Batmóvel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Batmóvel (Batmobile, no original) é o automóvel utilizado por Batman nas produções inspiradas nos quadrinhos da DC Comics. O Batmóvel aparece como meio de transporte do herói desde os primeiros quadrinhos e seriados. Fica guardado em uma das alas da Batcaverna, na Mansão Wayne.

O Batmóvel fez sua primeira aparição em Detective Comics #27, lançada em 1939. Era um simples sedan e ainda não tinha nome definido, sendo chamado apenas de Carro. Nas era seguintes, o Batmóvel foi ganhando cores e tecnologia e passou a ser um dos veículos mais modernos e famosos da mídia.

O batmobile, o carro utilizado por “Batman” na série de televisão norte-americana dos anos sessenta, foi vendido por 3,47 milhões de euros num leilão em Scottsdale, no Estado do Arizona. O batmobile que foi leiloado em 19 de Janeiro de 2013 e que foi utilizado na primeira série de televisão "Batman" entre 1966 e 1968 foi construído por Georges Barris a partir de um Lincoln Futura comprado em 1955 num ferro-velho por apenas um dólar[1] .

Na "Trilogia Batman" dirigida por Christopher Nolan, o super-herói morcego (interpretado por Christian Bale) pilota novos modelos de Batmóveis de alta tecnologia, similares a tanques de guerra. Esse(s) tipo(s) de Batmóvel(is) é(são) intitulado(s) como Tumbler(s).

Brinquedos[editar | editar código-fonte]

Diversos fabricantes optaram por fabricar pequenas réplicas dos diversos Batmobiles ao longo dos tempos.

  • A Lego produziu uma versão do Batmobile mais recente, o Tumbler. Ao todo este conjunto para ser construído conta com mais de 1869 pequenas peças de plástico.
  • Hot Wheels realizou um modelo da série de TV dos anos 60 do Batmobile, assim como as versões Batmobile dos filmes Batman and Batman Returns and the Tumbler from Nolan's Batman films.
  • Corgi Toys produziu uma gama alargada de Batmobiles desde o 'sedan' original até aos mais recentes Batmobiles dos últimos filmes. A Corgi produziu ainda o Batboat, o Red Bird & Jokermobile.
  • Mego produziu o Batmobile para a sua gama World's Greatest Super Hero nos anos 70. No interior destes pequenos modelos era possível sentar dois bonecos.
  • O Batmobile produzido pela Kenner's na sua coleção Super Powers Collection 
  • A editora Eaglemoss lançou uma revista 'Batman Automobilia' em que dá grande destaque a todos os modelos de Batmobiles ao longo dos tempos.

Veja também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Batmóvel
Ícone de esboço Este artigo sobre banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências