Adam West

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Adam West
West no San Diego Comic-Con (2011).
Nome completo William West Anderson
Outros nomes Adam West
Nascimento 19 de setembro de 1928 (85 anos)
Seattle, Washington
 Estados Unidos
Morte
Los Angeles
Ocupação ator, Dublador
Cônjuge Billie Lou Yeager (1950–1956)
Frisbie Dawson (1957–1962)
Marcelle T. Lear (1970–presente)
Atividade 1953–presente
Página oficial

Adam West, nascido William West Anderson (Seattle, 19 de setembro de 1928), é um ator e dublador norte-americano.

Estreou na carreira artística em 1957, no filme Voodoo Island, mas não teve seu nome creditado. Participou e inúmeros seriados de televisão, mas ficou conhecido pelo papel de Batman no seriado de mesmo nome, e que foi ao ar de 1966 a 1968.Adam West aparece como desenho animado na série Family Guy (Uma família da Pesada) como sendo o Prefeito da Cidade Quahog, sendo dublado por ele próprio.E também em vários episódios do desenho The Fairly OddParents, no qual ele interpreta um super herói felino maluco.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de Otto West Anderson e Audrey, aos 10 anos Adam colecionava vários quadrinhos e o personagem Batman o impressionou bastante - um herói meio morcego parecendo uma mistura de Conde Drácula e Charlie Chan. Quando sua mãe casou-se novamente, desta vez com Dr. Paul Flothow, mudaram-se para Seattle junto com seu irmão mais novo, John. Com 14, Adam entrou na Lakeside School e em seguida fez também curso em Whitman College e acabou ficando com duas formações: Literatura e Psicologia. Durante seu último ano na faculdade casou-se com Billie Lou Yeager.Meio maluco e egocêntrico Adam West é assim interpretado em suas aparições especiais nesses desenhos.

Adam West no 41º Emmy Awards

Adam começou trabalhando de DJ numa estação de rádio enquanto fazia uma pós em Stanford. Dispensado do exército, passou 2 anos tentando colocar uma estação de TV militar no ar - uma em San Luis/CA e outra em Fort Monmouth/NJ. Nesse meio tempo viajou meio mundo com a esposa até que parou no Havaí para estrelar um programa infantil chamado The Kini Popo Show in Hawaii. Ele era um mico. Parece que isso foi um dos motivos do seu primeiro divórcio; melhor para ele que casou-se em seguida com uma linda taitiana chamada Ngatokoruaimatauaia Frisbie Dawson (ele a chamava de "Nga" - mais fácil). Tiveram uma filha em 1957 e um filho no ano seguinte - Jonelle e Hunter. O segundo casamento durou até 1962.

Em 1959, Adam foi para Hollywood. Adotou o nome artístico de Adam West e assim conseguiu umas pontas em filmes de faroeste.

Só depois de 7 anos em Tinseltown que finalmente conseguiu algo que o levou à fama. Em 1966 estrelou como Batman pela rede ABC.

Em 1972 ele casou-se com Marcelle Tagand Lear e levou dois enteados de presente: Moya and Jill. E teve ainda mais dois filhos; Nina em 1976 e Perrin em 1979. Em 1994 lançou uma auto biografia chamada "De Volta a Bat-Caverna".

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um actor ou actriz de televisão é um esboço relacionado ao Projeto Televisão. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.