The World According to Garp (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
The World According to Garp
O Mundo Segundo Garp (BR)
 Estados Unidos
1982 • cor • 136 min 
Direção George Roy Hill
Roteiro John Irving, Steve Tesich
Elenco Robin Williams
Mary Beth Hurt
Glenn Close
John Lithgow
Género drama
Idioma Inglês
Página no IMDb (em inglês)

The World According to Garp (no Brasil, O Mundo Segundo Garp) é um filme estadunidense de 1982, um drama dirigido por George Roy Hill.

Trata de temas delicados, tais como filhos bastardos, homossexualismo, feminismo, adultério e sexualidade infantil, narrados pelo protagonista em tom de comédia romântica. O roteiro do filme é baseado no best-seller de 1978, The World According to Garp, de John Irving.

É uma crônica sobre a vida do fictício T.S. Garp, um escritor de talento que convive com o fato de que sua mãe se tornou muito rica e famosa, ao escrever um único livro sobre a própria vida, tornando pública as convicções dela de teor feminista e também a origem de Garp, sempre identificado como o "filho bastardo da escritora".

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Nos anos 40, a enfermeira Jenny Fields escandaliza a sua família ao engravidar fora do casamento. Os pais querem saber quem é o homem, mas Jenny sabe apenas que ele se chamava Garp, um soldado aviador morimbundo que conhecera num hospital militar. Jenny conta que sempre quis um filho, mas não queria ter que suportar um marido para realizar seu intento. Quando conheceu o soldado, percebeu que poderia realizar seu desejo. Ela chama o filho com o mesmo nome do pai, Garp.

Garp, o filho, cresce à sombra da mãe, que sempre o vigia contra o sentimento da "luxúria". Já trabalhando como escritor, Garp tem de conviver com o fato de que sua mãe tornou sua história pública, ao escrever um único livro, que se transformou em um sucesso de vendas. Depois de se casar e ter um filho, Garp se torna amigo de um transsexual chamado Roberta, que assim como sua mãe, que foi perseguida e correu perigo de vida por ataques dos anti-feministas, também sofre com o preconceito contra os homossexuais.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Os atores Glenn Close e John Lithgow foram indicados ao Oscar de melhor atriz e melhor ator coadjuvante.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]