Portais na ficção científica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um diagrama representando um Buraco de minhoca. Segundo a Astrofísica, a Cosmologia e a Mecânica quântica os buracos de minhoca são tuneis temporais e interdimensionais que (na maioria das vezes) dois portais, os quais conectam um certo universo dimensional a outro (distinto, ou não) em diversificadas linhas do tempo.

Um portal na ficção científica e fantasia é uma magia ou tecnologia que cria uma passagem que conecta dois distantes locais separados pelo espaço-tempo. Ele geralmente consiste em duas ou mais passagens, com um objecto de entrar através de um gateway deixando o outro instantaneamente.

Locais que um portal poderá ligar incluem não somente um ponto diferente no mesmo universo (caso em que pode ser uma alternativa para teletransporte), como também um mundo paralelo (portal inter-dimensional), o passado ou o futuro (portal do tempo), e outros planos de existência , tais como céu, inferno ou outra dimensão do pós-vida. Um mundo paralelo, como Wood between the Worlds de C. S. Lewis em Chronicles of Narnia, pode existir apenas para conter vários portais.

Portais são similares ao conceito cosmológico de wormhole, e alguns portais utilizam wormholes.

Usos[editar | editar código-fonte]

Cinema e televisão[editar | editar código-fonte]

No cinema e na televisão, um portal é frequentemente retratado usando um efeito de ondulação. Um dos primeiros exemplos é a Guardian of Forever, em Star Trek. O dispositivo poderia abrir portais no espaço-tempo portais para qualquer ponto da história em todo o universo. Foi feito em forma de anel, com um "horizonte de eventos" aguado. Este dispositivo foi utilizado no Star Trek: The Original Series episode "The City on the Edge of Forever" em 1967. Star Trek também apresentou portais com quadros angulares e efeitos cascata, como o do episódio "Contagion", em Star Trek: The Next Generation.

A franquia Stargate usa portais como um dos principais métodos de viagens entre planetas. Anéis grandes são colocados, ou em órbita em torno de planetas em todo o universo. Quando os viajantes "marcar" o endereço do seu destino, um buraco de minhoca é formado entre as duas portas do portal.[1]


Funções comuns[editar | editar código-fonte]

Em alguns contos fictícios, os espelhos são ótimos instrumentos mágicos ou tecnológicos para executarem o papel de portais interdimensionais.

Portais são usados frequentemente em ficção científica para mover protagonistas em um novo território. Em jogos eletrônicos, o conceito é muitas vezes utilizado para permitir ao jogador cobrir um território que já foi explorado muito rapidamente. O filme de 1998 Perdidos no Espaço (filme) contou com um sistema de Hiperportal "space-bound". A premissa do filme é que a família Robinson vai pilotar uma nave espacial para Alpha Centauri, a fim de completar a construção de um outro Hiperportal lá, o que vai permitir a viagem instantânea entre a Terra e Alpha Centauri.

Na série Jackie Chan Adventures, oito demônios foram selados usando portais para prender cada um deles em uma esfera diferente. Os portais pode ser aberto novamente, e todos foram. Os demônios foram libertados, mas posteriormente selados de volta para o submundo. A magia foi usada em cada portal para selá-los para sempre, garantindo que os demônios nunca poderiam escapar novamente. Em Transformers, os Decepticons construíram a Ponte do Espaço, que serve a um propósito semelhante. Um anel grande e redondo construído em Terra (deitado) criaria um túnel subespaço de uma torre, tendo como destino Cybertron.

Portais são comuns em MMORPGs. Em RuneScape, portais podem ter usos domésticos. Os jogadores podem instalar câmaras de portal em suas casas que apontam para diferentes cidades do mundo, permitindo o transporte gratuito a esses lugares para eles e todos os visitantes para as suas casas.[2] Em World of Warcraft, magos podem invocar portais que podem se teletransportar os magos e os membros de seu grupo para várias cidades.

Referências

  1. syfy.com. What is the Stargate?. Visitado em 28/03/2012.
  2. Construction - Portal Chamber RuneScape Knowledge Base Jagex Ltd. Visitado em 2009-10-15.