Besouro Azul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Besouro Azul
Blue Beetle
BeetlePopOut.png
Publicado por Fox Comics
Holyoke Publishing
Charlton Comics
Americomics
DC Comics
Primeira Aparição Mystery Men Comics #1 (Agosto de 1939)
Criado por Charles Nicholas Wojtkowski
Personagens
Dan Garret
Ted Kord
Jaime Reyes
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Besouro Azul (Blue Beetle) é um personagem de banda desenhada (história em quadrinhos) publicado pela DC Comics. O primeiro Besouro Azul foi criado em 1939 pela Fox Feature Syndicate[1] .

Os direitos e o nome do personagem foram vendidos para a Charlton Comics, que logo lançou sua própria versão. Juntamente com os demais "Heróis de Ação" da Charlton, seus direitos seriam comprados posteriormente pela DC Comics.

Versão da Fox[editar | editar código-fonte]

Era o alter-ego de Dan Garret, filho de um policial que fora assassinado. Começou a ser publicado em Mystery Men Comics número 1 de 1939. Seus poderes adivinham de uma vitamina, e ele usava um uniforme à prova de balas[2] .

Seu uniforme se assemelha ao do Fantasma de Lee Falk.[2]

Versão da Charlton[editar | editar código-fonte]

Publicado a partir de 1954, a Charlton Comics adquire os direitos de publicação do Besouro Azul original, inicialmente reimprime suas primeiras aventuras[2] .

Mais tarde, o manto seria passado a Ted Kord, porém sem os super-poderes mas com uma nave em forma de besouro que se tornou sua marca registrada. Publicado a partir de 1966 (durante a chamada Era de Prata da banda desenhada)[2] .

Enquanto investigava a recém descoberta tumba do lendário faraó maligno Quéfren, o Dr. Dan Garrett, arqueólogo, descobriu um escaravelho azul no topo do sarcófago dourado do faraó. Ao tocar a gema do escaravelho, ele repentinamente se encontrou na presença do que parecia ser a representação humana do antigo deus egípcio Khepri. O deus disse a Garrett que ele era um homem de coragem e honra, e que havia sido escolhido para se tornar o campeão da humanidade. Daquele momento em diante, quando Garrett segurasse o objeto sagrado e pronunciasse as palavras místicas "Kaji Dha", se transformaria no Besouro Azul[2] .

Este Besouro Azul possuía incrível força, capacidade de vôo, visão de raios-x e a habilidade de atirar raios energéticos. Sua armadura era feita de uma cota de malha especial.

O novo Besouro teve histórias produzidas por Steve Ditko (co-criador do Homem-Aranha) e Gary Friedrich[2] .

Versão da DC[editar | editar código-fonte]

Quando a DC adquiriu os direitos do personagem, manteve as principais características de sua última encarnação, o inventor e cientista Ted Kord. Começou a ser publicado depois da série Crise Nas Infinitas Terras, de 1985[3] .

Durante os eventos ocorridos em Crise Infinita, um jovem chamado Jaime Reyes achou o escaravelho que dá poderes do besouro a quem o possuir e se tornou o novo Besouro Azul.


Referências

  1. Marcus Ramone (07/11/06). Besouro Azul: quase sete décadas de história. Universo HQ.
  2. a b c d e f Leonardo Vicente Di Sessa (03/07/2006). Besouro Azul - Parte 1. HQManiacs.
  3. Leonardo Vicente Di Sessa (13/09/2006). Besouro Azul - Parte 2. HQManiacs.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Besouro Azul