Nova Cronologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gólgota e Jerusalém, que estão descritos no Evangelho era na verdade Yusa Türbesi e Yoros Kalesi

A Nova Cronologia do matemático russo Anatoli Fomenko é uma tentativa de reescrever a cronologia mundial, baseada na sua conclusão que a cronologia mundial como o sabemos hoje é fundamentalmente quebrada. A cronologia associa-se comumente com o nome de Fomenko, embora seja, de fato, uma colaboração de Fomenko com vários outros matemáticos russos, inclusive Gleb Nosovski.

O famoso jogador de xadrezGarry Kasparov – pertence ao grupo de notáveis que, actualmente, dá voz à contestação de muitas das premissas internacionalmente tidas como correctas cerca da história e da cronologia.

História[editar | editar código-fonte]

Apenas desde a Renascença tardia – mais concretamente com I. Scaliger (1540-1609) e, finalmente com D. Petavius (1583-1652), é que uma certa cronologia com eventos globais pôde ser reconstruída e se tornou mais ou menos aceite.

No mesmo momento da elaboração da cronologia de Scaliger/ Petavius - actualmente utilizada - muitos investigadores levantaram objecções.

D. ArcillaUniversidade de Salamanca em Espanha – referia que a história Antiga tinha resultado de uma fabricação do final da idade média.

Jean Hardouin – director da Biblioteca Real Francesa, declarava que as antiguidades e textos antigos haviam sido criados (ou falsificados) após o século XII.

Nicolai Morozov (1854-1946), proeminente cientista Russo – publicou uma monografia que, usando métodos de análise matemático aplicados às descobertas de foro da astronomia, linguística, filologia e geologia, implicava os eventos tidos como do “mundo antigo” como apenas possíveis a partir do século III Depois de Cristo.

A partir de 1970 – na Universidade Estatual de Moscovo – Anatoli Fomenko em conjunto com graduados em matemática desenvolveu as teorias de Morozov. Com uma precisão sistemática – modelos sequenciais de genealogias e governantes do mundo antigo foram analisados e contrastadas com os da era moderna.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. Bernadete Barbosa Morey "A cronologia d'O Almagesto segundo A. T. Fomenko".
  2. Historic Stories
  3. Новая Хронология

Ver também[editar | editar código-fonte]