Batmóvel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Batmóvel (Batmobile, no original) é o automóvel utilizado por Batman nas produções inspiradas nos quadrinhos da DC Comics. O Batmóvel aparece como meio de transporte do herói desde os primeiros quadrinhos e seriados. Fica guardado em uma das alas da Batcaverna, na Mansão Wayne.

O Batmóvel fez sua primeira aparição em Detective Comics #27, lançada em 1939. Era um simples sedan e ainda não tinha nome definido, sendo chamado apenas de Carro. Nas era seguintes, o Batmóvel foi ganhando cores e tecnologia e passou a ser um dos veículos mais modernos e famosos da mídia.

O batmobile, o carro utilizado por “Batman” na série de televisão norte-americana dos anos sessenta, foi vendido por 3,47 milhões de euros num leilão em Scottsdale, no Estado do Arizona. O batmobile que foi leiloado em 19 de Janeiro de 2013 e que foi utilizado na primeira série de televisão "Batman" entre 1966 e 1968 foi construído por Georges Barris a partir de um Lincoln Futura comprado em 1955 num ferro-velho por apenas um dólar[1] .

Na "Trilogia Batman" dirigida por Christopher Nolan, o super-herói morcego (interpretado por Christian Bale) pilota novos modelos de Batmóveis de alta tecnologia, similares a tanques de guerra. Esse(s) tipo(s) de Batmóvel(is) é(são) intitulado(s) como Tumbler(s).

Veja também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Batmóvel
Ícone de esboço Este artigo sobre banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências