Jim Gordon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Comissário Gordon
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por DC Comics
Primeira aparição Detective Comics #27
(maio de 1939)
Criado por Bob Kane
Bill Finger
Afiliações Batman
Ocupação Comissário de polícia
Base de operações Gotham City
Parentesco Barbara Gordon (filha)
Sara Gordon (segunda esposa)
Situação presente ativo
Codinomes conhecidos Jim
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Comissário James Gordon é um personagem fictício, um aliado de Batman, que aparece nas histórias em quadrinhos publicados pela DC Comics. O personagem apareceu pela primeira vez em Detective Comics # 27 (Maio de 1939), e foi criado por Bill Finger e Bob Kane. Gordon fez sua estréia no primeiro painel desta história desenhada, fazendo dele o primeiro personagem de apoio do Batman à ser introduzido.

Na maioria das encarnações do mito Batman, James Gordon é o comissário de polícia Gotham City, casa do Batman. Ele compartilha o profundo compromisso do herói para livrar a cidade escura e corrupta do crime. Nos quadrinhos da Idade de Ouro e Prata, e em 1960 no programa de televisão do Batman, Gordon confia plenamente, e é ainda um pouco dependente do Batman. Nas histórias mais modernas, ele é um pouco cético em relação ao método do Batman de vigilante, mas reconhece a necessidade de Batman, e os dois têm um respeito mútuo e amizade tácita. A relação de Gordon com o Batman, como seu contato na polícia; é comparável à relação entre Sherlock Holmes e inspetor Lestrade. Ele era o marido de Barbara Kean Gordon e, após seu divórcio, de Sarah Essen Gordon. Gordon é também o pai de James Gordon Jr., e dependendo da continuidade; pai ou pai adotivo de Barbara Gordon, a primeira Batgirl moderna e mais tarde Oraculo e, em seguida, Batgirl novamente.

Gordon é uma parte importante do mito de Batman e apareceu na maioria das outras adaptações de mídia do personagem. Isso inclui jogos de vídeo, animação, e os filmes de ação ao vivo. Gordon foi interpretado por Lyle Talbot na série de filmes Batman e Robin, Neil Hamilton na série de televisão Batman, Pat Hingle nos filmes da série Tim Burton / Joel Schumacher; e Gary Oldman na série de filmes de Christopher Nolan.

Trilogia de Christopher Nolan[editar | editar código-fonte]

Batman Begins[editar | editar código-fonte]

A primeira aparição de Gordon ocorre no início do filme, quando ele, ainda sargento, consola um jovem Bruce Wayne que havia acabado de ter perdido seus pais. Mais de vinte anos depois ele é confrontado por Bruce Wayne mascarado. Rendido e com um grampeador simulando uma arma na nuca, ele confessa que não sabe o que Falcone planeja para a cidade e que não participa dos esquemas dos policiais corruptos. Mais tarde Batman aprende a confiar em Gordon, e o torna seu parceiro. Gordon oculta essa revelação dos policiais e mantém fidelidade ao Cavaleiro das Trevas. Depois que Batman confronta Espantalho e é obrigado a fugir, Gordon o persegue sem escolha para não manchar sua imagem junto a polícia. No final, pilota o Tumbler de Batman, ajudando a derrotar Ra's al Ghul.

O Cavaleiro das Trevas[editar | editar código-fonte]

Gordon é um renomado tenente, no entanto falha em tentar prender um mafioso chinês. Mais uma vez ele recorre a ajuda de Batman, que prende facilmente o mafioso na China. O Mascarado, ele e Harvey Dent formam um trio inseparável que luta contra o crime em Gotham. No entanto aparece a ameaça do Coringa, que tenta matar Harvey Dent e em seguida monta um atentado ao prefeito. Gordon, no entanto, se antecipa, e salva o prefeito, aparentemente morrendo no processo. Para tornar tudo mais real, a polícia vai até a casa da mulher de Gordon e diz que o tenente morreu. No entanto o tenente aproveitou para investigar o Coringa a paisana. Ele dirige o veículo onde Harvey Dent está sendo levado preso, impede a morte de Batman e prende o Coringa com sucesso. Em decorrência de suas ações, é promovido a Comissário, pois o antigo, Loeb, havia sido morto em um atentado feito pelo Coringa. Gordon vai salvar Harvey Dent de mais uma armadilha de Coringa, mas falha. Harvey Dent se transforma no Duas-Caras, e, acreditando que Gordon não o salvou de propósito, sequestra sua família no prédio onde Rachel, sua esposa, morreu. A mulher e os dois filhos de Gordon são retidos no prédio, mas são salvos por Batman, que mata Duas-Caras. Logo após Batman é incriminado pelos assassinatos cometidos por Harvey Dent de propósito, pois este deveria continuar sendo um símbolo para Gotham. O filme termina com Gordon quebrando o Bat-sinal.

O Cavaleiro das Trevas Ressurge[editar | editar código-fonte]

No teaser trailer de The Dark Knight Rises, Gordon é visto na cama de um hospital, dizendo para alguém, que aparenta ser Bruce Wayne: "O Batman precisa voltar... Ele precisa!". Enquanto Gordon fala, uma imagem se forma: a de Bane. O estado de Gordon parece grave, o que mostra que o acidente sofrido pode ter sido de importância significativa no filme. Gordon também parece saber que Bruce Wayne é o Batman. No final do filme ele se recupera.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.