Cast Away

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde agosto de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Náufrago
Náufrago (PT/BR)
 Estados Unidos
2001 • cor • 144 min 
Direção Robert Zemeckis
Produção Jack Rapke
Robert Zemeckis
Steve Starkey
Tom Hanks
Roteiro William Broyles Jr.
Elenco Tom Hanks
Helen Hunt
Género Drama
Aventura
Idioma Inglês
Russo
Música Alan Silvestri
Edição Arthur Schmidt
Distribuição 20th Century Fox (EUA)
Universal Pictures (BRA)
DreamWorks
Image Movers (não-EUA)
Orçamento US$ 90 milhões
Receita US$ 429.632.142
Página no IMDb (em inglês)

Cast Away (br: Náufrago / pt: Náufrago) é um filme americano, da 20th Century Fox e DreamWorks lançado no ano de 2001. Narra a história de um empregado da FedEx que sofre um acidente aéreo e pára numa ilha desabitada no meio do Pacífico Sul. É incomum no cinema em Hollywood que, durante a maior parte do filme, só haja um personagem humano. O filme Recebeu duas indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Ator (Para Tom Hanks)[1] e Melhor Mixagem de Som.

Tom Hanks, ator principal do filme venceu o Globo de Ouro de Melhor Ator - Drama[2] , além de ser indicado para o BAFTA[desambiguação necessária], o Screen Actors Guild e ao Óscar de Melhor Ator Principal

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O filme conta a história de um entregador da FedEx, Chuck Noland (Hanks), cuja vida é sempre ocupada demais para lidar com os assuntos familiares e sentimentais. Após um acidente com um avião da companhia (ele é o único sobrevivente), acaba isolado em uma ilha, onde é obrigado a sobreviver sem nenhuma das "regalias" que existem na vida contemporânea, tendo apenas como companhia uma foto da sua mulher e uma bola de vôlei, a qual apelida de Wilson (sendo, na verdade, a marca da bola). Por quatro anos, Noland é obrigado a sobreviver e pensar em algum modo de sair da ilha, construindo assim uma jangada para poder ir para o alto mar, com a esperança de encontrar algum território.

Wilson[editar | editar código-fonte]

Wilson é o nome do amigo imaginário criado pelo personagem Chuck Noland (Hanks) no filme. Wilson é uma bola de vôlei na qual Chuck, em um acesso de raiva, a pega com sua mão sangrando e a joga para longe, fazendo assim, com que permanecesse na mesma uma mancha que teria um carácter similar à um rosto humano, Chuck a tratava como um amigo nos momentos de solidão. O nome se deve ao fato da marca da bola ser Wilson.

Referências

  1. "'Cast Away' Director Defies Categorizing", New York Times. Página visitada em 18 outubro de 2012.
  2. The 73rd Academy Awards (2001) Nominees and Winners. oscars.org. Página visitada em 19 de novembro de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Náufrago