Hey Arnold!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hey Arnold!
Hey Arnold! (PT)
Hey Arnold / Ei Arnold! (BR)
Hey Arnold!
Informação geral
Formato Série
Duração aprox. 23 minutos
Criador(es) Craig Bartlett
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Elenco Toran Caudell
Phillip Van Dyke
Spencer Klein
Jamil W. Smith
Francesca Marie Smith
Justin Shenkarow
Christopher P. Walberg
Christopher Castile
Ben Diskin
Sam Gifaldi
Anndi McAfee
Olivia Hack
Dan Castellaneta
Tress MacNeille
Craig Bartlett
Maurice LaMarche
Empresa(s) de produção Anivision
Snee-Oosh, Inc.
Nickelodeon Animation Studios
Exibição
Transmissão original 7 de outubro de 19968 de junho de 2004
N.º de temporadas 5
N.º de episódios 100

Hey Arnold! (também chamado de Ei Arnold! no Brasil) é uma série americana de desenho animado criada por Craig Bartlett. Um dos grandes clássicos do canal Nickelodeon ainda pode ser encontrado na programação durante a madrugada. A série teve enorme repercussão nos anos 2000, principalmente no Brasil. A série mostra a vida de Arnold, um aluno da quarta série que vive com seus avós num apartamento situado em uma cidade no norte dos Estados Unidos, espelhada na cidade de Detroit. Os episódios tem como foco a vida de Arnold e seus amigos superando os problemas que aparecem.

A série foi ao ar na Nickelodeon a partir de 07 de outubro de 1996 tendo término em 08 de junho de 2004 totalizando 100 episódios. O cartoon recebeu muitas avaliações positivas da crítica, com muitos elogiando o programa por seu desenvolvimento de caráter e da qualidade de sua animação. Em 2002 foi lançado um filme baseado na série chamado Hey Arnold: O Filme.

No Brasil a série foi exibida pela Nickelodeon Brasil entre 1997 e 2004(em canal fechado) e foi exibida pela Rede Bandeirantes (em canal aberto) através do bloco Band Kids entre 2011 e 2012, e também na Rede Globo dentro do programa Bambuluá em 2000 e 2001. Em Portugal, a série foi exibida pela SIC em 1997 e pelo Nickelodeon Portugal em 2005.

História[editar | editar código-fonte]

O desenho mostra Arnold, um garoto da quarta série que vive com seus avós paternos em uma pensão. Em cada episódio, Arnold costuma ajudar um colega de classe a resolver algum problema pessoal, ou encontra um próprio problema para resolver. O desenho também se foca em Helga G. Pataki, colega de Arnold que costuma o tratar de forma agressiva. Um tema recorrente no desenho é o fato de Helga fingir não gostar de Arnold para poder esconder o fato de amá-lo secretamente. O desenho possui diversos personagens, e praticamente cada um deles é focado em algum episódio, dando ao desenho várias dimensões, sejam estas do lugar em que vivem, de seus relacionamentos, etc. Muitos episódios envolvem lendas urbanas, que costumam ser contadas por Gerald, melhor amigo de Arnold.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Principais[editar | editar código-fonte]

  • Arnold - O protagonista da série é um menino de 10 anos que tem uma cabeça em formato de bola de futebol americano e vive junto com seus avós paternos numa pensão. Separado dos pais, Arnold só sabe de seu passado pelos relatos confusos de seu avô. Aparentemente, seus pais estavam numa missão de combate a alguma epidemia desconhecida em San Lorenzo, onde Arnold nasceu e viveu até os dois anos. Tentaram uma nova vida na pensão, mas tiveram de retornar quando a epidemia se agravou. O garoto, entretanto, encontra uma nova e maluca família entre seus avós e os pensionistas. Um bom amigo, Arnold é inteligente e espirituoso, sempre com conselhos na ponta da língua. Usa um pequeno boné entre as duas repartições de seu cabelo louro, do qual nunca tira da cabeça. Já teve encantos por Ruth e por Lyla, mas no filme revela sentir algo por Helga.
  • Gerald - O melhor amigo de Arnold. Irônico e muito esperto, tem um imenso cabelo com formato cilíndrico, e uma enorme e engraçada família. Em alguns episódios mostra ter uma certa queda por Phoebe.
  • Helga G. Pataki - Helga é uma menina loira, usa o cabelo em duas "maria-chiquinhas" desengonçadas e um laçarote cor-de-rosa combinando com seu vestido. Geniosa e um tanto quanto briguenta, mas extremamente meiga quando quer, não poupa em expressar suas opiniões e sentimentos. Sempre implica com Arnold, mas mantém um amor secreto por ele, bem como um templo em devoção a ele dentro do seu closet. Apesar de aparentemente ser a principal inimiga de Arnold, vive o acompanhando em suas aventuras. Seu temperamento provavelmente é reflexo da ausência de seus pais em sua vida.

Colegas da Escola[editar | editar código-fonte]

  • Harold - Harold é um garoto judeu. É gordo, guloso e grosseiro, ora como amigo, ora implicando com Arnold. Demonstra alguma sensibilidade quando adota como companheiro um gatinho, ao qual dá o nome de Bolinho. E mais ainda, devolvendo-o à sua verdadeira dona.
  • Phoebe - A melhor amiga de Helga. Muito inteligente e muito ingênua ao mesmo tempo. É a primeira da classe. Em um episódio da série foi promovida para a 6ª série, mas voltou para a 4ª por causa dos maus tratos de seus colegas maiores. Aparentemente tem ascendência japonesa.
  • Eugene - O menino mais azarado da turma. Por causa desta característica, não costuma ter muitos amigos, exceto Arnold, que procura não julgá-lo. Após um desastre, o pobrezinho sempre conclui "eu tô legal".
  • Stinky - O caipira da turma, mora com o pai em uma casa de madeira rodeada por um grande pomar, no meio da cidade grande. Em um episódio ganhou um concurso para fazer uma propaganda do refrigerante Yahoo. Já se apaixonou por Helga. Costuma andar com Sid e Harold.
  • Sid - Outro grande amigo de Arnold, possui um enorme nariz escorrido no rosto e adora caçar sapos, inclusive tem um de estimação chamado Sidney, que ele vive colocando na boca. Se tornou hermofóbico (medo de germes) em um episódio. Com suas botas e sua jaqueta de couro, parece ser o mais descolado da turma.
  • Rhonda - A patricinha da turma. Egocêntrica, rica e mimada, sempre gosta de andar na moda, mas em alguns episódios releva seu lado determinado e apoia os "lesados".
  • Nadine - Melhor amiga de Rhonda, é facinada por insetos, sendo que tem várias coleções em sua casa.
  • Garoto Chocolate - Ele aparece em alguns episódios como colega de escola de Arnold, e é um chocólatra, um viciado em chocolate, a ponto de viver todo lambuzado de chocolate na boca e nas mãos, abrindo mão inclusive de sua decência. Num dos episódios, Arnold tenta ajudá-lo a superar o vício por chocolate.
  • Curly - Um garoto esquisito e com tendências sociopatas que é apaixonado pela popular Rhonda, seu verdadeiro nome é Thaddeus. Em um episódio, fez as bolas de queimada de reféns na salas do diretor. Parece ser o mais antissocial da escola, eventualmente tentando prejudicar a todos de alguma forma.
  • Lorenzo - Um menino rico que só aprendeu a ser criança com Arnold e sua turma.
  • Lyla - É uma bela menina do interior por quem Arnold é apaixonado. Já foi apaixonada por ele, mas o mesmo não se deu conta; depois, passou a gostar dele apenas como amigo. É considerada bonita, inteligente, engraçada e estilosa por seus colegas, exceto por Helga, que não gosta de seu jeito, talvez por inveja ou por ciúmes de Arnold.
  • Brainy - Um menino esquisito, apaixonado por Helga, que sempre aparece fungando atrás dela enquanto declara seus sentimentos por Arnold nos mais inusitados lugares, sempre recebendo um soco no nariz em seguida. Não possui muitas falas e não demonstra uma personalidade específica.
  • Torvald - Um menino repetente de 13 anos que está na quarta série. Faz o tipo durão.
  • Shenna - É vista como uma garota nerd que não possui muitos amigos próximos. Em geral serve apenas como figurante.
  • Ruth - Uma garota mais velha por quem Arnold era apaixonado (apenas nos primeiros episódios, antes da aparição de Lyla). Possui um formato de cabeça semelhante ao de Arnold, e em geral não possui falas, a não ser nas ilusões do garoto. Sumiu sem explicações.

Família de Arnold[editar | editar código-fonte]

  • Phill - O avô de Arnold. É a segunda pessoa mais velha da cidade. Conta histórias sobre a sua infância, dentre outros assuntos. Ele está sempre dando bons conselhos para seu neto Arnold. Costuma contar mentiras absurdas, especialmente quando conta a Arnold histórias sobre seu passado, principalmente da Guerra, ou sobre os pais de Arnold. É um sujeito boa praça, e apesar de muitas vezes encher os pensionistas com a cobrança do aluguel, é amigo de todos.
  • Gertie - A avó lunática de Arnold. Está sempre se fantasiando de coisas malucas e assumindo personalidades diferentes a cada episódio. É a pessoa mais velha da cidade, apesar de ter uma energia incrível, sendo que sabe dar piruetas, escalar e suportar intensos exercícios de sobrevivência. Gosta de viver aventuras e de interagir com o neto.
  • Abner- É o porquinho de estimação de Arnold, que tem um comportamento semelhante a de um cachorrinho. Ele foi presente do povo dos olhos verdes para os pais de Arnold.
  • Stella - A mãe de Arnold; é cientista botânica e graduada em Medicina (ela e o marido apareceram somente em dois episódios). "Arnold" era o nome do pai dela.
  • Miles - O pai de Arnold. Conheceu Stella, casou-se e teve Arnold quando ainda estavam em San Lorenzo. É filho de Phill e Gertie. Ele e a esposa desapareceram numa de suas aventuras, deixando como única lembrança um diário de bordo que Arnold encontra em um episódio.
  • Arnie - O primo esquisito de Arnold que mora no interior. Tem uma fisionomia quase idêntica à do primo, salvo por alguns detalhes. Quando Arnold viajou para sua cidadezinha natal, encontrou versões distorcidas e invertidas de seus amigos num episódios que parodiza o filme e livro Children of the Corn, "Colheita maldita" na versão brasileira, de Stephen King. Gosta de ler os ingredientes de produtos em suas embalagens e contar coisas.

Família de Helga[editar | editar código-fonte]

  • Olga Pataki - É a irmã mais velha e "perfeita" de Helga, de quem ela tem muita raiva porque seus pais, Big Bob e Miriam, e todos, de maneira geral, só têm olhos para ela. Apesar de tudo, sua sensibilidade é extrema.
  • Robert "Big Bob" Pataki - É o pai de Helga e Olga Pataki, é um homem muito duro e insensível a todo mundo, e também bastante estressado. É dono da empresa "Bipes do Big Bob" mas ele a chama de "Empório dos bipes".
  • Miriam - A desligada mãe de Helga. Há evidências de que Miriam seja alcoólatra, já que em alguns episódios ela aparece (de forma sutil) consumindo bebidas, além de seus estranhos hábitos, tais como esquecer constantemente das coisas e dormir muito (e muitas vezes em lugares inapropriados).

Família de Gerald[editar | editar código-fonte]

  • Martin Johanssen - Pai de Gerald. Serviu na Guerra do Vietnã, no Corpo Médico do exército. Foi convocado no auge da juventude.
  • Sra. Johanssen - Mãe de Gerald.
  • Jamie O. Johanssen - Irmão mais velho de Gerald, que o provoca constantemente.
  • Kimberly Johanssen - A irmãzinha mais nova de Gerald. Vive atazanando seu irmão e querendo participar de suas brincadeiras, quase sempre ignorada.

Pensionistas[editar | editar código-fonte]

  • Sr. Hyuhn - Um dos pensionistas da pensão em que Arnold vive. Vietnamita, se mudou para os Estados Unidos 20 anos após se ver obrigado a entregar sua filha Mai a soldados americanos, em uma evacuação de emergência em meio a guerra do Vietnã.
  • Ernie - Um dos pensionistas. Baixo e roliço, trabalha com demolições, e costuma ter um comportamento rude.
  • Oscar - Pensionista preguiçoso e mesquinho, Oscar está sempre desempregado e frequentemente pede dinheiro aos outros pensionistas. É casado com Susie, da qual tira proveito. É particularmente odiado por Ernie.
  • Sr. Smith - É o vizinho misterioso de Arnold. Vive se escondendo atrás das cortinas para que ninguém o veja, e os outros pensionistas suspeitam que ele possa ser um agente secreto, devido a seus hábitos ocultos.

Recorrentes[editar | editar código-fonte]

  • Patricia Smith "Patty" - Uma menina bruta, e forte, da sexta série, que intimida a todos. Seus trejeitos comparam-se aos de Harold, fazendo, assim, um casal um tanto inseguro. Patty também sofre por sua aparência e agressividade, o que faz amolecer-se e mostrar seu lado doce.
  • Charice - Namorada do Jamie O. Demonstra-se esperta, charmosa, mas, interesseira.
  • Inga - Uma simples camponesa que foi babá temporária de Helga. Enérgica, acabou sofrendo muito com a rebeldia da jovem, mas, no final, as duas se entendem.
  • Senhorita Vitello - Tem a melhor floricultura de Hillwood.
  • Homem-Macaco - Um herói obscuro da cidade. Sua origem é oculta, mas segundo boatos ele teria sido criado pelos macacos do zoológico após deixar seu macaco de pelúcia cair na jaula dos primatas. Vive correndo pelas ruas a gritar seu nome, e acabou se tornando uma lenda.
  • Iggy - O menino mais descolado da escola, que usa óculos escuros. Mora com sua mãe em um moderno apartamento.
  • Garoto da Soleira - Um adolescente morador de rua, que mora na porta de um prédio e não consegue sair de lá. Arnold o ajuda a enfrentar o medo e sair pelo mundo.
  • Homem Pombo - Misterioso homem que vive no topo de um edifício abandonado e cuida de centenas de pombos. Seus hábitos misantropos e ultra reservados fizeram com que surgissem várias histórias sobre ele, mas em um episódio Arnold resolve subir até o seu telhado para conhecê-lo melhor. Depois de convencê-lo a descer para passar algumas horas na cidade, Harold, Sid e Stinky aproveitaram a deixa para subir lá e destruir tudo, por acidente. Depois que o Homem Pombo volta e vê todo seu telhado destruído, ele voa com seus pombos (através de uma roupa especial com argolas) para o horizonte e vai embora para sempre.
  • Senhor Green - Dono do açougue da região.

Definições[editar | editar código-fonte]

Hey Arnold! tem lugar na cidade de Americana Hillwood ficcional.Craig Bartlett declarou em uma entrevista que a cidade sobre o programa é baseado em grandes cidades do norte, incluindo Seattle (sua cidade natal), Portland, Oregon (onde ele foi para a escola técnica) e New York City (da qual muitos marcos foram emprestados).Bartlett, tendo crescido em Seattle, bases de muitos eventos sobre o show da sua própria experiência crescendo na cidade. O Porco Guerra mencionado no episódio com o mesmo título teve lugar na fronteira entre hoje Estado de Washington e British Columbia.

O viaduto acima Arnold da casa é possivelmente o Alasca Way Viaduto (Seattle). Em muitos episódios de primeira época e, mais tarde, a Brooklyn Bridge é visto como um marco proeminente na cidade. Outros episódios mostram um panorama de Arnold do bairro, com a New York City skyline no horizonte, com o Empire State Building, Central Park e World Trade Center, sugerindo que poderia ser um bairro Hillwood no Brooklyn ou Queens. Ainda de acordo com uma lista de escolas públicas na cidade de Nova York PS 118 é uma escola em St. Albans, que é uma comunidade residencial em Nova York, o bairro do Queens. Além disso, no episódio "Eugene's Bike", Arnold e Eugene visita Quigley Estádio que está em West Haven, Connecticut, e foi para casa para o West Haven Yankees 1972-1979. West Haven é apenas a norte de Nova York. No entanto, o estádio utilizado na série não tem qualquer semelhança com o real Quigley Estádio.

Produção[editar | editar código-fonte]

Hey Arnold! foi criada por Craig Bartlett e é baseada em sua História em Quadrinhos estrelando Arnold, que ele criou em 1986. Usando o Will Vinton instalações Walkabout Programa, Craig Bartlett criou sua Arnold Escapes da Igreja curta-metragem, que mais tarde gerou mais duas curtas-metragens animados com argila, Arnold A Valsa (1990) e Arnold Rides um Chair (1991), que eventualmente arejada início da década de 1990 sobre um episódio de Sesame Street. [citação necessários] O familiar, cel-Arnold animado surgiu em meados da década de 1990 quando Nickelodeon pegou a nova série. Para além da animação estilo, Nick's Arnold agora veste uma camisola, com a sua camisa xadrez untucked (lembrando um saiote). Apenas o boné de arnold continua como o do original criado por Bartlett, feito de argila. "Arnold" tiras também apareceu na revista ilustrada Simpsons (Matt Groening, o criador de Os Simpsons, é cunhado de Craig Bartlett.).

O show foi exibidos na Nick e na CBS de 2002 até setembro de 2004. A partir de julho de 2008, o show saiu do ar, mas ele retornou para o canal Nicktoons Network em Agosto de 2008.

A primeira e segunda temporadas estão disponíveis para compra no iTunes para download, bem como um DVD.

Filme[editar | editar código-fonte]

Em 2003 foi lançado nos cinemas "Ei Arnold! - O Filme". A história começa com o anúncio de que o bairro de Arnold será demolido para a construção de um shopping center. Sabendo disso, os moradores se juntam para tentar impedir que isso aconteça. É no filme que Helga se declara para Arnold, mas este acha que foi só por causa do momento e Helga volta a esconder seus sentimentos.

Elenco de dublagem (BR)[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Fábio Lucindo Arnold
Úrsula Bezerra Gerald Johanssen
Eleu Salvador Avô do Arnold (2ª voz)
Helena Samara Avó do Arnold
Jussara Marques Helga Pataki
Fernanda Bullara Phoebe Heyerdahl
Tânia Gaidarji Miriam Pataki (2ª voz)
Guilherme Lopes Big Bob Pataki (2ª voz)
Letícia Quinto Olga Pataki (1ª voz)
Márcia Regina Olga Pataki (2ª voz)
Zezinho Cutolo Harold Berman
Paulo Hernrique Sid (3ª voz)
Mário Vilela Mr.Green (1ª voz)
Marisol Ribeiro Rhonda (2ª voz)
Ícone de esboço Este artigo sobre animação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Elenco de dubragem (PT)[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Joel Constantino Arnold
Filipe Duarte Gerald
Ana Saltão Helga
Filipe Duarte Avô
Alexandra Sedas Avó


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons

Curiosidades:[editar | editar código-fonte]

  • Em um episódio a abertura do desenho foi traduzida e a música mudou.
  • Ao contrário do que muitos acreditam, Arnold não usa uma saia, e sim uma grande camisa xadrez por baixo de sua blusa verde.
  • É o primeiro programa infantil a combinar comédia e drama.
  • No começo, boa parte dos episódios iniciavam com uma ilusão de Arnold, seja ele correndo na selva ou voando pelo espaço, para depois voltar para a realidade. Esta característica foi se perdendo ao longo dos episódios.
  • Ao longo da série, a imaginação fértil de Arnold foi substituída por um caráter espirituoso como principal característica do protagonista.
  • No episódio "O diário", os pais de Arnold estão no Rio de Janeiro, é possível ver o Cristo Redentor do fundo da imagem na segunda parte do episódio.
  • Antes da estreia da série, foi produzido um piloto de 6 minutos em 1994 chamado "Arnold". O enredo do episódio seria mais tarde reaproveitado para o episódio "24 horas para morrer" da primeira temporada.
  • O nome da série veio das interjeições usadas por Helga neste episódio piloto. O episódio começa com a garota chamando "Hey, Arnold!" para que ele acorde de sua ilusão.|}|}|}|}