Sociedade Thule

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A Sociedade Thule (em alemão: Thule-Gesellschaft), originalmente Studiengruppe für germanisches Altertum ("Grupo de Estudo para a Antiguidade Alemã") foi uma sociedade secreta ocultista e völkisch de Munique, cujo nome era uma referência ao país místico da lenda grega. A sociedade é notável principalmente pela organização que patrocinou o Deutsche Arbeiterpartei (DAP), que posteriormente foi transformado por Adolf Hitler no Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores (Partido Nazista). No entanto, não há nenhuma evidência de que Hitler tenha frequentado a Sociedade de Thule.1 .

Por outro lado, existem inúmeras referencias à participaçao de Hitler na sociedade Thule ou Vrill. Podemos constatar isso em: "The unknown Hitler" de Wulf Schwarzwaller; em "The coming race" de Bulwer Lytton's; em "Morning of the Magicians" de Jacques Bergier and Louis Pauwels; etc.

Podemos considerar como facto consumado a participaçao de Hitler, se atendermos a uma leitura cuidade na Biblioteca estatal de Berlín. pode-se tambem citar Wulf Schwarzwaller: "In Berlin, Haushofer had founded the Luminous Lodge or the Vril Society. The Lodge's objective was to explore the origins of the Aryan race and to perform exercises in concentration to awaken the forces of "Vril"."; "The Lodge included Hitler, Aalfred, Rosenberg, Himmler, Goring and Hitler's subsequent personal physician Dr. Morell. It is also known that Aleister Crowley and Gurdjieff sought contact with Hitler. Hitler's unusual powers of suggestion become more understandable if one keeps in mind that he had access to the "secret" psychological techniques of Gurdjieff which, in turn, were based on the teachings of the Sufis and the Tibetan lamas and familiarized him with the Zen teaching of the Japanese Society of the Green Dragon.”.

No programa "The Vrill Society" da Discovery Civilazation, podemos constatar nao só a participação de Hitler mas o cargo de Grão Mestre que ele desempenhou.

Século XX[editar | editar código-fonte]

No século XX, é relacionada ao Grupo de Thule este fundado em 17 de Agosto de 1918 por Rudolf von Sebottendorff em Munique. O nome Thule é derivado da ilha mística Thule. O seu nome original era "Studiengruppe für germanisches Altertum" (Grupo de estudo para antiguidade germânica), mas em breve com a formação do Grupo de Thule, este começou a disseminar propaganda anti-republicana e anti-semítica. A Sociedade Thule, existe a cerca de 1.200 anos e desde sua fundação, teve como objetivo a promoção das antigas tradições religiosas européias, tais como o Druidismo, o Wotanismo, o Woragsmo, a Asatru e a Vanatru, desde sua fundação ela sempre foi dirigida por Druidas e Ghodis nos cargos de Grão Mestre e Venerável.

Foi um grupo precursor que teve importancia na transformação do "Deutsche Arbeiter-Partei" (Partido Alemão dos Trabalhadores) que mais tarde se tornaria o NSDAP (Partido Nazista). Teve membros dos escalões de topo do partido, incluindo Rudolf Heß, Alfred Rosenberg, inclusive Adolf Hitler que já era Grão Mestre Cátaro, foi iniciado na Sociedade Thule e no Grupo de Thule por Rudolf Heß, enquanto estavam presos no forte de Landsberg. O seu órgão de imprensa foi o "Münchener Beobachter" (Observador de Munique) que mais tarde se tornaria o "Völkischer Beobachter" (Observador do Povo), o jornal do NSDAP. A sociedade Thule é também conhecida por estar associada à sociedade secreta Germanenorden.

O símbolo associado com o Grupo de Thule era uma adaga, e com a Sociedade Thule era e ainda é o octagrama, muitas vezes com três triângulos ou raios em seu interior, ou apenas com o olho de Odhin no centro do octagrama (desde 2.012). Grupo de Thule atuou no Brasil até 1969, quando voltou novamente e agora com lojas no sudeste (SP, RJ) e sul do país. A Sociedade Thule mantem forte atuação no Brasil , principalmente no contexto da expansão das religiões tradicionais européias , anteriores ao cristinismo, esse grupo religioso é conhecido como : Religiões Hiperbóreas, uma referencia aos nossos antepassados que colonizaram este planeta a mais de 100.000 anos atrás. No Brasil a Sociedade Thule é comandada pelo paulistano Grão Mestre , grau 33, Emerson A. P. Gama - Scanderminix ; o site oficial da mesma é : www.sociedade-thule.8m.com e o Grupo de Thule é comandado pelo gaucho Eric Von Shulls, também Grão Mestre, grau 33.

Cultura popular[editar | editar código-fonte]

A Sociedade é citado no anime e no filme da franquia Fullmetal Alchemist. Também citada no filme Hellboy I e no Episódio 13 – Everyone Hates Hitler da 8ª temporada da série Supernatural.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Johannes Hering, "Beiträge zur Geschichte der Thule-Gesellschaft", transcrito com data de 21 de junho de 1939, Bundesarchiv Koblenz, NS26/865, citado em Goodrick-Clarke (1985: 201), que conclui: "There is no evidence that Hitler ever attended the Thule Society" (ibid., 201).