Lois Lane

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lois Lane
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por DC Comics
Primeira aparição Action Comics #1 (junho de 1938)
Nome completo Lois Joanne Lane Kent
Espécie Humana
Afiliações Planeta Diário
Ocupação Repórter
Base de operações Metropolis
Parentesco Clark Kent (marido}
General Sam Lane (pai)
Lucy Lane (irmã)
Personagem de Superman
Codinomes conhecidos Pássaro Flamejante
Habilidades Alem de ser bela e inteligente, ela possui treinamento de combate corpo-a-corpo e é uma ótima investigadora.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Lois Lane é uma personagem de história em quadrinhos (HQs) da editora norte-americana DC Comics, conhecida eternamente como namorada ou amor platônico de Superman. No Brasil, até 1987, Lois Lane era adaptada como Luisa Lane nos quadrinhos brasileiros, primariamente pela Ebal[1] e depois pela Editora Abril.

História e características[editar | editar código-fonte]

Lois Lane é uma repórter do jornal Planeta Diário, conhecida por sua personalidade forte. É impulsiva, sarcástica e independente, mas também tolerante e amável.

Filha do general Sam Lane, Lois perdeu a mãe ainda muito cedo, aos quatro anos, o que fez com que tivesse que cuidar de sua irmã mais nova Lucy Lane.

Lois nas HQs[editar | editar código-fonte]

  • Lois fez sua primeira aparição juntamente com o personagem principal, Superman, na revista Action Comics #1, em junho de 1938. Na época, Clark Kent/Superman não era tão tímido como em suas versões mais atuais, já que ele convidou Lois para sair nessa mesma edição.
  • Na versão de HQs reformulada por John Byrne, o primeiro encontro entre Lois e Superman se deu na edição de reformulação em Super-Homem #38 (Nos EUA, a mini-série The Man of Steel). Lois está dentro de uma nave, que está sobrevoando Metrópolis. Um avião colide com a nave e Clark, que assistia tudo em meio a multidão, salta e coloca a nave no chão. Ele usava roupas comuns, pois ainda não utilizava seus poderes em público. Lois fez um artigo especial sobre o ocorrido e batizou o salvador como Superman.
  • Em 1994, tanto nas HQs quanto na série de tv Lois & Clark, Lois se torna a Sra Kent.

Lois Lane da Terra 2[editar | editar código-fonte]

Assim como Superman e outros personagens, Lois Lane tinha uma contraparte na dimensão da Terra 2 até a época da Crise nas Infinitas Terras. Ela era praticamente a mesma personagem que conhecemos, mas começou sua carreira de repórter no final dos anos 1930, no jornal Estrela Diária. Em algum ponto dos anos 50, O Superman da Terra 2 se casou com Lois Lane. Foi mostrado que o vilão Wizard (O Bruxo) fez um feitiço que acabasse com Superman. De fato ele acabou, mas não do jeito que queria. Clark Kent simplesmente esqueceu que era Superman.

Como resultado, o outrora tímido Clark Kent se tornou um repórter mais agressivo, mais decidido em seu trabalho, quase como se suas tendências heróicas estivessem procurando um meio de se manifestar. Ele começou a destemidamente fazer reportagens desmascarando chefões do crime, e desbaratando atividades criminosas. Esta "nova" personalidade de Clark atraiu Lois, que outrora sempre o achou covarde e desprezível, e ela aceitou seu pedido de casamento.

Ela então viu que Clark não tinha memórias de seu alter-ego. Vagando por um parque, Lois achou o Wizard, agora decadente. Este lamentava que ter destruído Superman não havia melhorado em nada sua carreira criminosa, e agora se encontrava na obscuridade.

Lois o convenceu a restituir Superman, e ele o fez perante uma platéia. Superman então recobrou a memória (sendo um tanto quanto ingrato perante o homem que havia indiretamente o aproximado de Lois Lane, a mulher que ele amava. Wizard foi mandado para cadeia sem dó.)

O Superman da Terra 2 descobriu que tinha deixado de existir depois que o Antimonitor alterou a existência por manipular o Big Bang, durante Crise nas infinitas terras. Devido a presença de Superman na Aurora dos Tempos, ele continuou a existir, mas ninguém tinha lembranças dele. Ele abandonou este universo depois de destruir o Antimonitor, e foi para um local de felicidade eterna, junto com sua Lois Lane, o Alexander Luthor da Terra 3, e o Superboy Primordial. Em Crise Infinita, esta Lois e os outros retornam da dimensão paraíso, aparentemente, ela volta com o poder de fazer as pessoas relembrarem da realidade Pré-Crise. Mas seu retorno é curto; ela falece de velhice na edição 5. Seu amado, o Superman da Terra 2, morre nas mãos de Superboy Primordial na edição 7.

Lois em outras mídias[editar | editar código-fonte]

  • Noel Neil é a intéprete da Lois na maioria das sagas do Superman. Ela participou na série de tv Superman (1948-1950). Após a saída de Phyllis Coates, da série As Aventuras do Superman (1951-?), Noel ficou com o papel. Em 1978, ela e Kirk Alyn, que fez o Superman na série de 1948, participaram do filme estrelado por Christopher Reeve, interpretando os pais de Lois Lane.
  • Em 2004, Lois Lane foi incluída em Smallville na (4ª Temporada), mas em uma versão diferente. No início, ela ainda não é uma repórter, mas apenas uma jovem que está tomando rumo na vida assim como seu futuro amor, Clark Kent. A atriz Erica Durance interpreta a personagem.Atualmente na série, Clark pediu Lois em casamento,Lois já sabe o segredo dele,e a Lois de Smallville caminha para se tornar a nova Sra. Kent.
  • Em outra produção dirigida por Zack Snyder, Lois Lane e interpretada por Amy Adams.

Trivialidades[editar | editar código-fonte]

  • No décimo primeiro episódio da décima e última temporadade Smallville intitulado "Icarus", Clark Kent pediu a mão de Lois Lane em matrimônio, acontecimento que foi posteriormente comemorado pela Liga da Justiça na Torre de Vigilância.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]