Bizarro (DC Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bizarro
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por DC Comics
Primeira aparição Superboy Vol. 1 #68 (1958)
Criado por Otto Binder
George Papp
Características do personagem
Alter ego Kent Clark
Espécie Clone Imperfeito
Terra natal Terra
Afiliações Liga da Injustiça
Sociedade Secreta de Super Vilões
Base de operações Htrae
Parentesco Lois Nº 1 (esposa, Pré-Crise)
Bizarro Jr (filho, Pré-Crise)
Bizarro-Lois Jr (filha, Pré-Crise)
Inimigos Superman
Codinomes conhecidos Bizarro #1, Superman Bizarro, Fantasma, Clark Bizarro
Habilidades Versões invertidas dos poderes Kryptonianos, por exemplo: visão de frio, sopro de calor, etc.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Bizarro é, nas histórias em quadrinhos / banda desenhada, o nome de dois inimigos distintos do Superman. Ambos são clones defeituosos do Superman. [1]

As duas versões do Bizarro interpretam o sentido o oposto das palavras, como Salvar=Matar, Bom=Mau e Amor=Ódio. É o resultado dessa sua imperfeição que o leva a ser um vilão, visto que em várias ocasiões Bizarro apenas causa problemas por tentar agir como o Super-Homem, mas falha ao agir do modo oposto, graças à sua lógica 'bizarra'

Bizarro Pré-Crise[editar | editar código-fonte]

O Bizarro original foi criado por cientistas loucos, numa tentativa de clonarem o Superboy. Eles haviam inventado um raio duplicador que ao atingir o garoto de aço, dá origem a um outro Superboy que rapidamente torna-se Bizarro. Embora quisesse fazer o bem como o verdadeiro Superboy, Bizarro foi rejeitado pelos cidadãos de Smallville devido a sua aparência, sua única amiga foi uma garota cega. Superboy no decorrer da história é forçado a matar sua cópia, para isso usando kryptonita azul, uma versão bizarra da verde, que enfraquece Bizarro.

Anos depois, Bizarro foi criado por Lex Luthor, que usou um raio duplicador no Super-Homem adulto, com a intenção de criar uma duplicata capaz de combatê-lo. No entanto, a duplicata mostrou-se defeituosa e não ajudou Luthor, preferindo tentar imitar o Super-Homem. Infelizmente, suas tentativas de se equiparar aos atos heróicos do original eram catastróficos, e ele seqüestrou Lois Lane. Isso foi resolvido quando Lois criou uma Lois-Bizarro para Bizarro, usando o raio duplicador. Sentindo-se rejeitados pelo povo da Terra, o casal se mudou para o planeta Htrae, o Mundo Bizarro, aonde eles encontraram uma tecnologia antiga, porém avançada, e a usaram para povoar o planeta com Bizarros. Quase todos em Htrae eram clones defeituosos do Super-Homem (com super-poderes) ou de Lois Lane. Super-Homem visitou o Mundo Bizarro, e foi preso por ser normal. Ele conseguiu ser libertado após um trato: em troca da sua liberdade, ele deixou o planeta em forma de cubo.

O Bizarro Pré-Crise era imune à Kryptonita verde convencional - na verdade, ela aumentava seus poderes - sendo que sua única fraqueza era a Kryptonia azul, uma versão "bizarra" da Kryptonita verde.

As habilidades de Bizarro eram, inicialmente, as mesmas do Super-Homem, mas ele foi atingido por um meteorito que inverteu seus poderes: sopro quente, visão de frio, visão "microscópica" que na verdade aumentava o tamanho das coisas; visão de raio X capaz de enxergar apenas através de chumbo; etc. Superman teve que lidar com esses poderes quando Bizarro disse que iria salvar Lois Lane (o que significaria matar).

Aparência[editar | editar código-fonte]

O Bizarro Pré-Crise tinha uma pele com aparência de pedra, pálida, e um rosto distorcido. Quando Bizarro foi criado, sua roupa era essencialmente idêntica à do Super-Homem, mas ele a mudou depois, usando um S invertido. Houve outras variações, como um cinto danificado. No Mundo Bizarro, ele passou a usar uma placa escrito "Bizarro #1", para se distinguir dos outros clones.

Bizarro Pós-Crise[editar | editar código-fonte]

Bizarro I[editar | editar código-fonte]

Após ter conhecido Superman, Lex Luthor tentou fazer com que o Homem de Aço trabalhasse para ele, no entanto não aceitou. Lex resolveu criar o seu próprio Superman. Ele empregou um cientista vindo da China chamado Dr. Teng para clonar o Superman. Com o tempo ele conseguiu amostras do DNA do Homem de Aço e usou para cloná-lo, no entanto ele pensou que Superman era um humano geneticamente modificado (o mundo ainda não sabia que ele era um alienígena). Com isso o clone saiu imperfeito e Lex ordenou que ele fosse destruído, mas o clone escapou da LexCorp.

Alguns dias após a fuga, Bizarro começou a compartilhar as memórias de Superman, contudo seu cérebro não processou tudo da maneira correta, mas mesmo assim ele tentou imitar Superman. Ele foi para Metrópolis para iniciar seus atos heróicos. Embora em muitas vezes Bizarro tentava imitar Superman e não dava certo, ele conseguiu impedir que a irmã de Lois, Lucy Lane cometesse suicídio. Como ele era cega ela pensa que foi Superman que a salvou. Depois ele vai até o Planeta Diário onde encontra Lois (e se apaixona por ela) e enfrenta Superman. Ele leva Lois até o apartamento dela e encontra Lucy novamente, o que deixa ele calmo até Superman aparecer de novo e uma nova batalha surge. Superman percebe que Bizarro era um sofisticado andróide e não um ser vivo. A batalha se segue até o céu e os dois caem no chão com o impacto fazendo com que o corpo de Bizarro explodisse. Um resíduo acabou indo para os olhos de Lucy devolvendo a sua visão.

Bizarro II[editar | editar código-fonte]

Quando Lex Luthor estava com seu corpo se deteriorando devido a uma doença que estava atingindo os clones, Dr. Happerson criou um clone baseado no DNA do Superman para transferir a iimente de Lex, no entanto o clone foi se definhando, tornando-se o segundo Bizarro. Ele escapou e começou a construir uma versão de Metrópolis em um armazém abandonado.

Diferente do primeiro Bizarro, esse podia falar e era um pouco mais inteligente. Ele também desenvolveu sentimentos por Lois Lane e sequestrou ela, mantendo-a no armazém pondo-a em perigo e depois salvando-a. Quando Lois acidentalmente deixou Bizarro zangado, ela usou a situação a seu favor para escapar enquanto ele destruía ó armazém.

Superman a encontra ele e Bizarro se enfrentam. A criatura escapa indo para Smallville tentanto falar com Lana Lang, mas ela corre ao vê-lo. Antes que ele pudesse chegar perto dela, ele é derrotado por Superman e enviado para a LexCorp. Lois convence Superman a resgatá-lo e então os dois vão junto atrás dele, no entanto era tarde demais já que Bizarro estava morrendo e sendo torturado por Happerson. Ele usa seus últimos suspiros para destruir o laboratório com sua visão de calor e morre em seguida... como o herói que ele queria ser.

Bizarro III[editar | editar código-fonte]

Bizarro depois é recriado por Coringa, o maior inimigo do Batman, quando este acaba ficando com os poderes do Mxyzptlk. Com esse poder ele se declarou Imperador e criou sua versão insana do Superman, daí nasceu o terceiro Bizarro.

Na saga Crise Infinita, Bizarro cai em uma armadilha do inimigo do Flash, Professor Zoom. Durante o confronto, Bizarro mata acidentalmente o Bomba-Humana.

Após criminosos liderados por General Zod fugirem em direção a Terra (no arco "O Último Filho), Bizarro sai vagando pelo espaço procurando um lar. Ele consegue criar um planeta em forma de cubo com restos de prédios e de outros materias da Terra, mas ainda assim ele continua sozinho. Esse novo planeta tem um sol azul que deu uma nova habilidade a Bizarro chamada de "Versão Bizarra". Com esse poder, Bizarro consegue criar outros "Bizarros". Quando isso falha, Bizarro sequestra Jonathan Kent, o pai adotivo de Superman. Superman resgata seu pai e ajuda Bizarro a se tornar o grande heroi de seu mundo.

Após os eventos de Novo Krypton, Bizarro visita o túmulo de Jonatahn, e à mando de outros kryptonianos, Bizarro juntamente com outros inimigos do Superman são presos na Zona Fantasma.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Laboratório Submarino 2021[editar | editar código-fonte]

No desenho "SEALAB 2021" existe o episódio intitulado BIZARRO sendo ele uma alusão direta ao Super-Homem bizarro onde os tripulantes da estação recebem a visita de semelhantes vestidos com roupas invertidas e com sérios problemas de razão.

Seinfeld[editar | editar código-fonte]

Num episódio da série Seinfeld, o personagem Jerry compara um amigo de Elaine (que seria exatamente o oposto dele) ao Bizarro dos quadrinhos. A explicação de que Bizarro é o oposto do Super-Homem leva Elaine a perguntar sobre uma série de detalhes do personagem, por exemplo se ele era negro já que o Super-Homem tradicional era branco.

Superman III[editar | editar código-fonte]

Em Superman III, Bizarro aparece como sendo o lado sombrio do herói, ele não tem a aparência igual a sua versão, pelo contrário, sua roupa é igual a do Superman só que escura, ele tem o cabelo desarrumado e tem barba.

Após ser afetado por uma kryptonita que traz à tona seu lado obscuro, o homem de aço começa a deixar o heroísmo de lado, começando a agir sem se preocupar com a humanidade, tornando-se agora uma pessoa egoísta e saindo por aí fazendo atrocidades (se bem que no filme as coisas que ele fez não foram tão graves assim).

Após se embebedar, Superman voa para um ferro velho onde sua parte boa ressurge como Clark Kent. É aí que o "Superman Vilão" torna-se Bizarro, não por causa da aparência que o personagem tem nos quadrinhos, mas sim ele por ele ser agora pura maldade. Em uma batalha épica (que foi a salvação do filme) Clark é quase derrotado, o único meio meio para poder matar o "Superman Vilão" foi estrangulando-o.

Smallville[editar | editar código-fonte]

Bizarro aparece na sexta e sétima temporadas da série de grande sucesso Smallville, sendo interpretado por Tom Welling.

O personagem é totalmente diferente do que estamos acostumados a ver nos quadrinhos. Ele é igual a Clark tanto na aparência quanto nos poderes, sua personalidade seria igual a do jovem de aço quando este está sob o efeito da kryptonita vermelha se não fosse por Bizarro ser um assassino frio, também um pouco similar com a versão do personagem em Superman III. Sua pele se torna pedra quando exposta ao Sol, o que diminui seus poderes, mas quando não está ele é mais poderoso que Clark e consegue sugar a energia da kryptonita verde para regenerar ferimentos e ficar mais poderoso do que já é. Além dessa kryptonita, Bizarro pode sugar a energia de outras mas quando ele faz isso com a azul, a energia é tamanha que faz com que ele cause em si mesmo uma autodestruição.

Na sexta temporada ele aparece em "Zod", ainda na forma de fantasma. Nesse episódio ele escapa junto com os outros fantasmas da Zona Fantasma quando Clark abre o portal para voltar à Terra e derrotar o General Zod. Ele retorna no último episódio da temporada, "Fantasma", onde Clark e Lex tentam capturá-lo. Durante o episódio John Jones também tenta capturá-lo mas ao tentar enfrentar Bizarro ele sai ferido. Lex consegue capturar Bizarro e o leva para Represa Reeves (para quem não se lembra era onde Lex fazia os experimentos do 33.1). Bizarro destrói o laboratório e vai atrás de Lex para matá-lo. Clark chega e tenta usar o cristal da Casa de El para destruí-lo, entretanto Bizarro o joga contra a parede e quando Clark se vira ele vê Bizarro transformado nele mesmo, e agora Bizarro tem os mesmos poderes que Clark possui. Os dois se enfrentam e Clark golpeia Bizarro fazendo com que este seja jogado para o outro lado da represa. Lionel chega e vê Bizarro caído e pensa que é Clark, o mesmo chega, Bizarro se levanta, Lionel usa a kryptonita mas Bizarro suga a energia contida nela e joga Lionel contra a parede, ferindo-o. Bizarro ataca Clark jogando-o pra fora da represa em direção à floresta, Bizarro vai atrás dele voando.

No episódio "Bizarro" que inicia a sétima temporada da série, Clark tenta achar uma maneira de deter Bizarro enquanto o mesmo está à procura de kryptonita para se tornar mais poderoso e, assim, matar Clark e assumir sua vida. John revela a Clark que a maneira de deter Bizarro é se ambos ficarem expostos ao Sol, já que o Sol bloquearia os poderes de Bizarro e amplificaria os de Clark. Enqaunto Clark procura por Bizarro, o mesmo sai por aí fazendo coisas que Clark não faria ou ja teria pensado em fazer, ele mata um motrista e um policial, quase mata Lex e até tenta dar uns amassos em Lois. Os dois se encontram onde tudo começou, na Represa Reeves, Clark enfrenta Bizarro mas quase é derrotado até dar um super soco derrotando-o. Ele é levado à Marte por John, onde fica impossibilitado de usar os poderes já que está exposto ao Sol. Em "Gemini", Clark retorna da Fortaleza da Solidão após duas semanas em uma tentativa falha de encontrar Kara. Ele está bastante diferente, está mais ousado e até consegue voar. Ao final do episódio, ele e Chloe descobrem que Brainiac está de volta, mas Clark não parece nem se importar com isso, pelo contrário ele só parece se importar com seu relacionamento com Lana. Quando ele a abraça vemos que na verdade esse Clark é o Clark Bizarro e o verdadeiro Clark está congelado na Fortaleza da Solidão. Em "Pessoal", passou-se um mês desde que Bizarro está fingindo ser Clark, embora tudo esteja bem, ele tem medo de que Lana descubra que ele não o verdadeiro Clark. Ele começa uma busca para encontrar um meio de sua pele não se tronar pedra ao ficar exposta ao Sol. Jor-El liberta Clark para poder destruir Bizarro. Nisso Brainiac começa a manipular ambos, ele, se passando por Lionel Luthor diz a Clark como Bizarro pode ser destruído e diz quem pode auxiliá-lo, esse alguém é o criador de Brainiac, Jax-Ur. Enqaunto isso ele diz a Bizarro como sua pele pode ficar normal e indica também Jax-Ur. Clark o encontra primeiro e assim Brainiac consegue a localização do seu criador. Clark revela a Lana o que ocorreu. Ela vai para o seu apartamneto em Metrópolis onde dá de cara com Bizarro, que não quer machucá-la mas sim fugir com ela. Clark chega e os dois quase se enfrentam, Lana usa a kryptonita azul em Bizarro e ele explode. Isso ocorreu devido ao seu corpo não ter aguentado tamanha energia.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências