Wally West

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Flash
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por DC Comics
Primeira aparição Como Kid Flash: The Flash vol 1, #110 (1959-1960)
Como Flash: Crisis on Infinite Earths #12 (1986)
Criado por John Broome
Carmine Infantino
Características do personagem
Alter ego Wallace Rudolph "Wally" West
Afiliações Novos Titãs
Liga da Justiça
Liga da Justiça Internacional
Base de operações Keystone City
Parentesco Linda Park (esposa)
Jai West e Iris West (filhos)
Rudolph West (pai)
Mary West (mãe)
Iris West Allen (tia)
Barry Allen (tio)
Don Allen e Dawn Allen (primos de primeiro grau)
Bart Allen e Jenni Ognats(primos de segundo grau)
Situação presente Vivo
Habilidades Supervelocidade, controle molecular, viagem no tempo, força, lançamento de tornado, agilidade, habilidade.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Wally West é um personagem de histórias em quadrinhos, da editora norte-americana DC Comics. Possui o poder de supervelocidade e foi um dos que atuaram sob o codinome Flash.

História[editar | editar código-fonte]

Wally West era apenas o sobrinho de Barry Allen. Até que um dia, quando Barry lhe explicava como ganhou sua velocidade, Wally sofreu um acidente com os mesmo produtos químicos que haviam transformado seu tio num herói.

Kid Flash[editar | editar código-fonte]

Wally então, inspirado pelo seu tio, decidiu se tornar o Kid Flash. Ele iria, junto com vários outros "parceiros mirins" formar os Novos Titãs. Moça-Maravilha, Robin, Aqualad, Ricardito e Kid Flash formariam uma equipe que até hoje tem milhares de fãs.

Durante um tempo, uma misteriosa doença estava degenerando o corpo de Wally, e isto estava relacionado com sua velocidade, e então ele decidiu dedicar-se a universidade e deixar a carreira heróica de lado. Aparece na edição #34 Teen Titans Go!, como namorado de Jinx.

Flash[editar | editar código-fonte]

Na saga Crise nas Infinitas Terras seu tio, Barry Allen, morre. O jovem Wally West, mesmo que preocupado se estaria à altura do Legado do Flash, aceitou o manto de seu tio e se tornou o novo Flash. Durante a Crise, uma rajada de Antimonitor fez com que Wally perdesse muito de sua velocidade, mas curou sua doença. Agora Wally já não era tão veloz quanto seu tio, sendo capaz "apenas" de quebrar a barreira do som, e não a da luz.

Wally começou a fazer parte da Liga da Justiça, mas em nunca deixar de fazer parte da família que era os Titãs.

Mas, durante a clássica fase de Mark Waid, Wally conseguiu atingir novos limites, ganhando poderes ainda maiores, sendo capaz de não só quebrar a barreira da luz, como ser ainda mais rápido que isso. Isso se deve a descoberta da "força de aceleração", o campo de energia responsável pela velocidade de todos os Flashes e da qual eles passam a fazer parte se morrem após ultrapassar a velocidade da luz. Nessa fase, aprendeu também não apenas como transferir energia cinética a outros objetos e pessoas, como também a roubá-la. Essas habilidades passaram a ser utilizadas também por Jay Garrick.

Durante a excelente fase do personagem escrita por Geoff Johns, que revitalizou o título, utilizando de forma mais do que competente a extensa galeria de vilões do Flash, no arco de histórias "Rogue War", o Flash tornou-se pai de gêmeos, que herdaram a velocidade do pai, como visto no especial "Kingdom Come", Jai não leva a sério sua supervelocidade, mas Iris encara o poder como responsabilidade e se torna Kid Flash e membro das Titãs daquele tempo.

Na maxi-série "Crise Infinita", o Superboy da Terra Primordial, último sobrevivente de um universo destruído durante a Crise nas Infinitas Terras, enlouquecido por não poder ter uma vida que, de seu ponto de vista, deveria ser sua, estava espancando o Superboy (Kon-El) e os Novos Titãs, a Sociedade da Justiça e a Patrulha do Destino foram chamados ao local para detê-lo. Um verdadeiro massacre teve início, culminando na morte dos titãs Pantha e Bebê Gnu, entre outros.

Quando tudo parecia perdido, Wally West, Bart Allen e Jay Garrick, Flashes de três gerações, correndo em supervelocidade, carregaram o Superboy da Terra Prime com velocidades cada vez maiores para que ele fosse absorvido pela força de aceleração. Os tendões de Jay se romperam e ele não pôde continuar, cabendo a Wally e Bart a tarefa de derrotá-lo. Ao ultrapassar a barreira da luz, Wally foi convertido em energia e foi até seu apartamento se despedir de sua esposa, Linda Park, e seus filhos. Linda porém não o deixou partir sozinho, beijando seus lábios e dizendo: "Aonde quer que você vá...sua família vai com você". Todos desapareceram da existência e, ao contrário do esperado, não foram absorvidos pela força de aceleração. Segundo Wally, ele estava sendo puxado a "outro lugar". Dado como desaparecido em combate, seu primo Bart Allen assume como Flash IV, mas sua carreira acaba sendo curta, onde logo ele é assassinado pela Galeria de Vilões.

Durante a Saga Relâmpago (crossover entre a Liga da Justiça, Sociedade da Justiça e a Legião dos Super-heróis), ele é trazido de volta com toda a sua família, tendo envelhecido alguns anos. Na próxima aparição do personagem, em All Flash #1, Wally parte para se vingar dos assassinos de seu primo Bart, e a sua revista é retomada com a numeração do ponto em que ela parou, no número 231, e contou com histórias do herói e sua família, lidando com os efeitos da supervelocidade. Em fevereiro de 2009 sua revista foi cancelada no número 247.

Em Crise Final, o personagem foi reunido com seu tio Barry Allen, que voltou a vida, e tudo é esclarecido na minissérie: "The Flash: Rebirth" que reintroduz Barry Allen no Universo DC.

Poderes[editar | editar código-fonte]

  • Flash possui super velocidade: isto dá, não só a habilidade de mover-se depressa, mas também de enxergar o mundo como estivesse em camera lenta, podendo enxergar a trajetória de balas e objetos muito rápidos e pegá-los com as mãos. Ele consegue atingir a velocidade da luz.

Tal velocidade permite correr sobre a superfície das águas e pelas paredes.

  • Flash consegue vibrar através de objetos sólidos. Os átomos do seu corpo deslizam suavemente entre os espaços das moléculas que compõe a matéria. Wally, porém, ao vibrar através de barreiras deixa uma carga explosiva e cinética no seu rastro.
  • Tem a capacidade de conceder e tirar velocidade a objetos ou pessoas em movimento apenas tocando nelas.
  • Uma aura protege o corpo do Flash quando em supervelocidade: assim, ele não se fere com o atrito do ar. Isto protege também objetos e até pessoas em contato com o corpo do Flash.
  • O Flash consegue criar ventos fortes por girar em círculos ou agitando membros do corpo, como os braços.
  • Uma explicação parecida permite que o Flash atinja outras dimensões. As Terras Paralelas, ao menos, eram separadas por defasagem vibracional; Flash só tinha que vibrar mais rápido que essas vibrações e voilá!, atingia outra dimensão.
  • Flash pode viajar no tempo com sua velocidade.
  • Wally West, recentemente, se tornou o mais rápido dos Flashes.Chegou a adquirir muitos outros poderes como criar um uniforme a base de energia do Campo da Velocidade e entre outros. Outro poder de flash ele pode se curar de ferimentos muito grave. Ele já chegou a se curar de um raio, que caiu sobre ele.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Animação[editar | editar código-fonte]

Wally é o Flash da series animadas "Liga da Justiça" e "Liga da Justiça Sem Limites". O homem mais rápido do mundo, pode alcançar e até ultrapassar a velocidade da luz como demonstrado em "Divididos Caímos", mas sua velocidade é muito superior, se comparado com Superman. Tem a capacidade de conceder e tirar velocidade de objetos ou pessoas em movimento e vibrar através de barreiras ou objetos sólidos deixando uma carga cinética explosiva em seu rastro, além de gerar calor e emitir vibrações. Pode viajar no tempo. Nesse desenho o corredor escarlate é apresentado como um conquistador inveterado, tanto é assim que despertou o interesse de garotas como a jornalista Linda Park, a super-heroína brasileira Fogo e até ganhou um beijo na boca dado pela vilã Giganta no episódio final da série.

Wally é o Kid Flash da série animada "Justiça Jovem". Wally é um competidor, impulsivo em busca de emoções e um prodígio da ciência, sendo que aprendeu tudo sobre velocidade com Barry Allen, namorado de sua tia sendo que é uma das poucas pessoas que sabe que Barry e Flash são a mesma pessoa.