Fogo (DC Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Fogo
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por DC Comics
Primeira aparição Histórico: Super Friends #25, (Outobro 1979)
Recente: Infinity, Inc. #32 (November 1986)
Criado por E. Nelson Bridwell
Ramona Fradon
Características do personagem
Alter ego Beatriz Bonilla da Costa (nascida Corvalho)
Espécie Humana geneticamente modificada
Terra natal Rio de Janeiro, Brasil
Afiliações Xeque-Mate
Guardiões Globais
Liga da Justiça
Ocupação Atriz e modelo
Parceria Gelo
Codinomes conhecidos Fogo Verde
Fúria Verde
Chama Verde
Bia
Habilidades Mimetismo vulcânico, voo, força sobre-humana,pirocinese.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Fogo (em inglês, Fire) é uma super-heroína brasileira, personagem fictícia de história em quadrinhos da editora  estadunidense DC Comics. Criada por E. Nelson Bridwell e Ramona Fradon[1] na década de 1970 sob o nome de Flama Verde[2]

Beatriz Bonilla da Costa, também conhecida como Bea é uma heroína brasileira seu histórico se alterou ao longo dos anos: foi modelo, dançarina, apresentadora de TV, presidente da filial das Indústrias de Bruce Wayne (o Batman) no Brasil, agente secreta do governo federal[3] e antigo operativo do Serviço Nacional de Informações (SNI), atual Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). Além de já ter atuado nas equipes Guardiões Globais, Xeque-Mate, SuperAmigos e Liga da Justiça Internacional. [4]

Criação[editar | editar código-fonte]

A personagem foi criada pela DC Comics para integrar a Sociedade da Justiça, com a intenção primária de controlar os elementos opostos, fogo e gelo, mas a ideia foi descartada e sua projeção seguiu o padrão de apenas um poder.

Existem muitas explicações utilizadas hoje pelos fãs para explicar um fato dentro da criação de Fogo: ela ficar apenas de biquíni quando se torna incandescente. Uma das mais conhecidas é a de que fora apenas por conta da imaginação na hora de desenhar, mas há outras que afirmam que foi um modo de representar a figura da modelo vaidosa e exibicionista, profissão esporádica da personagem. E outros acreditam que era o estereótipo de heroína e do que se pensava que era o Brasil: uma mulher provocante, de colante e chamativa.

A Personagem[editar | editar código-fonte]

Bea nasceu no Amazonas, enquanto seus pais estavam de férias. Seu parto foi prematuro, e um índio executou a função de "parteiro", devido ao estranho acontecimento, o índio conferiu ao bebê a previsão de se tornar uma importante pessoa. Anos mais tarde, como integrante do órgão governamental Espiões Nacionais do Brasil, em missão para recuperar uma energia, Bia acaba causando a maior explosão piroplásmatica da história. Este acidente lhe concedeu o poder sobre o fogo e a capacidade de voar. Já como super-heroína, Beatriz conheceu outra moça com superpoderes, Gelo, capaz de controlar o frio. Fogo viu na outra heroína seu oposto, não só nos poderes mas também na personalidade pois, enquanto ela era animada e desinibida, Gelo era tímida e reservada. Depois disto, Fogo e Gelo tornam-se companheiras e passam a lutar contra o mal juntas. Mesmo atuando ao lado de Gelo, Fogo mantém sua identidade secreta como atriz e modelo.

Poderes e Habilidades[editar | editar código-fonte]

Mimetismo ao Piroplasma: Com a mutação que sofreu logo após a explosão de piroplasma, ela é capaz de incendiar seu corpo, neste estado ela tem a capacidade de:

  • Super-Força
  • Voo
  • Intangibilidade
  • Lançar bolas de fogo/piroplasma

Investigação: Agente Secreto

Combate Corpo-a-Corpo (Avançado): Treinada por Batman

Poliglota: Português, espanhol e inglês.

Grafia do Sobrenome[editar | editar código-fonte]

A grafia do sobrenome da personagem, originalmente era "DaCosta", com tempo foi alterada para: daCosta padrões não usados no português e mais comum em países hispânicos[5]

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Liga da Justiça da América (1997)[editar | editar código-fonte]

Telefilme que retrata uma equipe formada por quatro super heróis: Flash, Lanterna Verde, Fogo e Átomo. A missão deles é garantir a vida e a paz dos seres humano. Neste filme um desafio leva a liga a descobrir uma nova parceira: a meteorologista Gelo. Ela prova sua garra para garantir a paz na América e por isso é aceita na liga. Fogo é Bebe DiCosta, uma atriz fracassada e foi interpretada por Michelle Hurd.

Liga da Justiça Sem Limites[editar | editar código-fonte]

Na serie de desenho animado Liga da Justiça Sem Limites, Fogo continua acompanhada de Gelo, sua parceira de luta, mas não combatem o crime juntas necessariamente. Flash se apaixona por ela, e ela corresponde. Acabam ficando juntos por algum tempo, mas depois não se sabe o que acontece.

Fogo é uma heroína do Brasil!!!!

Ícone de esboço Este artigo sobre Banda desenhada da DC Comics é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Fogo da Justiça

  1. Heroes Made In Rio,[1]
  2. O Brasil e os brasileiros nas terras dos super-heróis,[2]
  3. O Brasil e os brasileiros nas terras dos super-heróis,[3]
  4. Guia dos Quadrinhos, Fogo, [4]
  5. Sidney Gusman (1995). "Heróis brasileiros com sotaque estrangeiro". Heróis do Futuro #14. Press Talent