Sinestro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sinestro
Sinestro.jpg

Dados da publicação
Publicado por DC Comics
Primeira aparição Green Lantern (vol. 2) # 7 (Agosto de 1961)
Criado por John Broome
Gil Kane
Terra natal Korugar
Afiliações Tropa Sinestro
Sociedade Secreta de Super Vilões
Liga da Injustiça
Tropa dos Lanternas Verdes
Habilidades Poderes do anel energético de Qward.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Sinestro é um personagem ficcional, supervilão do Universo DC e inimigo do Lanterna Verde. Sua primeira aparição foi em Green Lantern Vol.2 #7 (Julho-Agosto 1961)[1] .

Criado por John Broom e Gil Kane[1] , vem aparecendo desde então nos quadrinhos, e desenhos animados como Super Amigos (Onde faz parte da "Legião do Mal").

Seu visual foi inspirado no ator britânico David Niven[1] .

Origem[editar | editar código-fonte]

Antigamente um membro da Tropa dos Lanternas Verdes, Sinestro tornou-se secretamente o ditador de seu planeta natal, Korugar. Isto foi descoberto pelos Guardiões do Universo quando Sinestro treinava o então novato Hal Jordan. Os Guardiões aprisionaram Sinestro no Universo de Antimatéria, e lá ele fez amizade com os Trovejantes e ganhou seu anel amarelo deles, se tornando um dos mais temiveis inimigos dos Lanternas. Recentemente (2007) nos Estados Unidos, foi lançada uma saga chamada "The Sinestro Corps War", ou Tropa Sinestro onde Sinestro reúne os piores vilões da galáxia dando a cada um deles um anel amarelo para fazer frente à Tropa dos Lanternas Verdes.

Poderes[editar | editar código-fonte]

Sinestro empunha uma duplicata amarela do anel padrão da Tropa dos Lanternas Verdes, mas não tem vulnerabilidade ao amarelo. Assim como o anel dos lanternas verdes, o anel de Sinestro precisa ser recarregado em uma bateria amarela, enquanto é feito o juramento de sua tropa. O anel é feito da raríssima substancia Qwardamita, existente somente no Universo de Antimatéria.

Cronologia[editar | editar código-fonte]

Parallax e o retorno de Hal Jordan[editar | editar código-fonte]

Após ser dado como morto, ele havia plantado o parasita cósmico Parallax em Hal Jordan, para que este fosse dominado e se voltasse contra a Tropa dos Lantenas Verdes. A verdade foi revelada após Kyle Rayner descobrir a verdadeira natureza de Parallax, o que desencadeou uma série de eventos que levaram ao retorno de Hal Jordan como Lanterna Verde. Hal e Kyle combateram Sinestro, que retornou a Qward.

Tropa Sinestro[editar | editar código-fonte]

Em Qward, Sinestro usou a energia de sua fúria somada à força do anel amarelo e fez uma bateria central amarela, no centro do universo de antimatéria, forjando diversos anéis energéticos amarelos e formando a Tropa Sinestro. A Tropa foi combatida e derrotada pela Tropa dos Lanternas Verdes. Sinestro e outros Lanternas de sua tropa foram presos em Oa.

A Guerra das Luzes[editar | editar código-fonte]

Sinestro seria executado em seu planeta natal, Korugar, mas enquanto era conduzido para lá, ele foi sequestrado por um grupo de Lanternas Vermelhos, comandados por Atrócitus. No meio da batalha, um integrante da Tropa dos Lantenas Azuis, o Santo Andarilho, disse a Hal Jordan que a sobrevivência de Sinestro seria crucial para deter o sombrio evento futuro conhecido como A Noite Mais Densa. Sinestro foi levado ao planeta Ysmault, sede da Tropa Vermelha, e aprisionado por Atrócitus. Este planejava executar Sinestro e se vingar de tudo com que ele se importava, incluindo uma filha secreta. Sinestro conseguiu se libertar e escapar de Ysmault. Sinestro rumou para Korugar e revelou à Lanterna Verde Soranik Natu que era o pai dela, dizendo-lhe estar orgulhoso por ela ter tido sucesso onde ele falhou: trazer ordem a Korugar como membro da Tropa dos Lanternas Verdes. Em seguida, Sinestro fez uma breve visita ao túmulo de Abin Sur e, ao ser informado que alguns integrantes de sua tropa haviam sido capturados no planeta Zamaron, rumou para lá para libertá-los e confrontar as responsáveis pela captura: as Safiras Estrelas.

A Noite Mais Densa[editar | editar código-fonte]

Chegando a Zamaron, Sinestro enfrentou a Safira Estrela Carol Ferris (ex-namorada de Hal Jordan), mas a luta foi interrompida quando integrantes da Tropa dos Lanternas Negros atacaram ambos. Hal Jordan e Índigo-1 apareceram e os ajudaram. Os quatro se teleportaram para Korugar, onde Sinestro enfrentou Mongul. Quando estava aparentemente derrotado, Sinestro conseguiu controlar os anéis amarelos de Mongul ao tocá-los (afinal, o próprio Sinestro havia criado os anéis), revertendo a situação a seu favor e aprisionando Mongul na Bateria Central Amarela. Os Lanternas Negros Abin Sur e sua irmã Arin apareceram e enfrentaram o grupo, tendo seus anéis negros destruídos pelo ataque conjunto de Sinestro, Hal, Carol e Índigo-1. Após debater com Hal Jordan qual tropa procurariam a seguir, Sinestro concordou (com alguma relutância) com a liderança de Hal Jordan e a ideia deste de procurar primeiro os Lanternas Azuis no planeta Odym. Lá uniram-se ao Santo Andarilho e aos guardiões Ganthet e Sayd. Os últimos a aderir ao grupo foram Atrócitus (da Tropa Vermelha) e Larfleeze (o Agente Laranja). O grupo rastreou a fonte de poder dos Lanternas Negros até a Terra, onde enfrentaram o criador destes: a entidade cósmica conhecida como Nekron.

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Animação[editar | editar código-fonte]

A primeira aparição de Sinestro em animações foi em Super Amigos, sendo dublado no Brasil por Orlando Drummond.

Também apareceu em vários desenhos do universo animado concebido por Paul Dini e Bruce Timm, o DC Animated Universe: Primeiramente em Super-Homem- a série animada, sendo dublado no Brasil por João Batista; Liga da Justiça e sua continuação Liga da Justiça Sem Limites, tendo na dublagem brasileira a voz de Jorge Lucas; e ainda uma participação em Super Choque, nesta ocasião sendo dublado no Brasil por José Augusto Sendim.

Fora desta continuidade, Sinestro fez uma aparição na série animada Duck Dodgers, sendo derrotado pelo personagem principal, Duck Dodgers, que se tornou Lanterna Verde por engano após ter suas roupas trocadas com as do Lanterna Verde Hal Jordan. Nesta ocasião foi dublado no Brasil por Hamilton Ricardo.

Sinestro participou, ainda, dos desenhos O Batman e Batman: os Bravos e os Destemidos. Neste último ele aparece inicialmente como integrante da Tropa dos Lanternas Verdes e posteriormente como vilão.

Sinestro foi o principal antagonista do longa-metragem de animação Lanterna Verde – Primeiro Voo, lançado diretamente em vídeo (DVD). Recebeu no Brasil a voz de Júlio Chaves.

Live-action[editar | editar código-fonte]

O ator inglês Mark Strong interpretando o personagem Sinestro no filme Lanterna Verde de 2011.

O comediante Charlie Callas interpretou o vilão no especial para a TV Legends of the Superheroes, de 1979.

Em 2011, Mark Strong interpretou o personagem no filme longa-metragem Lanterna Verde. Para a caracterização, o ator teve de utilizar um molde prostético que alterou seu rosto, modificando orelhas, sobrancelhas, cabelo e adicionando o bigode.[2] No filme, que mostra a origem do persoangem Hal Jordan, Sinestro ainda é um integrante da Tropa dos Lanternas Verdes.

Referências

  1. a b c Sérgio Codespoti (15/01/2010). Jackie Earle Haley poderá interpretar Sinestro. Universo HQ.
  2. BORGO, Érico (7 de junho de 2011). Lanterna Verde. Omelete.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]