Linha do tempo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Para linha de tempo da Wikipedia e outras ferramentas, ver en:Wikipedia:Timeline.
A linha de tempo bronze "Quinze metros de História" com placa informativa, Örebro, Suécia.

A Linha do tempo, em inglês timeline, é uma maneira de visualizar uma lista de eventos em ordem cronológica, descrito por vezes como o artefacto do projecto. Consiste geralmente num desenho gráfico que mostra uma barra longa com a legenda de datas junto da barra do uso do tempo que (normalmente) indica os eventos junto dos pontos onde eles aconteceram.

Utilizações de linha do tempo[editar | editar código-fonte]

As linhas do tempo são normalmente utilizadas na educação para ajudar estudantes e investigadores a compreender os eventos e estabelecer relações dos eventos num determinado assunto. Estas normalmente mostram os períodos do tempo entre dois eventos.

História[editar | editar código-fonte]

Linhas do tempo são particularmente úteis para estudar história, pois dão uma ideia das mudanças que ocorreram nesse tempo. As guerras e movimentos sociais são mostradas como linhas do tempo. Estas são úteis para as biografias. Exemplos incluem:

Ciências naturais[editar | editar código-fonte]

As linhas do tempo também são usados ​​no mundo natural e ciências, para temas como astronomia, biologia e geologia:

Gestão de projectos[editar | editar código-fonte]

Outro tipo de uso de linhas do tempo é para gestão de projectos. Nestes casos, as linhas do tempo são usadas para ajudar o participantes da equipe saberem quais objectivos devem ser alcançados e prazos. Por exemplo, no caso de estabelecer a linha do tempo na implementação do desenvolvimento de programas de computador.

Escala de tempo[editar | editar código-fonte]

Linhas do tempo usam qualquer escala de tempo, dependendo do assunto e dados. A maioria das linhas do tempo usam uma escala linear, onde uma unidade de distância é igual a um determinado período de tempo. Esta escala do tempo é dependente dos eventos na linha do tempo. A linha do tempo da evolução pode ser ao longo de milhões de anos, enquanto que a linha do tempo para o dia dos atentados de 11 de setembro pode ocorrer ao longo de minutos. Enquanto a maioria das linhas do tempo utiliza uma escala de tempo linear, para intervalos muito grandes ou pequenos, usa-se a linha do tempo logarítmica para representar o tempo.

Tipos de linhas do tempo[editar | editar código-fonte]

a informação gráfica de Charles Minard sobre a marcha de Napoleão
  • Linhas do tempo em texto
  • número de linhas do tempo, as legendas são números, onde é hábitual o uso da linha gráfica.

Existem vários meios de vizualização de linhas do tempo. Historicamente, eram imagens impressas ou pintadas em papel, com trabalhos feitos em design gráficos, e o meio que o artista entendeu dispor os dados. O mapa de Minard de (1861) sobre a invasão da Russia serve de exemplo desconforme de linha do tempo que usa geografia como parte da vista.

As linhas do tempo não são limitadas por espaço de data e limitações funcionais, e são digitais e interativas, criadas normalmente com software de computadores.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal:

Referências

  • Grafton, Anthony; Rosenberg, Daniel (2010), Cartographies of Time: A History of the Timeline, Princeton Architectural Press, pp. 272, ISBN 978-1-56898-763-7 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Linha do tempo
Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete timeline.