Lois Lane

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lois Lane
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por DC Comics
Primeira aparição Action Comics #1 (junho de 1938)
Nome completo Lois Joanne Lane (adicionou Kent ao sobrenome após matrimônio com Superman)
Espécie Humana
Afiliações Planeta Diário
Ocupação Repórter
Base de operações Metropolis
Parentesco Clark Kent (marido}
General Sam Lane (pai)
Lucy Lane (irmã)
Personagem de Superman
Codinomes conhecidos Pássaro Flamejante
Habilidades Alem de ser bela e inteligente, ela possui treinamento de combate corpo-a-corpo e é uma ótima investigadora.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Lois Lane é uma personagem de história em quadrinhos (HQs) da editora norte-americana DC Comics, conhecida eternamente como namorada ou amor platônico de Superman. No Brasil, até 1987, Lois Lane era adaptada como Luisa Lane nos quadrinhos brasileiros, primariamente pela Ebal[1] e depois pela Editora Abril.

História e características[editar | editar código-fonte]

Lois Lane é uma repórter do jornal Planeta Diário, conhecida por sua personalidade forte. É impulsiva, sarcástica e independente, mas também tolerante e amável.

Filha do general Sam Lane, Lois perdeu a mãe ainda muito cedo, aos quatro anos, o que fez com que tivesse que cuidar de sua irmã mais nova Lucy Lane.

Lois nas HQs[editar | editar código-fonte]

  • Lois fez sua primeira aparição juntamente com o personagem principal, Superman, na revista Action Comics #1, em junho de 1938. Na época, Clark Kent/Superman não era tão tímido como em suas versões mais atuais, já que ele convidou Lois para sair nessa mesma edição.
  • Na versão de HQs reformulada por John Byrne, o primeiro encontro entre Lois e Superman se deu na edição de reformulação em Super-Homem #38 (Nos EUA, a mini-série The Man of Steel). Lois está dentro de uma nave, que está sobrevoando Metrópolis. Um avião colide com a nave e Clark, que assistia tudo em meio a multidão, salta e coloca a nave no chão. Ele usava roupas comuns, pois ainda não utilizava seus poderes em público. Lois fez um artigo especial sobre o ocorrido e batizou o salvador como Superman.
  • Em 1994, tanto nas HQs quanto na série de tv Lois & Clark, Lois se torna a Sra Kent.

Lois Lane da Terra 2[editar | editar código-fonte]

Assim como Superman e outros personagens, Lois Lane tinha uma contraparte na dimensão da Terra 2 até a época da Crise nas Infinitas Terras. Ela era praticamente a mesma personagem que conhecemos, mas começou sua carreira de repórter no final dos anos 1930, no jornal Estrela Diária. Em algum ponto dos anos 50, O Superman da Terra 2 se casou com Lois Lane. Foi mostrado que o vilão Wizard (O Bruxo) fez um feitiço que acabasse com Superman. De fato ele acabou, mas não do jeito que queria. Clark Kent simplesmente esqueceu que era Superman.

Como resultado, o outrora tímido Clark Kent se tornou um repórter mais agressivo, mais decidido em seu trabalho, quase como se suas tendências heróicas estivessem procurando um meio de se manifestar. Ele começou a destemidamente fazer reportagens desmascarando chefões do crime, e desbaratando atividades criminosas. Esta "nova" personalidade de Clark atraiu Lois, que outrora sempre o achou covarde e desprezível, e ela aceitou seu pedido de casamento.

Ela então viu que Clark não tinha memórias de seu alter-ego. Vagando por um parque, Lois achou o Wizard, agora decadente. Este lamentava que ter destruído Superman não havia melhorado em nada sua carreira criminosa, e agora se encontrava na obscuridade.

Lois o convenceu a restituir Superman, e ele o fez perante uma platéia. Superman então recobrou a memória (sendo um tanto quanto ingrato perante o homem que havia indiretamente o aproximado de Lois Lane, a mulher que ele amava. Wizard foi mandado para cadeia sem dó.)

O Superman da Terra 2 descobriu que tinha deixado de existir depois que o Antimonitor alterou a existência por manipular o Big Bang, durante Crise nas infinitas terras. Devido a presença de Superman na Aurora dos Tempos, ele continuou a existir, mas ninguém tinha lembranças dele. Ele abandonou este universo depois de destruir o Antimonitor, e foi para um local de felicidade eterna, junto com sua Lois Lane, o Alexander Luthor da Terra 3, e o Superboy Primordial. Em Crise Infinita, esta Lois e os outros retornam da dimensão paraíso, aparentemente, ela volta com o poder de fazer as pessoas relembrarem da realidade Pré-Crise. Mas seu retorno é curto; ela falece de velhice na edição 5. Seu amado, o Superman da Terra 2, morre nas mãos de Superboy Primordial na edição 7.

Lois em outras mídias[editar | editar código-fonte]

  • Noel Neil é a intéprete da Lois na maioria das sagas do Superman. Ela participou na série de tv Superman (1948-1950). Após a saída de Phyllis Coates, da série As Aventuras do Superman (1951-?), Noel ficou com o papel. Em 1978, ela e Kirk Alyn, que fez o Superman na série de 1948, participaram do filme estrelado por Christopher Reeve, interpretando os pais de Lois Lane.
  • Em 2004, Lois Lane foi incluída em Smallville na (4ª Temporada), mas em uma versão diferente. No início, ela ainda não é uma repórter, mas apenas uma jovem que está tomando rumo na vida assim como seu futuro amor, Clark Kent. A atriz Erica Durance interpreta a personagem.Atualmente na série, Clark pediu Lois em casamento,Lois já sabe o segredo dele,e a Lois de Smallville caminha para se tornar a nova Sra. Kent.
  • Em outra produção dirigida por Zack Snyder, Lois Lane e interpretada por Amy Adams.

Trivialidades[editar | editar código-fonte]

  • No décimo primeiro episódio da décima e última temporadade Smallville intitulado "Icarus", Clark Kent pediu a mão de Lois Lane em matrimônio, acontecimento que foi posteriormente comemorado pela Liga da Justiça na Torre de Vigilância.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]