Ordem DeMolay

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão. (desde janeiro de 2013)
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde novembro de 2012).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ordem DeMolay no Mundo
Bandeira DeMolay

Ordem DeMolay é uma sociedade discreta de princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos, para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos. É uma organização neo-templária fundada nos Estados Unidos, em 18 de Março de 1919, pelo maçon Frank Sherman Land patrocinada e mantida pela Maçonaria, oficialmente desde 1921, que na maioria dos casos cede espaço para as reuniões dos Capítulos DeMolays e Priorados da Ordem da Cavalaria - denominações das células da organização.

A Ordem é inspirada na vida e morte do nobre francês Jacques de Molay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, morto em 18 de março de 1314 junto ao Preceptor da Normandia, Geoffroi de Charney por contestar as falsas acusações de prática de diversas heresias como infidelidade à Igreja, sodomia, adoração de ídolos etc. Pode-se acreditar que o motivo de tais acusações fosse a ambição do Rei Filipe IV, o Belo, pelas posses da Ordem dos Templários, pois em caso de prisão, os bens do acusado passariam a pertencer ao Estado francês.

A Ordem Demolay possui cerca de 8 milhões de membros em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil. O DeMolay que completa 21 anos de idade, é denominado Sênior DeMolay, perde seu direito a voto e o de ocupar cargos efetivo e passa poder acompanhar os trabalhos do Capítulo através da "Associação DeMolay Alumni". No Brasil, a Ordem é distribuída em mais de setecentos e noventa capítulos, sendo que os milhares de DeMolays regulares de todos os Estados da federação se reúnem freqüentemente.

No mundo, a Ordem DeMolay pode ser encontrada em vários países como ArgentinaAruba (Países Baixos), AlemanhaAustráliaBolíviaBrasilCanadáColômbiaEstados UnidosFilipinasFrançaGuam (Estados Unidos), ItáliaJapãoMéxicoPanamáParaguaiPeru e Uruguai.

No dia 8 de abril de 2008, o Estado de São Paulo estabeleceu o Dia do DeMolay, através da Lei Estadual nº 12.905, a ser comemorado anualmente no dia 18 de março. Em  19 de janeiro de 2010, foi promulgada a Lei Federal nº 12.208 que insituiu o dia 18 de março como o Dia Nacional do DeMolay, seguindo o exemplo paulista, sendo que a escolha da data marca o falecimento de Jacques de Molay, herói e mártir que inspirou o nome da Ordem.

Princípios[editar | editar código-fonte]

Parte de uma série de artigos sobre
Maçonaria
Maçom
Artigos principais

Maçonaria · Grande Loja · Loja Maçônica · Venerável Mestre · Graus maçônicos · Lojas Simbólicas · Loja de Perfeição

História

História da Maçonaria · Manuscritos Maçônicos · Constituição de Anderson ·CLIPSAS · SIMPA · União Maçónica Internacional CATENA · C.I.MA.S.

Vista Interior do Capítulo DeMolay Cavaleiros da Luz, de Ribeirão Preto/SP

Os princípios da Ordem são baseados em 7 virtudes, consideradas cardeais (1. Amor Filial, 2. Reverência pelas Coisas Sagradas, 3. Cortesia, 4. Companheirismo, 5. Fidelidade, 6. Pureza e 7. Patriotismo), incentivando cada membro a trilhar seu caminho seguindo esses preceitos, que são considerados pela Ordem como diferenciais na vida de um líder e de um [[homem de bem}}, bem como determinantes para seu destino.DeMolay SCODB

Os baluartes da Ordem são a defesa das Liberdades:

Assim prescreve a ética de um DeMolay:

  • Um DeMolay respeita Deus acima de tudo;
  • Um DeMolay honra todas as mulheres;
  • Um DeMolay ama e honra seus pais;
  • Um DeMolay é honesto;
  • Um DeMolay é leal a ideais e amigos;
  • Um DeMolay executa trabalhos honestos;
  • Um DeMolay sempre permanece inabalável a favor das escolas públicas;
  • Um DeMolay é o orgulho de sua Pátria, seus pais, sua família e seus amigos;
  • A palavra de um DeMolay é tão válida quanto sua confiança;

Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay[editar | editar código-fonte]

A Ordem DeMolay invoca sete luzes, simbolizando as sete virtudes cardeais de um DeMolay, que iluminam seus caminhos conforme passam pela estrada da vida, simbolizando tudo que é bom e correto, a base de suas vidas.

Amor Filial: é o amor e carinho que devemos ter por nossos pais, que nos semearam, geraram, nos ensinaram as primeiras lições de nossas vidas e se sacrificaram por nós. Através deles nós tivemos as primeiras lições de educação, respeito e na crença em Deus.

Reverência pelas Coisas Sagradas: significa a crença em Deus, não importando a sua religião. Para ser um DeMolay o jovem tem que ter fé Nele.

Cortesia: cortesia, educação e solidariedade são princípios que um DeMolay procura por em prática usando a filantropia, mas somente válida quando é feita com sentimento, colocando o coração naquilo que faz. Os DeMolays possuem o seguinte pensamento:

"Para ser útil à sociedade não é necessário ser um DeMolay, mas para ser um DeMolay é necessário ser útil à sociedade".

Companheirismo: é ser um amigo leal, tanto nas horas boas quanto nas ruins. O verdadeiro companheiro e amigo é aquele que estende a mão para um Irmão em momentos de dificuldade. Companheirismo é levar uma chama de amizade no coração, para que, quando um amigo estiver no meio do túnel, ela possa iluminar e mostrar onde está a saída.

Fidelidade: é sempre acreditar em seus ideais e virtudes, mantendo em segredo tudo aquilo que lhe for confiado. É ser fiel a Deus, à sua Pátria e a seus amigos, seguindo o exemplo de fidelidade de Jacques DeMolay, que preferiu morrer a trair seus Irmãos ou faltar com seu juramento.

Pureza: é ser um cidadão idôneo, puro de alma e de coração; é sempre estar de bem com a própria consciência. É manter a mente longe de tudo que vá contra os princípios de um bom cidadão.

Patriotismo: é respeitar e defender a nossa Pátria, nosso Estado e nossa Cidade e, além disso, conservar tudo que diz respeito ao patrimônio público, como escolas, asilos, orfanatos e hospitais, que prestam ajuda às pessoas mais carentes de nossa sociedade.

Graus[editar | editar código-fonte]

Assim como a Maçonaria possui o Corpo das Lojas de Perfeição após as Lojas Simbólicas, a Ordem DeMolay também se divide em dois Corpos. O primeiro, envolve os dois primeiros Graus: o Grau Iniciático e o Grau DeMolay, podendo ser comparado às Lojas Simbólicas. O segundo envolve os graus históricos, filosóficos e honoríficos, que compõe da Ordem da Cavalaria.

Os Graus básicos da Ordem DeMolay são o Grau Iniciático e o Grau DeMolay. Os DeMolays desses graus trabalham em Capítulos. Os Graus da Ordem da Cavalaria são trabalhados em Conventos ou Priorados.

Grau Iniciático[editar | editar código-fonte]

Primeiro grau da Ordem DeMolay, em que os DeMolays recém iniciados ingressam quando são admitidos em um capítulos e refletem sobre a Cerimônia de Iniciação.

O Primeiro Grau DeMolay, chamado Grau Iniciático, é baseado nas Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. O ingresso na Ordem exige do candidato no mínimo um esboço dessas Sete Virtudes, sendo esse Grau responsável por esculpi-las e valorizá-las, fazendo com que o jovem as honre e dignifique ainda mais em sua vida diária. É ainda nesse Grau que o jovem possui o primeiro contato com o esoterismo oferecido pela Ordem, através de toda a simbologia incutida na disposição dos objetos dentro da Sala Capitular, nas posições e movimentações dos Oficiais nas cerimônias e em seus paramentos, o que compõe a ritualística que rege as sessões da Ordem. Despertar o interesse sobre a Ordem da forma correta nesses iniciáticos é um trabalho delicado e muito importante para que se possa colher bons resultados dos ensinamentos oferecidos no dia a dia de seus membros.

Grau DeMolay[editar | editar código-fonte]

Segundo grau da Ordem, alcançado somente pelos DeMolays mais esforçados, que após demonstrarem merecimento e conhecimentos adquiridos na convivência capitular e estudos pertinentes ao Grau Iniciático. A aquisição do grau varia de acordo com requisitos pré-estabelecidos, tais como: idade mínima, tempo decorrido após a iniciação e mérito no cumprimento das tarefas oferecidas pelo grau em que se encontra. Antes de receber o Grau DeMolay deve-se fazer um exame de proficiência onde são testados os conhecimentos do iniciático sobre o juramento e os princípios básicos da Ordem.DeMolay SCODB

Honraria (Grau) Chevalier[editar | editar código-fonte]

Um grau honorífico, é a segunda maior honraria no qual um DeMolay, ativo ou Sênior, pode receber. Só poderá ser conferido o Grau de Chevalier a um membro da Ordem DeMolay, ou a um Sênior DeMolay que tenha desempenhado serviços notáveis e meritórios em beneficio da Ordem DeMolay e que tenha sido um membro conceituado e atuante durante um período de pelo menos 04 (quatro) consecutivos. Cada Grande Mestre Estadual  só pode indicar 01 (um) membro por Capítulo ao ano, para receber a Honraria. O indicado não poderá, em hipótese nenhuma, ter ciência antecipada do processo, por isso, tudo deve ser realizado no absoluto sigilo. A cerimônia de investidura, que relembra os antigos anos de Cavalaria, deve ser realizada publicamente. Nela o candidato promete cumprir, anualmente, no dia em que faleceu Frank Sherman Land, 08 de novembro, uma Observância Anual, em memória ao fundador da Ordem DeMolay. Os investidos com tal honraria se organizam em Cortes, que são responsáveis por realizar as cerimônias que conferem este grau, organizar a Observância Anual, conduzir instalações e posses de capítulos, além de auxiliar a organização de conclaves, encontros e congressos estaduais.

Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda[editar | editar código-fonte]

A Ordem dos Escudeiros Távola Redonda é uma organização internacional, fundada em 1995, patrocinada pela Ordem DeMolay, feita para crianças, do sexo masculino, entre sete e doze anos, buscando auxiliar a criança na construção de seu desenvolvimento intelectual, visando à formação de um melhor cidadão para o futuro.

O nome “Távola Redonda”, relacionado à lenda do Rei Artur, foi escolhido porque aquela antiga ordem possuía os mais elevados ideais de serviço, perfeição, camaradagem e igualdade entre os Cavaleiros. Dessa forma, a lenda é usada como ferramenta lúdica para o desenvolvimento pedagógico de suas cerimônias e objetivos.

A Távola de Escudeiros é o nome dado à unidade de cada agrupamento de escudeiros. (Ex: Capitulo, Loja, Bethel, Assembleia). Cada Távola possui uma administração própria, composta de cargos que são ocupados pelos Escudeiros.

O propósito da Ordem dos Escudeiros da Távola Redonda é contribuir para que as crianças, ao chegar a sua adolescência, assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do Carácter, ajudando-as a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, como cidadãos responsáveis, participantes e úteis à comunidade, de forma autônoma e consciente.

Os princípios que alicerçam a Ordem dos Escudeiros são:

  • Sabedoria;
  • Verdade;
  • Justiça.

Os métodos utilizados pela Ordem dos Escudeiros caracterizam-se pelo conjunto dos seguintes pontos que orientam o trabalho educativo desenvolvido com as crianças:

  • Promessa de ser um melhor filho;
  • Cerimônias Ritualísticas;
  • Vida em equipe;
  • Atividades Progressivas, atraentes e variadas.
  • Desenvolvimento pessoal com orientação.
  • Aprender fazendo.

Ordem da Cavalaria[editar | editar código-fonte]

Os Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques DeMolay, mais conhecidos como Ordem da Cavalaria, é uma organização complementar da Ordem DeMolay cujo objetivo principal é o aprimoramento moral e filosófico de seus membros. Eles que se reunem em Conventos (SCODB) ou Priorados (SCODRFB). A admissão é concedida a DeMolays que tenham ao menos 17 anos e que tenham recebido o Grau DeMolay há, no mínimo, 6 meses. Também pode ser concedido o grau aos Sênior DeMolays, contanto que tenham autorização do seu respectivo Grande Mestre Estadual.

A primeira Investidura ocorreu em 10 de janeiro de 1948 em Kansas City, Missouri, EUA. O primeiro Convento ou Priorado (Priory, no original em inglês) foi fundado em 27 de outubro de 1947. Enquanto no Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil existem 11 graus no chamado Ilustre Rito Brasileiro da Cavalaria, no Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil existem 2 graus e 8 ordens pertencentes às "Sublimes Ordens da Cavalaria".

Graus:

No Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil (a partir de 2005):

  • Nobre Cavaleiro

Série Histórica:

  • Cavaleiro da Capela
  • Cavaleiro da Cruz de Salém
  • Ex-Templário
  • Tableau
  • Tríade (concedido sempre imediatamente após o Grau Tableau)

Série Filosófica:

  • Ébano
  • Anon
  • Cavaleiro da Cadência

Série Honorífica:

  • Comendador da Cavalaria
  • Grande Cruz da Cavalaria
  • Cavaleiro do Manto Prateado

No Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil (desde 2011):

  • Nobre Cavaleiro

Sublimes Ordens de Cavalaria

Elo Histórico:

  • Ordem do Cavaleiro do Pacto Secreto;
  • Ordem do Mestre da Cruz de Salém;
  • Ordem do Cavaleiro Ex-Templário;
  • Ordem do Cavaleiro da Fidelidade;
  • Ordem do Cavaleiro da Chama Imortal;
  • Ordem do Cavaleiro da Tríade;

Elo Filosófico:

  • Ordem do Ébano;
  • Ordem do Cavaleiro Anon;

Elo Histórico + Filosófico

  • Comenda do Cavaleiro da Cadência

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Ordem DeMolay

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]