Parallax

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Banda desenhada.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde dezembro de 2009.

Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido (desde abril de 2008). Ajude e colabore com a tradução.
Parallax
Comic image missing-pt.png

Dados da publicação
Publicado por DC Comics
Primeira aparição Green Lantern (vol. 3) #50 (Março de 1994)
Criado por Conceito original:
Ron Marz
Darryl Banks
Criatura Parallax:
Geoff Johns
Ethan Van Sciver
Afiliações Tropa Sinestro
Habilidades Hal Jordan:
Alteração da realidade, Controle sobre o tempo.
Criatura Parallax:
Voo,
Possessão,
controle da mente,
indução ao memo,
Objetos sólidos criados de energia.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

A Parallax é uma entidade cósmica fictícia retratada nas histórias em quadrinho da série do super-herói Lanterna Verde, da DC Comics. Ela se nutre e se alimenta do medo que ela mesma espalha nos seres vivos dos planetas que são tocados por sua energia amarela. A entidade foi aprisionada dentro da bateria central de Oa pelos Guardiões do Universo há muito tempo por ter causado uma grande destruição cósmica. Devido a isso, explicada durante muito tempo como uma "impureza" na Bateria Central, a energia verde dos anéis dos lanternas não funcionava em coisas amarelas. Atualmente Parallax é definida como um avatar, assim como Ion é a energia verde da Força de Vontade, o avatar dos Lanternas Verdes.

Num acontecimento catástrofico para o Universo, Parallax possuiu o Lanterna Verde Hal Jordan quando a cidade natal do herói, Coast City, foi destruída pelo Superciborgue.

Desesperado com o ocorrido, Hal voa para Oa no intento de conseguir a permissão dos Guardiões do Universo para ressuscitar todos os habitantes de Coast City. Seu desejo é negado, pois o anel não pode ser usado para ganhos pessoais e sim para servir às grandes necessidades do universo. Frustrado com a decisão dos Guardiões e cheio de remorsos por não ter impedido a destruição de seu lar, Hal teve seu estado psicológico agravado provocando um grande medo no maior dos Lanternas Verdes. Aproveitando-se desse raro momento de dor, fraqueza e medo de Hal Jordan, Parallax se instala junto ao consciente do herói, que assim se torna para entidade uma porta para o mundo exterior.

Com essa invasão do seu ser Hal Jordan enlouquece e mata a quase totalidade dos integrantes da Tropa dos Lanternas Verdes, tornando o universo um pouco mais escuro e provocando o evento conhecido como Zero Hora.

Apenas poucos membros da Tropa sobrevivem escondidos entre as estrelas. Sinestro, atual vilão e antigo mestre de Hal, coloca uma parte de um plano maior em prática: utilizando-se de uma cópia criada com a energia do anel ele forja sua morte nas mãos de Hal Jordan quando este aparentemente quebra-lhe o pescoço. Em seguida Hal Jordan, como se fosse forçado, vai até Oa e absorve toda a energia da Bateria Central, (a fonte de energia dos anéis dos lanternas verdes) libertando assim por completo Parallax, que passa a habitar no próprio Hal Jordan.

Toda a saga da transformação de Hal Jordan em Parallax é contada na mini-série Crepúsculo Esmeralda publicada pela Abril Jovem.

Ícone de esboço Este artigo sobre Banda desenhada da DC Comics é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.