólares no mundo inteiro e ter sido o filme de maior bilheteria de 1994. Forrest Gump: O contador de histórias também pode ser considerado um projeto mais maduro do diretor, já que, mesmo que ainda mantendo seu gosto por efeitos especiais, Zemeckis começa a desenvolver melhor seus roteiros e aprofundar mais seus personagens. Como voltaria a acontecer em Contato e Náufrago.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Filme Oscar Nomeações Oscar vitórias BAFTA Nomeações BAFTA vitórias Golden Globe Nomeações Golden Globe vitórias Notas
1978 I Wanna Hold Your Hand Co- Escritor
1980 Carros Usados Co- Escritor
1984 Romancing the Stone 1 2 1
1985 De Volta Para o Futuro 4 1 5 4 Nomeado - Oscar de melhor roteiro original
1988 Uma Cilada Para Roger Rabbit 6 4 5 1 2
1989 De Volta Para o Futuro II 1 1 1 Criador da Historia
1990 De Volta Para o Futuro III Criador da Historia
1992 A Morte Lhe Cai Bem 1 1 1 1 1
1994 Forrest Gump 13 6 8 1 7 3 Oscar de Melhor Diretor
1997 Contato 1 1
2000 Revelação
Náufrago 2 1 1 1
2004 O Expresso Polar 3 Escritor do Roteiro
2007 Beowulf
2009 A Christmas Carol (filme de 2009) Escritor do Roteiro
Total 32 12 21 4 18 5 71 nomeações, 21 vitorias
Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o


Ligações externas[editar | editar código-fonte]