Reuniões de Nuremberg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

As reuniões de Nuremberg ou os comícios de Nuremberga (oficialmente Reichsparteitag, no sentido literal "Encontro nacional do partido") foram reuniões anuais organizadas pelo partido Nazi entre 1923 e 1938 na Alemanha. Após a subida ao poder de Hitler em 1933, estas reuniões decorreram em Nuremberga até 1938, e consistiam em grandes espetáculos de propaganda gerados pelos nazistas, utilizando-se de efeito teatral e aparatos militares para dar a Hitler uma imagem de um deus salvador da pátria germânica. Estas reuniões foram organizadas principalmente por Goebbels, ministro da propaganda nazista e Julius Streicher, Gauleiter de Nuremberg. Estas reuniões são consideradas por muitos a maior arma propagandística já inventada. A cidade de Nuremberg foi a escolhida devido ao seu ar medieval e suas estreitas ruas que geravam um clímax melhor para as reuniões. Foram realizadas edições destas reuniões sendo que a menor foi realizada em 1923 tendo um público de 20.000 nazistas e a maior delas foi em 1938 que levou milhões de pessoas a esta cidade e teve como missão preparar o povo alemão e o mundo para a Segunda Guerra Mundial. Com o início do conflito os espetáculos se tornaram inviáveis tornando o ano de 1938 a última das reuniões.

História[editar | editar código-fonte]

Reichsparteitag de 1935

Os primeiros congressos do NSDAP aconteceram em 1923 em Munique e 1926 em Weimar. A partir de 1927 Nuremberg tornou-se o ponto principal das reuniões. Depois de 1933 os congressos aconteciam na primeira metade do mês de setembro intitulado Reichsparteitage des deutschen Volkes (Congresso do Povo Alemão), para simbolizar a solidariedade entre o povo alemão e o NSDAP, que depois seria enfatizada com o número crescente de participantes a cada ano, até que finalmente atingiu cerca meio milhão de membros do partido.

Os congressos de Nuremberg[editar | editar código-fonte]

Filmes de propaganda[editar | editar código-fonte]

Cada congresso entre 1933 e 1935 foi documentado por Leni Riefenstahl.Triumph des Willens tornou-se o um dos filmes de propaganda mais famoso de todos os tempos. Porém vários generais na Wehrmacht reclamaram da presença mínima do exército no filme, então em 1935 Riefenstahl produziria um filme exclusivamente sobre a Wehrmacht intitulado Tag der Freiheit.

Os congressos de 1936 e 1937 foram documentados no Festliches Nurnberg, que possuía menor duração em relação aos outros filmes, com apenas 21 minutos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.