The Fairly OddParents

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Fairly OddParents
Os Padrinhos Mágicos (PT/BR)
The Fairly OddParents logo.png
A nova logo da série.
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração 12 minutos (aproximadamente)
Criador(es) Butch Hartman
País de origem  Estados Unidos
 Canadá
Idioma original Inglês
Produção
Diretor(es) Butch Hartman
Produtor(es) Frederator Studios (2001 - presente)
Billionfold Inc. (2009 - presente)
Nelvana (2010 - presente)
Elenco Mary Kay Bergman (1998 - 1999)
Tara Strong
Daran Norris
Susanne Blakeslee
Carlos Alazraqui
Grey DeLisle
Frankie Muniz (2001 - 2003)
Ibrahim Haneef Muhammad
Gary LeRoi Gray
Jim Ward
Faith Abrahams
Tom Kenny
Tema de abertura "The Fairly OddParents"
por Butch Hartman e Ron Jones
Tema de
encerramento
"The Fairly OddParents"
(instrumental)
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos Nickelodeon
Brasil Nickelodeon
Brasil Disney Channel
Brasil Disney XD
Brasil Rede Bandeirantes
Portugal Nickelodeon
Portugal TVI
Portugal Canal Panda
Formato de exibição SDTV 480i (2001 - 2009)
HDTV 720p (2010 - presente)
Transmissão original Oh Yeah! Cartoons:
4 de setembro de 1998 - 23 de março de 2001
Como série:
30 de março de 2001 - atualmente
N.º de temporadas 9
N.º de episódios 126 (lista de episódios)
Cronologia
Programas relacionados Danny Phantom, T.U.F.F. Puppy

The Fairly OddParents (Os Padrinhos Mágicos no Brasil e em Portugal) é uma série de televisão em desenho animado estadunidense criada por Butch Hartman sobre as aventuras de Timmy Turner, com seus padrinhos mágicos Cosmo e Wanda. É exibido pela Nickelodeon, sendo seu segundo maior programa de maior sucesso, atrás apenas de Bob Esponja Calça Quadrada. É produzida pela Frederator Studios e Billionfold Studios e é distribuído pela companhia de animação canadense, Nelvana.

No Brasil a série foi vendida para a Disney Brasil em 2001, e sua estreia no Brasil foi pelo canal Fox Kids em 2002,que mais tarde se tornou Jetix. Em 2005 a Nickelodeon Brasil comprou os direitos de volta. Hoje em dia, os episódios mais recentes (desde metade da 5ª temporada) e estreias são exibidos pela Nickelodeon, e as reprises de episódios mais antigos são exibidas pelos canais da Disney: Disney XD, e Disney Channel . Fazia parte do acervo de animações da Rede Globo,mas em 2014 foi adquirido pela Rede Bandeirantes a Band onde é exibido desde Abril.

Em Portugal é exibido e produzido pela Nickelodeon (Portugal).

Enredo[editar | editar código-fonte]

Timmy Turner é um garoto de 10 anos que vive na cidade de Dimmsdale. É maltratado pela sua babá, Vicky, e quando tenta contar para seus pais, eles não acreditam. Mas um dia o garoto recebe a visita de duas fadas chamadas Cosmo e Wanda, que realizam qualquer desejo, exceto os que violam o livro de regras. Cosmo é atrapalhado e palhaço, enquanto Wanda sempre avisa quando algo pode dar errado. Com o tempo Timmy faz diferentes amigos, tanto na terra como no mundo das fadas. Mais tarde ele recebe seu irmão-fada, Poof que é o único bebê do mundo das fadas.

Ao longo da série, Timmy faz vários inimigos, como por exemplo, o Professor Crocker, que é obcecado por fadas e sempre tenta provar a existência delas para o mundo, mas Timmy pode perder seus padrinhos desse modo. Outro vilão notável é Francis, um valentão que adora bater em garotos da idade de Timmy, e outros, como Laser Negro, um vilão do mal que vive na Bola da morte, e que está sempre tentando destruir a Terra. Outro vilão, diferente dos outros, é Remy Granabeça, um menino da idade de Timmy, que também tem uma fada, e sempre tenta fazer Timmy perder seus padrinhos.

História[editar | editar código-fonte]

Origens (1998 - 2001)[editar | editar código-fonte]

Em 1998, o produtor Butch Hartman apresentou a Nickelodeon um pequeno curta-metragem de 11 minutos intitulado "Fairy GodParents". O canal se interessou e logo o curta foi exibido no programa Oh Yeah! Cartoons. Então Hartman produziu mais 9 episódios que foram transmitidos até 2001, quando o Oh Yeah! Cartoons foi cancelado. Porém, a Nickelodeon ofereceu ao produtor a proposta de tornar a pequena série em um programa próprio. A proposta foi aceita e logo, no dia 30 de março de 2001, a série se tornou própria exibindo dois episódios de 15 minutos por transmissão, totalizando meia hora. Foram feitas várias mudanças da série antiga para a atual. Como por exemplo: os pais de Timmy, Sr. e Sra. Turner (Ou Pais do Timmy) eram vistos apenas com seus pés sendo mostrados (Igual o desenho A Vaca e o Frango, do Cartoon Network), e com personalidades totalmente diferentes. Outra diferença notável foi a troca de dubladores dos personagens, como Timmy, que era dublado por Mary Kay Bergman, diferente da atual dubladora Tara Strong.

Início e consolidação (2001 - 2004)[editar | editar código-fonte]

Depois de se tornar uma série, não foi muito popular inicialmente. Porém, a partir de 2002 o programa apresentou os mais altos níveis de audiência do canal (junto com Bob Esponja Calça Quadrada), atraindo o público tanto infantil como adulto, por conter um senso de humor maduro. No final de 2002 já era a série mais assistida da Nickelodeon, ultrapassando Bob Esponja Calça Quadrada. Logo em 2003, a série lançou seu primeiro filme, com uma hora e meia de duração, Abracatástrofe, consolidando o sucesso da série no mundo inteiro, levando assim mais temporadas a serem produzidas. Mais tarde Butch Hartman criou sua segunda série, Danny Phantom. Ao longo dos anos foram criados muito especiais e filmes como A Caçada dos Padrinhos Mágicos, A Origem Secreta de Denzel Crocker, Crash Nebula, Escola Estou Fora, O Musical, O Ídolo das Fadas, Jimmy e Timmy: o Confronto, Um Bebê Muito Louco, A Saga dos Padrinhos Mágicos e Anti-Poof.

Fim e recomeço da produção (2005 - 2007)[editar | editar código-fonte]

No final de 2005, a Nickelodeon apresentou o especial Jimmy e Timmy: o Confronto 3: Quando os Manés Colidem, que seria o provável último especial. Mais tarde foi exibido Timmy, O Bárbaro, que seria o último episódio planejado, então Butch Hartman anunciou no seu fórum oficial dia 24 de janeiro de 2006 que essa seria a primeira exibição do último episódio produzido. No entanto, o produtor, anunciou novamente um ano depois, em 2 de fevereiro de 2007 que devido a demanda seriam produzidos mais 17 episódios, além dos personagens Cosmo e Wanda aparecerem em um episódio de Manual de Sobrevivência Escolar do Ned e também havia sido escrito um enredo para um filme em parceria com a Paramount Pictures.

Atualidade (2008 - presente)[editar | editar código-fonte]

Em 2007, não foram exibidos os novos episódios.Sendo protelados para o início de 2008 e além disso foi anunciada a produção de um novo filme, Um Bebê Muito Louco, que quando foi exibido teve quase 9 milhões de telespectadores. E oficialmente o canal anuncia que a série terá uma sétima temporada, com este filme estreando e mais exatamente 20 episódios, e que a série teria sua produção continuada pelo menos até 2010.

Em 10 de março de 2008 foi exibida uma reprise do especial Um Bebê Muito Louco, depois disso nunca mais o episódio foi transmitido. Além do episódio Olimpíadas Muito Loucas, exibido em 1 de agosto de 2008. E em 21 de dezembro de 2008 estreou a sétima temporada globalmente.

No período de 2009 a 2010 a sétima e oitava tiveram seus episódios exibidos esparsamente até o anúncio do filme em live-action A Fairly Odd Movie: Grow Up, Timmy Turner!, com Drake Bell no elenco, como Timmy Turner.

Transmissão[editar | editar código-fonte]

Brasil[editar | editar código-fonte]

Após ser lançada nos Estados Unidos com grande sucesso, a Disney Brasil comprou os direitos de exibição de "The Fairly OddParents" da Nickelodeon, produtora original da série. A série foi exibida pela primeira vez no Brasil em 2002, sob o título de "Os Padrinhos Mágicos", pelo canal Fox Kids, que era propriedade da Disney desde Julho de 2001, quando a Disney anunciou a compra da Rede Fox Family[1] . Em Agosto de 2004 a Fox Kids se tornou Jetix e a série continuou sendo parte da grade.[2] No final de 2005 a Nickelodeon Brasil passou a deter os direitos de exibição da animação, e transmite a série desde a metade da quinta temporada.[3] .Os episódios exibidos do episódio "Dia de Mudança" são propriedade da Disney Brasil, sendo exibidos pelo Disney XD e regularmente pelo Disney Channel, e os episódios após este são exibidos pela Nickelodeon,incluindo estreias de episódios novos.

Pegando todos de surpresa, a Rede Bandeirantes estreou em Abril em sua programação [4] um dos grandes sucessos produzidos pela Nickelodeon nos últimos tempos. A série animada, que até o ano passado era exibida pela Rede Globo, vai ao ar dentro do bloco Show de Desenhos, exibido de segunda a domingo, às 6h. Além do desenho, a atração também conta com Popaye Popeye]] e a animação francesa Minúsculos.[5] , A Band também exibe a série animada no programa Band Kids durante as manhãs de sua programação.

Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal é exibido na Nickelodeon (Portugal).

Personagens[editar | editar código-fonte]

O desenho tem muitos personagens, onde aparecem em diversos episódios. Visite o artigo principal acima para ver a lista.

Episódios[editar | editar código-fonte]

A série atualmente está na 9° Temporada.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Foram feitos alguns filmes com a série:


Ano Título
2002 Abracatástrofe
2003 A Caçada dos Padrinhos Mágicos
2004 Escola, estou fora! - O Musical
2006 O Ídolo das Fadas
2008 Um Bebê Muito Louco
2009 A Saga dos Padrinhos Mágicos
2011 Os Padrinhos Mágicos: Cresça Timmy Turner!(Live Action)
2011 O Pedido Secreto do Timmy
2012 A Fairly Odd Christmas ("O Natal dos Padrinhos Mágicos") [6]

Especiais[editar | editar código-fonte]

Ano Título
2001 Natal Todos os Dias
2002 Padrinhos Assustadores
2003 Zoando na Internet
2003 Caído de Amores
2003 A Origem Secreta de Denzel Crocker
2004 O Desejo Super-Heroístico
2004 Crash Nebula
2004 Vida na Estante
2008 Olimpíadas Muito Loucas
2008 Feliz Desejo de Natal
2009 Anti-Poof
2011 Triângulo Amoroso
2011 Invasão dos Pais
2011 Quando os L.O.S.E.R.S Atacam
2013 O Cãozinho Mágico
2013 Casal Assustador

Cruzadas[editar | editar código-fonte]

Três episódios especiais com uma hora de duração, em que os personagens de The Fairly OddParents encontram com os personagens de Jimmy Neutron,O Menino Gênio foram produzidos. A trilogia de crossovers (encontro de dois ou mais personagens de universos diferentes) foi intitulada Jimmy Timmy Power Hour(Jimmy e Timmy:O Confronto).A estréia do primeiro episódio da trilogia foi uma surpresa para os fãs da série na América Latina, já que na época The Fairly OddParents ainda era exclusivamente transmitido pelo extinto canal Jetix e muitos ainda não sabiam que a série era originalmente da Nickelodeon.

Ano Título
2004 Jimmy e Timmy: O Confronto
2006 Jimmy e Timmy: O Confronto 2: Quando os Manés Colidem
2007 Jimmy e Timmy: O Confronto 3: Os Manés Exterminadores

Jogos eletrônicos[editar | editar código-fonte]

A THQ, a Nick Games e a Blitz Games lançaram vários videogames de The Fairly OddParents, são eles:

Versão Brasileira[editar | editar código-fonte]

Estúdio: Double Sound / Delart / Som de Vera Cruz

Direção de Dublagem: Fernanda Baronne (Double Sound), Mário Monjardim (Delart), Hélio Ribeiro (Som de Vera Cruz)

Tradução: Renato Rosenberg (1° e 2° Temporada), Mário Menezes ( 3° a 8° Temporada), Dilma Machado (9° temporada em diante)

Personagem Dublador
Tiberius "Timmy" Turner Alexandre Drummond (1° e 2° Temporada), Thiago Farias (3° até a 8° Temporada) e Luís Sérgio Viera (9° Temporada em diante)
Wanda Venus Fairywinkle Nair Amorim
Cosmo Julius Cosma Guilherme Briggs
Poof Thomas Venus Fairywinkle Cosma Ana Lúcia Menezes
Josh Turner (Pai) Luiz Carlos Persy
Luciana Turner (Mãe) Élida L'Astorina (1° até a 7° temporada - retornou na série animada em 9° Temporada) e Telma Costa (apenas na 8ª Temporada)
Vicky Roubalheira Miriam Ficher
Arnold Jackson "A.J" Charles Emmanuel
Chester Ruim de Taco Erick Bougleux
Denzel Crocker Alexandre Moreno
Trixie Tang Ana Lúcia Menezes
Verônica Star Christiane Monteiro
Diretora Waxelplax Adalmária Mesquita e Myriam Tereza
Chet Ubetcha Jorge Vasconcelos
Francis Nizo Neto
Jorgen Von Estranho Jorge Rosa
Mark Chang Jorge Lucas
Queixo Rubro Maurício Berger, Alfredo Martins e Malta Jr.
Doug Dimmadome José Augusto Sendim
Juandissimo Magnífico Eduardo Dascar
Britney Britney Sílvia Goiabeira
Chip Skylark Felipe Grinnan
Remmy Granabeça João Capelli, Oberdan Júnior e Gustavo Nader.
Elmer Felipe Drummond
Sanjay Oberdan Júnior
Adam West Maurício Berger e Reginaldo Primo.
Tootie Roubalheira Carmem Sheila
Foop Duda Espinoza

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]