Partido Nazi Americano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Partido Nazi Americano (ANP) foi fundado por George Lincoln Rockwell com o objetivo de reviver o nazismo nos Estados Unidos da América e estabeleceu sua sede em Arlington, Virginia.

Inicialmente chamada a União Mundial da Livre Empresa Nacional Socialista (WUFENS), Rockwell o renomeou para Partido Nazi Americano em 1960 para atrair a atenção dos meios. O partido se baseava em grande medida nos ideais e políticas de Adolf Hitler na Alemanha no Terceiro Reich, mas manteve a fidelidade aos principios da Constituição dos Estados Unidos. Também se faz uma plataforma de negação do Holocausto.

Sede[editar | editar código-fonte]

WUFENS se estabeceu pela primeira vez em uma residência sediada em Williamsburg Road, em Arlington. Rockwell posteriormente traslada a sede do PNA a uma casa do Norte 928 Randolph Street (actualmente um hotel e edifício de oficinas). Rockwell e alguns membros do partido também estableceram um "Quartel de adestramento de tropas de assalto" em uma granja na seção de Dominion Hills de Arlington no que hoje é o Parque Regional Upton Hill, a colina mais alta no condado. Depois da morte de Rockwell, a sede se transladou a um lado de um duplex de tijolo e concreto em 2507 North Franklin Road, e inclui uma suástica proeminente montada acima da porta da frente.

Assassinato de George Lincoln Rockwell[editar | editar código-fonte]

Em 28 de junho de 1967, Levou para fora ou tentativa Primeiro em uma vida de Rockwell. Regressando das compras, levou para o caminho de Wilson Boulevard e achei que era bloqueada por uma árvore. Rockwell achava que era outra piada de adolescentes locais. Dois tiros foram realizados. Um dos tiros ricocheteou no carro ao lado de sua cabeça. A 30 de junho Rockwell pediu ao Tribunal de autorização de Arlington County para portar uma arma Circuit, seu pedido foi negado.

Em 25 de agosto de 1967, Rockwell foi assassinado por uma arma de fogo, baleado por um partido descontente no Dominion Hills Mall, no bloco 6000 Wilson Boulevard, Arlington, Virginia Estados. Duas balas atravessou o pára-brisa de seu Chevrolet 1958. O assassino era Juan Patler, um ex-membro do partido Rockwell que havia sido expulso do partido para tentar entrar na doutrina marxista da plataforma política.

Atividades[editar | editar código-fonte]

O Partido Nazi Americano tem publicado livros racistas de desenhos animados que representam a luta contra os homens brancos e a defesa dos filhos em idade escolar brancos supostamente oprimidos pelos negros (que se caricaturizam como ignorantes e violentos). "Enviar-los de volta a África", foi um tema comum.

Actualmente mantém uma página na internet na qual admiten membros activos, doações e realizam envios de sua propaganda e artigos promocionais, desde calcomanias para o auto de "White-Power", até exemplares de Mein Kampf.

Facções[editar | editar código-fonte]

Em 1970, Frank Collin se separou do grupo e fundou o Partido Nacional Socialista da América, que ficou famoso devido a um intento de marcha através de Skokie, Illinois, uma comunidade com uma grande população judía que incluía numerosos sobrevivientes do Holocausto. O evento fue dramatizado en la película de televisión Skokie e é parodiado na película The Blues Brothers . En 1979, Collin foi condenado e enviado a prisão por motivos de abuso sexual infantil.

Massacre de Greensboro[editar | editar código-fonte]

Em 3 de novembro de 1979, no que se conhece como o Massacre de Greensboro, cinco manifestantes em uma marcha anti-Klan em Greensboro, Carolina do Norte, foram assassinados a tiros por membros do Ku Klux Klan e do Partido Nazi Americano. As vítimas eram membros do Partido Comunista dos Trabalhadores, que havia tratado de organizar os trabalhadores da indústria no âmbito local e fazer frente a supremacistas brancos. Nenhum dos assassinos foi condenado.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]