Richard Crenna

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Richard Crenna
Crenna, com Kathleen Nolan no set de The Real McCoys (1960)
Nome completo Richard Donald Crenna
Nascimento 30 de Novembro de 1926
Los Angeles,
 Estados Unidos
Morte 17 de janeiro de 2003 (76 anos)
Los Angeles,
 Estados Unidos
Ocupação ator, diretor e produtor
Cônjuge Penni Sweeney (1959–2003)
Atividade 1950–2003
IMDb: (inglês)

Richard Donald Crenna (Los Angeles, 30 de novembro de 1926Los Angeles, 17 de janeiro de 2003) foi um ator, diretor e produtor estadunidense. Ele estrelou em filmes como The Sand Pebbles, Wait Until Dark, Body Heat, Rambo (First Blood, First Blood: Part II e Rambo III), Hot Shots! Part Deux, e The Flamingo Kid. Ele jogou Walter Denton na rádio CBS e nas séries de televisão Our Miss Brooks e Lucas McCoy na ABC e no sitcom da CBS The Real McCoys (1957-1963). Também interpretava na política dramática série Slattery's People na CBS. Ele era o Coronel Trautman nos filmes de Rambo. Também era conhecido por ter uma grande semelhança com Cliff Robertson.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Início da vida[editar | editar código-fonte]

Crenna nasceu em Los Angeles, filho de Edith J. (depois Pollette), que administrava um hotel na cidade, e Anthony Domenick Crenna, um farmacêutico. Ele tinha ascendência italiana.[1] Crenna estudou no Virgil Jr. High School em Vermont Avenue e 1º Street, mais tarde no Belmont High School e na University of Southern California em Los Angeles. Um de seus colegas em Belmont foi Mort Sahl. Ele também foi membro da Fraternidade Kappa Sigma.[2]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Crenna começou sua carreira atuando no rádio, aparecendo em My Favorite Husband, Boy Scout Jamboree, A Date With Judy, The Great Gildersleeve, e Our Miss Brooks. Ele permaneceu com o elenco do último show, quando se mudou para a televisão.

Ele fez participações em I Love Lucy, com Janet Waldo e na série da NBC antologia Frontier no papel principal do episódio, intitulado "Os Dez Dias de John Leslie".

Quando Our Miss Brooks, estrelando Eve Arden, passou por uma mudança de formato - seu personagem Walter Denton foi omitido - Crenna se juntou ao The Real McCoys. Kathleen Nolan foi lançada como a sua jovem esposa, Kate McCoy; eles viviam em uma fazenda no sul da Califórnia com o avô Amos McCoy, interpretado por Walter Brennan. Na última temporada, o nome da série foi encurtado para The McCoys, se transferido da ABC para a CBS, e mudou de quinta a domingo à noite. Além disso, o caráter de Nolan "morreu" na tela. O viúvo Lucas McCoy então começou a corte de sua vizinha, Louise Howard, interpretada pela atriz Janet De Gore.

Crenna ganhou um Emmy e um Globo de Ouro por sua atuação no papel principal do filme The Rape of Richard Beck.

Crenna foi retratado como o senador do estado da Colifórnia James Slattery na série de TV Slattery's People e foi indicado duas vezes ao Emmy por grandes realizações individuais em entretenimento e continuada para o melhor desempenho de um ator principal em série dramática, sendo ambas em 1965. Ainda nesse mesmo ano, foi indicado ao Globo de Ouro de melhor ator de televisão masculino para o mesmo papel. Durante a década de 1970 Crenna continuou a aparecer em populares filmes ocidentais, como Catlow, Pass Breakheart, e A Man Called Noon.

Crenna é talvez mais conhecido por seu papel como o coronel Sam Trautman nos três primeiros filmes de Rambo, um papel que recebeu somente após Kirk Douglas deixar a produção no primeiro filme. Ele também interpretou em Hot Shots! Part Deux como uma homenagem a seu personagem Rambo. Crenna apareceu como o tenente Frank Janek em sete filmes para a TV. Ele tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 6714 Hollywood Blvd. Crenna também foi a inspiração para o Coronel Roy Campbell um personagem da série Metal Gear Solid.

Morte[editar | editar código-fonte]

Crenna morreu de câncer de pâncreas aos setenta e seis anos. Ele foi cremado.[3] Na época da sua morte, ele tinha um papel na série da CBS Judging Amy. Após sua morte, o personagem acabou morrendo na série também.

Seu filho, Richard Anthony Crenna, também é um ator.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]