Static Shock

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Static Shock
Super Choque (BR)
Logotipo original pela Warner Bros. Television.
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração 22 minutos
Criador(es) Dwayne McDuffie
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Elenco Phil LaMarr
Jason Marsden
Danica McKellar
Kevin Michael Richardson
Michele Morgan
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos The WB
BrasilSBT
Transmissão original 23 de Setembro de 200022 de Maio de 2004
Nº de temporadas 4
Nº de episódios 52

Static Shock (no Brasil, Super Choque) é uma série animada produzida pela Warner Bros. Television, tendo estreado em Setembro de 2000 no canal norte-americano The WB, no bloco dedicado à animações infantis. Foi exibida por quatro temporadas, num total de 52 episódios.

Início[editar | editar código-fonte]

Na década de 90 a DC Comics abriu espaço para que um pequeno estúdio utilizasse suas gráficas e sua distribuidora para comercializar seus personagens, fornecendo parte dos lucros para a editora. O estúdio era conhecido como Milestone. Uma curiosidade do novo estúdio era o fato que todos os personagens eram negros e residiam em sua grande maioria em Dakota. As histórias em sua grande maioria embora fossem de super-heróis, tratavam basicamente de desigualdades sociais, envolvimento com drogas e brigas com grandes corporações.

O cenário e a base para os personagens foram inspiradas no personagem Static, e muitos episódios da série adaptam elementos dos quadrinhos, incluindo outras séries da Milestone Comics, como Blood Syndicate, de onde surgiu a inspiração para diversos dos "Bang Babies". Um dos vilões da série, Edwin Alva, foi baseado num personagem da série Hardware, enquanto o Centro Comunitário Freeman tem seu nome inspirado num dos personagens principais do título Icon.

Dwayne McDuffie, fundador da Milestone e co-criador do personagem, manteve durante toda a série certo controle sobre a série e a caracterização dos personagens, chegando a escrever diversos episódios. No início, de forma similar aos quadrinhos originais, a série mostrava-se fora do Universo DC (ou, no caso, no DC Animated Universe criado por Bruce Timm), com personagens como Superman sendo tratados como meramente fictícios. Num dado momento, Virgil chegou a declarar que "até Clark Kent tem um trabalho diário". Entretanto, já na segunda temporada a série começou a exibir crossovers com personagens de séries animadas da DC, incluindo The New Batman Adventures, Batman Beyond, além da própria Liga da Justiça, que na época estrelava uma série homônima, estabelecendo-se como parte daquele universo. Uma versão envelhecida do personagem viria inclusive a aparecer num episódio em duas partes da série Justice League Unlimited.

Entre as participações especiais da série incluíram-se celebridades da vida real, que dublaram a si mesmas, como o jogador de basquete Shaquille O'Neal, A.J. McLean (membro dos Backstreet Boys) e o cantor Lil' Romeo, que também foi responsável pela música-tema usada no seriado em suas duas temporadas finais.

Personagens[editar | editar código-fonte]

A família Hawkins[editar | editar código-fonte]

Uma vez que super-herói também é gente, Virgil Hawkins quando não é o Super-Choque tem sua família.

  • Virgil Ovid Hawkins (Super Choque/Static Shock) - o personagem principal Virgil Ovid Hawkins é um estudante afro-americano, estuda no Colégio Dakota Union e vive na cidade de mesmo nome. Virgil é um jovem esperto, inteligente, atlético, vivaz e muito bem-humorado. Ele foi exposto acidentalmente a um gás desconhecido. Ele ganhou poderes eletroestáticos, e os usou para tornar-se um super-herói chamado Super Choque (Static Shock). Todos as pessoas que estavam no acidente e foram afetadas pelo gás desconhecido foram denominados de "transformados" ou "meta-humanos". O maior ódio de Virgil é de armas de fogo, já que sua mãe, Jean Hawkins, foi há 5 anos assassinada por uma bala perdida no peito durante um tiroteio de gangues.
  • Richard "Ritchie" Osgood Foley (Gear) - é o melhor amigo de Virgil. No momento em que Virgil foi afetado pelo gás da explosão de transformados, Ritchie também foi afetado e seus poderes se manifestaram no decorrer da segunda fase, que é seu grande intelecto. É considerado o mais calmo do grupo e também é o que mais analisa a situação graças a sua autossofisticada mochila e ajuda o Super Choque a combater os transformados com a ajuda de seus Zap-caps. Eles chegam também a ter outros pequenos cria-casos, mas são grandes amigos e conhecidos também como a dupla dinâmica de Dakota, além de Batman e Robin.
  • Robert Hawkins - ele é o pai de Virgil e Sharon e diretor do Centro Comunitário Homem Livre (Freeman Community Center). Robert era e ainda é fã do super-herói Soul Power, foi jogador de futebol americano no colégio (seu apelido era "Rastro") e professor do jogador de basquetebol Shaquille O'Neal. Sua esposa Jean Hawkins foi morta em uma grande briga de gangues há 5 anos (os Tumultos de Dakota), ela era enfermeira, no dia de sua morte ela saiu às ruas pois nada a impedia de ajudar as pessoas. Viúvo e pai de dois adolescentes, Robert é rígido e severo mas bondoso, caridoso e bastante compreensivo. Ele desconhece a identidade secreta de seu filho quase toda a série na TV, só no penúltimo capítulo ele descobre que seu filho e Ritchie são super-heróis.
  • Sharon Hawkins - ela é a irmã mais velha de Virgil, e uma mulher enérgica, mas é uma jovem caridosa. Ela frequenta a faculdade e é conselheira de jovens no Centro Comunitário Homem Livre em parceria com o diretor (seu pai). Sharon é fã do Super Choque sem saber que ele é seu irmão. Ela foi namorada de Adam Evans, o Homem-Elástico, durante um tempo. Ao contrário de seu pai, Sharon não chega a descobrir que seu irmão e Ritchie são super-heróis.
  • Jeanie Hawkins - a falecida esposa de Robert e mãe de Sharon e Virgil. Paramédica, era uma mulher valente e determinada, que não se deixava deter diante de nada para ajudar quem precisasse. E numa de suas jornadas para cuidar de pessoas inocentes, ela adentrou os Tumultos de Dakota há 5 anos, na qual acabou assassinada por uma bala perdida no coração. Por estar morta ela só aparece como um fantasma ou em flashbacks ocasionais ao longo da série. Virgil é atualmente quem menos conviveu com ela - por isso ele é quem sofre mais com isso.
  • Trina Jessup - a nova namorada de Robert, e embora não faça parte da família Hawkins sanguineamente, ela acaba sendo como uma nova mãe para Virgil e Sharon. É uma policial esperta, impoluta e bastante dedicada tanto à lei quanto à sua nova família. Virgil simpatiza bastante com Trina, embora Sharon de começo relute um pouco para aceitar conviver com ela.

Outros super-heróis e amigos[editar | editar código-fonte]

Estes são os amigos e aliados do Super-Choque em sua luta diária pela paz e justiça em Dakota.

Personagem Poderes
Gear
  • Super-Inteligência: Possui uma mente bastante superior, podendo criar máquinas e armas modernas e poderosas.
Homem-Elástico
  • Elasticidade: Seu corpo e seus membros podem se esticar como elástico.
She-Bang
  • Super-Força: Possui uma força sobre-humana, podendo levantar objetos mais pesados que ela e arrancar objetos que estejam presos com concreto.
  • Super-Equilíbrio: Possui equilíbrio corporal sobre-humano, capaz de desviar-se de balas ou agarrar objetos antes que caiam no chão.
  • Habilidades Acrobáticas: Pode dar saltos e girar no ar correr em grande velocidade. Além disso luta muito bem artes marciais.
Anansi, a Aranha
  • Ilusionismo: Habilidade de alterar as percepções dos outros, criando imagens e sons falsos capazes de enganar os cinco sentidos.
Soul Power
  • Eletromagnetismo: Capacidade de gerar ou absorver eletricidade com certas funções magnéticas podendo repelir, atrair, levitar e manipular coisa que conduzan eletricidade.
Kellie Reginalds
  • Fototecnia: Habilidade de criar ilusões reais através da manipulação de luzes.
Time-Zone
  • Controle do Tempo: Capacidade de fazer com que a passagem do tempo seja mais rápida, mais lenta ou que o tempo pare.
  • Viagem Temporal: Habilidade de viajar no tempo.
  • Teletransporte: Pode se teletransportar para qualquer lugar que quiser.
D-Struct
  • Fotocinese: Sua pele é capaz de emitir diversas luzes coloridas que podem até cegar.
Dwayne McCall
  • Materilização: Pode materealizar qualquer coisa que imaginar.
Permafrost
  • Criocinese: Habilidade de controlar e produzir o gelo.
Allie Langford
  • Metamorfismo Metálico: Habilidade de transformar seu próprio corpo em metal.
  • Garras Metálicas: Possui 10 garras metálicas de 30 cm que saem de seus dedos com um comando mental.
  • Invulnerabilidade: Capacidade de não ser ferida.

Meta-Raça[editar | editar código-fonte]

Estes são os inimigos de super choque, que sempre estão praticando o crime em Dakota.

Personagem Poderes
Ebon
  • Mimetismo Sombrio: Habilidade de transformar seu próprio corpo em sombra e se juntar a ela.
Madelyn Spaulding
  • Telepatia(Perdida): Pode ler pensamentos e projetar imagens mentalmente.
  • Controle Mental(Perdida): Habilidade de controlar as ações ou o raciocínio dos outros.
  • Telecinese: É capaz de levitar, quebrar e mover objetos e pessoas somente com a força mental.
Talon
  • Grito Super-Sônico: Habilidade de amplificar a voz e gritar tão intensamente que seu grito pode quebrar objetos e ensurdecer pessoas.
  • Voo: Possui um par de asas que permitem-lhe que voe.
  • Garras Afiadas: Suas unhas crescem consideravelmente.
Shiv
  • Projeção de Armas: Capacidade de transformar energia de luz em suas mãos para criar diversas armas de batalha como facas, machados e até pequenas armas arremessáveis.
Aqua-Maria
  • Metamorfismo Aquático: Capacidade de transformar seu corpo em água.
  • Hidrocinese: Capacidade de gerar e controlar o elemento água.

Hyde

  • Super-Força: Possui uma força sobre-humana, podendo levantar objetos mais pesados que ele e arrancar objetos que estejam presos com concreto.
  • Invulnerabilidade: Capacidade de não ser ferido.

Kangor

  • Crescimento Ósseo: Possui um exagerado crescimento de massa óssea e muscular de ambas as pernas, fazendo com que seus pés fiquem gigantes.

Furão

  • Olfato Aguçado: Capacidade de sentir qualquer cheiro a distâncias extremas, sabendo o cheiro de uma pessoa.

Raça Noturna[editar | editar código-fonte]

Personagem Poderes
Gale
  • Névoa Negra: Habilidadede de formar um nevoeiro negro, cuja espessura nenhuma luz pode atravessar.
Brickhouse
  • Metamorfismo Rochoso: Capacidade de transformar seu próprio corpo em uma rocha sólida.
  • Super-Força: Possui uma força sobre-humana, podendo levantar objetos mais pesados que ela e arrancar objetos que estejam presos com concreto.
Tech
  • Super-Inteligência: Possui uma mente bastante superior, podendo criar máquinas e armas modernas e poderosas.
Fade
  • Intangibilidade: Pode atravessar coisas sólidas e corpos, além de nada poder atingi-lo.

Outros transformados[editar | editar código-fonte]

O que seria de um desenho de super-heróis sem existir um time a ser combatido por fazer o mal? Pois bem, aí estão eles.

Personagem Poderes
Raio de Fogo
  • Pirocinese: Capacidade de controlar a energia cinética dos átomos para gerar, controlar ou absorver fogo.
Carmen-Dillo
  • Característica do Tatu: Seu corpo lembra o corpo de um tatu podendo se enrolar e se mover como uma bola.
Slipstream
  • Aerocinese: e a Capacidade de controlar, gerar, ou absorver o elemento ar. Isto inclui produzir rajadas de ventos, aumentar a pressão do ar para esmagar coisas, ou diminuir a resistência do ar podendo se mover mais rapidamente.
Replikon
  • Transmorfismo: Capacidade de assumir a forma de qualquer ser humano. Incluindo ou não capacidade de mimetizar a voz
Rag-Tag
  • Despertar habilidades: e a Habilidade de conceder habilidades especiais a pessoas comuns temporariamente.
Karen Roberts
  • Ciberpatia: Habilidade de interceptar, manipular, gerar e compreender transmissões eletrônicas com a mente, sejam de rádio ou digitais, essa habilidade também permite conecta sua mente a internet para manipular todos sistemas eletrónicos.
Replay
  • Duplicação: Capacidade de criar clones de si mesmo.
Boom
  • Manipulação sonora: é a capacidade de fazer mímica e distorcer o ruído, para replicar freqüências, e criar explosões sônicas de proporções devasta que saem de seu peito.

Outros transformados[editar | editar código-fonte]

Estes, embora também sejam meta-humanos, não se enquadram nem como heróis nem como vilões. Super Choque teve uma interação específica com cada um deles.

  • Tamara Lawrence (Monster) - voz original: Ariyan A. Johnson (Tamara Lawrence) e Dee Bradley Baker (Monster) - Ela pode se transformar num monstro enorme, feio e muito forte, mas seus olhos e ouvidos são sensíveis a luzes e sons intensos. Tamara já foi namorada do ex-presidiário Marcus Reed, e o culpa pelo fato de ela estar nas docas no momento do Big Bang, então ela passou a atacar pessoas ligadas a Marcus para assim incriminá-lo.
  • Kellie Reginalds (Mirage) - ela tem o poder da fototecnia, ou seja, pode criar ilusões reais através da manipulação de luzes. Seu irmão mais velho é o também meta-humano Byron Reginalds, o Boom. Eles vivem com sua avó, depois de serem alterados pelo gás do Big Bang, ela ajuda seu irmão a conseguir dinheiro para comprar um lugar melhor para sua avó morar. Em um desses roubos ela fica para trás, depois de Super Choque conversar com ela eles ficam amigos. Ela até ajuda Virgil a esconder sua identidade secreta, criando uma imagem do Super Choque enquanto Virgil sai do estádio.
  • Nina Crocker (Time-Zone) - voz original: Rachael MacFarlane - Essa garota tem o poder de voltar no tempo, se tornando uma dos meta-humanos mais poderosos do planeta. Depois da tentativa de Ebon usar seus poderes para o mal, ela decide que seu poder é perigoso demais. Assim ela volta no tempo e impede que sua versão mais nova vá até o local do Big-Bang. Agora Time-Zone não existe mais, Nina Crocker é apenas uma garota normal e feliz do colegial.
  • Derek Barnett (D-Struct) - voz original: Bumper Robinson - Ele ganha a vida como atleta de corridas de curta distância; como meta-humano ele pode gerar energia iônica ao seu redor para protegê-lo de qualquer coisa. Recebeu o nome D-Struct ao ser "convidado" a integrar a Meta-Raça por ordem de Ebon. Persuadido por Super Choque, Derek abandona o crime e torna-se voluntário para testes de cura de meta-humanos.
  • Dwayne McCall - voz original: Blayne Barbosda - Ele é um bom garoto que tem um meio-irmão mais velho criminoso e aproveitador, o pérfido Aaron Price. Dwayne tem o poder de transformar coisas normais em qualquer coisa, como cachorros em personagens de videogame, água em refrigerante, mas é só temporário, enquanto ele está concentrado no objeto. Aaron descobre que Dwayne é um transformado e utiliza-se dele para cometer roubos, dizendo a seu irmão que não estão fazendo nada de errado. No final Dwayne decide parar de ajudar Aaron em seus crimes e esperar crescer para distinguir o certo do errado.
  • Thomas Kim (Tantrum) - voz original: John Cho - Ele é filho de um homem com mania de perfeição, rígido e excessivamente exigente para com seu filho. Thomas é uma espécie de "meta-humano inconsciente", ou seja, ele nem sequer sabia que era um transformado. Quando se zangava por causa das exigências de seu pai e perturbações dos colegas de classe ele se transformava no monstruoso Tantrum, criatura musculosa com pele roxa e cabelos alaranjados, super-forte, imune à dor e difícil de controlar (de forma similar ao Dr. Robert Bruce Banner tornando-se o Hulk). Somente quando recebia algum afeto ou compreensão voltava ao normal. Sabendo afinal de seu problema, Thomas Kim resolve se cuidar para viver uma vida menos rígida e mais sociável.
  • Maureen Connor (Permafrost) - voz original: Hynden Walch - Ela tem poderes de gelo e neve, podendo criar nevascas e ser imune ao ar frio. Ela perdeu sua mãe há pouco tempo e sendo órfã e sem lugar para viver, Maureen é uma adolescente amarga, triste e sofrida. Acaba ajudada pelo Super Choque e compreende o verdadeiro significado da amizade.
  • Allie Langford (Garras/Nails) - ela tem seu corpo totalmente revestido em aço maciço. O nome "Nails" vem de suas garras feitas do mesmo aço - tais garras podem rasgar e cortar qualquer coisa e serem disparadas como projéteis mortais, e ainda voltam a crescer instantaneamente (ela é como uma mistura de Colossus com Spyke, ambos dos X-Men). Allie é na verdade uma ótima garota e estava procurando ajuda para se tratar e voltar ao seu normal, mas acabou caindo nas malhas de Harlequina e Hera Venenosa (inimigas do Batman) para cometer crimes para elas e após ser enganada e traída por elas, Allie ajuda o Homem-Morcego e Super Choque a capturá-las. Assim, com um benemérito tratamento financiado pelas Indústrias Wayne, Allie consegue um tratamento para ser capaz de controlar seu poder e volta a viver normalmente com seus pais.
  • Dule Jones - ele é também um meta-humano como Troy Claudes (o Corrente/Chainlink) e ambos possuem poderes similares. Mas enquanto Troy permaneceu no crime, Dule desistiu da vida bandida para tornar-se profissional do futebol americano - e diferentemente dos tentáculos metálicos fixos nas costas de Corrente, os que haviam nas costas de Dule eram retráteis e portanto ele podia esconder o fato de ser um transformado. Corrente passou então a chantagear Dule para extorquir-lhe dinheiro e tentar forçá-lo a voltar à vida de fora-da-lei em troca de não revelar seu segredo. Mas Dule, em público, revelou a todos que era um meta-humano e assim contou com a ajuda de Super Choque, Gear e um time inteiro de jogadores de futebol americano para livrar-se do perverso Corrente e assim retomar sua vida esportiva.
  • A Raça Noturna - Eles são alguns dos meta-humanos que foram transformados no Big Bang, mas além de terem super poderes eles não suportam fontes de luz forte, como o Sol, que podem até transformá-los em cinzas. Então eles se escondem nos esgotos e outros lugares escuros, quando tentam buscar ajuda na noite todos se assustam e fogem com medo deles, obrigados a viver no escuro e dependendo de roubos para sobreviverem. Seus integrantes são:
    • Nightingale/Gale - voz original: Colleen O'Shaughnessey - É uma jovem capaz de formar um nevoeiro negro chamado matéria escura, cuja espessura nenhuma luz pode atravessar. Aparentemente é a líder da Raça Noturna.
    • Brickhouse - voz original: Dawnn Lewis - Ela é a melhor amiga de Gale há vários anos. Com o Big-Bang além de integrar a Raça Noturna sua pele ganhou a aparência de tijolo conferindo-lhe a força e dureza que possui hoje. Uma espécie de braço-direito, confidente e protetora pessoal para Gale, ela é uma mulher alta e extremamente forte - tanto que o nome "brick" ("tijolo" em inglês) provém de sua mutação.
    • Técnico/Tech - voz original: Freddy Rodriguez - O cérebro da Raça Noturna, Técnico é super inteligente como Gear. Quando Ebon os conhece, convence o Técnico a construir uma máquina para envolver toda a cidade em matéria escura. Depois do plano do Ebon falhar ele decide trabalhar em uma cura para a Raça Noturna.

Fade - voz original: Freddy Rodriguez - Assim como a Lince Negra dos X-Men, esse cara tem o poder da intangibilidade física, ou seja, ele pode atravessar coisas sólidas como um fantasma.

Outro

Ebon de Fogo (fusão: Ebon e Raio de Fogo)

Personagens auxiliares[editar | editar código-fonte]

  • Shelly Sandoval - repórter de TV freqüentemente encarregada de cobrir e divulgar as notícias sobre os eventos mais importantes de Dakota, bem como os atos heróicos e vilanias de Super Choque, Gear, Homem-Elástico e outros.
  • Edwin Alva - o mais poderoso empresário de Dakota, tão rico que pode fazer Bill Gates parecer um mendigo. Arrogante, intempestivo, ganancioso, desumano e insensível, Alva é normalmente visto fazendo alianças com governantes corruptos e figurões escusos diversos para assim ampliar seu podre domínio sobre as finanças de Dakota. É um megalômano, homem carrancudo, ambicioso e que não tem qualquer consideração para com a vida alheia, mesmo para com seu único filho Alva Jr..
  • Daisy Watkins - ela e Virgil se conheceram no Colégio Vanmoor para Gênios na ocasião em que Virgil foi aceito para estudar lá. Eles se tornam amigos e ela até "vai junto" com Virgil quando este resolve voltar para o colégio público Dakota Union. Pode-se dizer que com o passar do tempo eles desenvolvem um laço que simboliza mais que apenas amizade... Quando estiverem adultos - e ela souber quem é o Super Choque - ela e Virgil vão se casar e terão um filho, que possivelmente herdará os poderes de seu pai e assim dará continuidade ao legado do Super Choque.
  • Frieda Goren - a melhor amiga de Daisy, Virgil e Ritchie. É uma garota alegre, energética e ligada em fofocas e eventos ao redor de Dakota. É uma excelente aluna e ainda faz pequenos bicos no Centro Comunitário Homem Livre. Assim como Virgil e Daisy, Frieda no futuro possivelmente desenvolverá laços bastante afetivos para com Ritchie.
  • Jimmy Osgood - um garoto normal tipo "nerd", que sempre foi atormentado por Nick Connors, o valentão da escola. Até que quando chegou ao limite de sua paciência, Jimmy pegou a arma de seu pai para matar Nick, mas ele acabou causando uma tragédia na qual Ritchie levou um tiro na perna. Dessa forma o desenho retratou o sério problema de se portar armas de fogo dentro das escolas.
  • Jonathan Vale e Dolores Vale - casal de cientistas que criou Shanice Vale (She-Bang) através de seu projeto de engenharia genética. Acabaram afeiçoando-se à mesma como sua própria filha.

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Os poderes do Super Choque são totalmente baseados na eletricidade, sendo seu corpo uma poderosa fonte de energia. Assim sendo, ele é capaz não apenas de produzir, mas também de controlar vários tipos de energia, principalmente a energia eletromagnética (apesar dele também ter a capacidade de extrair eletricidade de outras fontes/armazenadores).

Acessórios[editar | editar código-fonte]

  • Disco Statico/Static Disk - Em seus primeiros momentos como herói, Super Choque tinha de improvisar um veículo para se deslocar com rapidez de um local a outro então ele teve a idéia de usar algo de metal propelido por um campo eletromagnético com tampas de latas de lixo e tampões de bueiro, até que Ritchie resolve criar o Disco Statico, um tipo de disco metálico que se abre e fecha como um leque e pode ser guardado dentro da jaqueta. Energizando-o, o herói pode voar nele.
  • Shock-Vox - Um tipo de "walkie-talkie" ou comunicador de altíssimo alcance construído por Ritchie.
  • Zap-Caps - Também inventados por Ritchie, são pequenas esferas com efeitos diversos: podem conter energia elétrica para "recarregar" Super Choque, gerar explosões, reverter energias de outros meta-humanos e assim por diante.
  • A Mochila - O principal acessório de Ritchie (Gear) para combater o crime ao lado do Super Choque. A Mochila, como ele a chama, tem diversos equipamentos, radares e sensores para usos diversos, de captar sinais e leituras de materiais perigosos até voar e agir independente de seu dono. A Mochila tem esse nome porque quando não está em uso vai atachada às costas de Gear.
  • Patins a Jato - Gear os utiliza para correr ou voar em alta velocidade e acompanhar o Super Choque. Nem o exército dos EUA poderia criar algo tão bom ou melhor.

Dublagem[editar | editar código-fonte]

A dublagem brasileira, sob direção de Helíobas Ribeiro, foi feita pela empresa carioca Som De Vera Cruz.

Personagem Estados Unidos Estados Unidos (original) Brasil Brasil
Virgil Ovid Hawkins (Super-Choque / Static Shock) Phil LaMarr Luiz Sérgio Vieira
Robert Hawkins Kevin Michael Richardson Jorgeh Ramos
Sharon Hawkins Michele Morgan Izabel Lira
Jeanie Hawkins Alfre Woodard Nádia Carvalho (adulta)
Rosane Corrêa (jovem, no vídeo que Virgil assistiu de antigamente, após a morte de sua mãe)
Trina Jessup Sheryl Lee Ralph Edna Mayo
Richard "Ritchie" Osgood Foley (Gear) Jason Marsden Ronalth Abreu
Frieda Goren Danica McKellar Iara Riça
Daisy Watkins Marshall Jones Ana Lúcia Menezes
Shanice Vale (She-Bang) Rosslynn Taylor Jordan Márcia Morelli
Jonathan Vale e Dolores Vale Phil Morris e Mike Tyson André Belizar e Vânia Alexandre
Adam Evans (Homem-Elástico / Rubberband Man) Kadeem Hardison Marcelo Garcia
Morris Grant (Soul Power) Brock Peters Maurício Berger
Phillip Rollins (Sparky) Rodney Saulsberry José Augusto Sendim
Anansi Phil LaMarr Ronaldo Júlio
Ivan Evans (Ebon) Gary Sturgis Francisco José
Francis "F-Stop" Stone (Raio de Fogo / Hotstreak) Danny Cooksey Ettore Zuim
Teresa (Talon) Tia Texada Carla Pompílio
Shiv Brian Tochi Jorge Lucas
Kangorr Kevin Michael Richardson Luiz Carlos Persy
Carmen-Dillo Matt Ballard Vânia Alexandre, Alexandre Moreno
Furão / Ferret Chick Vennera Carlos Marques
Hyde Tone Loc Ronaldo Júlio
Slipstream Bumper Robinson não divulgada
Puff Kimberly Brooks Rita Lopes, Vânia Alexandre e Christiane Monteiro
Onyx Kevin Michael Richardson Maurício Berger e Ronaldo Júlio
Marvin Roper (Replikon) Coolio Guilherme Briggs
Acqua-Maria Erika Velez Élida L'Astorina
Edwin Alva Jr. (Omnifarious) Matt Ballard Paulo Vignolo
Madelyn Spaulding (Unipsycho) Kimberly Brooks Guilene Conte
Edward Felson (Speedwarp) James Arnold Taylor Alexandre Moreno
Karen Roberts (Omnara) Wendie Malick Tereza Cristina
Rag-Tag Richard Libertini Pietro Mário
Run e Jump Philip Tanzini e Kenny Blank Pedro Eugênio
Specs / Spectral e Trapper / Speedtrapper Patton Oswalt e Michael Rosenbaum Jorge Lucas e José Luiz Barbeito para Specs / Spectral; não divulgada para Trapper / Speedtrapper
Sanguessuga / Leech David Arquette Ronaldo Júlio
Johnny Morrow (Replay) Neil Patrick Harris Samir Murad
Allie Langford (Garras / Nails) T'Keyah Crystal Keymáh Mabel Cézar
Byron Reginalds (Boom) Ricky D'Shon Collins Duda Espinoza
Kellie Reginalds (Mirage) Gavin Turek Christiane Monteiro
Brandon Wylers (Star-Burst) David Faustino Phillipe Maia
Dr. Valmont Koenig (The Heavyman) Ron Perlman Ronaldo Júlio
Dr. Dennis Dhuron (Prof. Ameaça) Terrence Stamp Isaac Schneider
Tarmack John DiMaggio Ronaldo Júlio
Troy Claudes (Corrente / Chainlink) Bumper Robinson Marco Moreira
Osebo Michael Jai White Ronaldo Júlio
Shelly Sandoval Maria Canals Rosane Corrêa
Edwin Alva Kerrigan Mahan Ayrton Cardoso

Episódios[editar | editar código-fonte]

'Primeira temporada'

  • 01 - Choque no sistema
  1. REDIRECIONAMENTO [[jhjj

</gallery> ]]

  • 02 - Depois do choque
  • 03 - A raça
  • 04 - Debaixo da terra
  • 05 - Estão tocando a minha música
  • 06 - O novo garoto
  • 07 - Brincadeira de criança
  • 08 - Filhos dos pais
  • 09 - Ventos da mudança
  • 10 - Perdendo a forma
  • 11 - Júnior
  • 12 - Replay
  • 13 - Fúria

'Segunda temporada'

  • 14 - Ligas profissionais
  • 15 - Jogo de poder
  • 16 - Ato entre irmãos
  • 17 - Super Shaq
  • 18 - Congelados
  • 19 - Manchas Solares
  • 20 - A namorada do papai
  • 21 - Má elasticidade
  • 23 - Disfarçado
  • 24 - Jimmy

'Terceira temporada'

  • 25 - Garras metálicas
  • 26 - Gear
  • 27 - Super Choque na África
  • 28 - Shebang
  • 29 - O maior suspeito
  • 30 - Sua própria liga (parte 1)
  • 31 - Sua própria liga (parte 2)
  • 32 - Hora do show
  • 33 - Consequência
  • 34 - Romeu na briga
  • 35 - Problema ao quadrado
  • 36 - Brinquedos à solta
  • 37 - Armadilha para os pais
  • 38 - Flashback
  • 39 - Voltando ao passado

'Quarta temporada'

  • 40 - Choque do futuro
  • 41 - Ela voltou
  • 42 - Fora da África
  • 43 - Herói caído
  • 44 - Exercito das trevas
  • 45 - Nenhum homem é uma ilha
  • 46 - Esquadra da cesta
  • 47 - Agora você ve ele
  • 48 - Onde a borracha encontra o asfalto
  • 49 - Ligado
  • 50 - Molhada e feroz
  • 51 - Sequestrado
  • 52 - Racionamento de energia

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre animação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.