Hume Cronyn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Hume Cronyn e sua esposa, Jessica Tandy

Hume Cronyn, cujo nome completo é Hume Blake Cronyn, (London, Ontário, 18 de julho de 1911Fairfield, Connecticut, 15 de junho de 2003) foi um ator, produtor e diretor canadense, radicado nos Estados Unidos da América.

Hume Cronyn fez sua estréia nos palcos em 1931, com a peça Up Pops the Devil. Sua notável versatilidade lhe deu uma consistente galeria de personagens no teatro até que, em 1943, fez a estréia no cinema com A sombra de uma dúvida, de Alfred Hitchcock, com quem ele atuou também em Um barco e nove destinos.

Cronyn atuou no cinema por 50 anos, em papéis principais ou secundários. Participou de grandes filmes, como O fantasma da ópera, O destino bate à sua porta, Cleópatra, Dizem que é pecado e Ninho de cobras.

Teve apenas uma indicação ao Óscar de melhor ator (coadjuvante/secundário), por A Sétima Cruz, mas não levou a estatueta. Em sua coleção de prêmios, tinha três Emmys, o prêmio máximo da televisão nos Estados Unidos.

Foi casado por 52 anos com a também atriz Jessica Tandy. Morreu aos 91 anos de idade, em conseqüência de câncer na próstata.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Estrela de Hume Cronyn na Calçada da Fama do Canadá.[1]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]