Vagalume (DC Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vagalume
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por DC Comics
Primeira aparição Detective Comics #184 (1952)
Criado por France Herron & Dick Sprang
Características do personagem
Alter ego Garfield Lynns
Afiliações Sociedade Secreta dos Super-Vilões
Habilidades Lança-chamas
Lançador de granadas
Capacidade de vôo
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Vagalume, cujo nome real é Garfield Lynns, é um personagem fictício, supervilão inimigo do Batman no Universo DC. Criado por France Herron e Dick Sprang, fez sua primeira aparição em Detective Comics #184 (junho de 1952).

História[editar | editar código-fonte]

Garfield Lynns é um falido especialista em efeitos especiais de filmes que tentou assaltar um teatro, porém foi impedido por Batman e Robin. Ele fugiu rapidamente e Batman, ao persegui-lo, observou à distância uma luz de vagalume na escuridão da noite. Pensando ser a luz do cigarro de Lynns, Batman corre até ela e permite que Lynn escape.

Inspirado neste episódio, Lynns torna-se o Vagalume, utilizando vários efeitos de luz e ilusões de ótica em seus crimes. Além de Batman e Robin, ele torna-se inimigo de Rastejante e dos Renegados.

Posteriormente, Vagalume torna-se o mentor de Mariposa Assassina no crime.

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Batman: Gotham Knights[editar | editar código-fonte]

Vagalume aparece no episódio "Torch Song", tendo sua voz feita por Mark Rolston. No episódio, ele é um engenheiro pirotécnico obcecado pela cantora Cassidy, sua ex-namorada e para a qual trabalhou. Ele planejou raptá-la, sendo impedido por Batman. Cassidy acabou desenvolvendo fobia ao fogo.

Também apareceu no episódio "Legends of the Dark Knight", no qual foi contratado para promover um incêndio em um prédio pelo proprietário do mesmo, para que ele pudesse receber o dinheiro do seguro.

Batman do Futuro[editar | editar código-fonte]

Em Batman do Futuro, um desenho de Vagalume pode ser visto em exposição na Batcaverna.

Liga da Justiça[editar | editar código-fonte]

Vagalume aparece no episódio "Only a Dream" de Liga da Justiça como um dos vilões que escaparam da prisão. Ele e Volcana são capturados pelo Lanterna Verde. Sua voz é interpretada por Mark Rolston.

The Batman[editar | editar código-fonte]

Em The Batman, Vagalume é um mercenário e incendiário de aluguel. Suas armas e parafernais incluem um raio de calor, traje de batalha e um colete com motor à jato (que soa como o barulho de uma mosca quando usado). Ele aparece nos episódios "The Big Heat", "Fire and Ice" (no qual é um aliado de Senhor Frio) e "Team Penguin". Em "White Heat", Vagalume ganha uma nova parceira e cônjuge, Blaze, e ambos roubam isótopos de fósforo para aperfeiçoar seus trajes de batalha. Um acidente causado pelos isótopos transformam Vagalume em Doutor Fósforo, com melhores poderes. Porém, ele acaba se tornando insano.

Videogame[editar | editar código-fonte]

Um personagem baseado em Vagalume (Firefly, em inglês), chamado "Firebug", aparece no jogo Batman, para NES, lançado em 1989. O Vagalume é um personagem jogável no Lego Batman: The Video Game. Ele será um dos vilões no jogo DC Universe Online. o personagem também é vilão no jogo Batman: Arkham Origins, sendo o Vagalume um dos 8 vilões assassinos contratado por Máscara Negra para assassinar Batman.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.