Homem-Borracha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Homem Borracha
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por Quality Comics
DC Comics
Primeira aparição Police Comics #1 (Agosto de 1941)
Criado por Jack Cole
Características do personagem
Alter ego Patrick "Eel" O'Brian
Afiliações F.B.I
Liga da Justiça
All-Star Squadron
Combatentes da Liberdade
Codinomes conhecidos Ralph Johns
Habilidades Consegue esticar e moldar o seu corpo altamente resistente em qualquer forma que ele possa imaginar, mesmo aqueles com peças móveis. Imune a telepatia. Possível imortalidade.
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Homem Borracha (Plastic Man) é um personagem de história em quadrinhos (banda desenhada) publicado originalmente pela Quality Comics durante a Era de Ouro dos Quadrinhos. Ele foi criado por Jack Cole e apareceu pela primeira vez em Quality Comics número 1, publicada em agosto de 1941. Ele posteriormente receberia seu próprio título pela Quality, e vários outros mais tarde, quando seus direitos foram adquiridos pela DC Comics.

Poderes[editar | editar código-fonte]

Devido ao acidente industrial (no qual ele caiu em um tanque com químicas misteriosas que entraram em sua corrente sanguínea através de uma ferida de bala) o Homem borracha tem vários poderes, como:

  • Fisiologia maleável: O' Brien é um fluido humano, nem completamente líquido ou sólido. Ele tem controle completo sobre toda a sua estrutura molecular.
  • Maleabilidade (Elasticidade / Plasticidade): Ele pode esticar seus membros e seu corpo em vários comprimentos e tamanhos. Não há limite conhecido para o quanto que ele pode esticar seu corpo.
  • Alteração de Tamanho: Ele pode encolher-se a alguns centímetros de altura (colocado em um dos bolsos do cinto de utilidades do Batman) ou pode crescer a vários metros e tornar-se um titã (do tamanho de arranha-céus).
  • Alteração de Forma: Ele pode contorcer seu corpo em várias posições e tamanhos, impossíveis para os seres humanos comuns, tais como ser totalmente plano, de modo que ele pode deslizar sob uma porta ou usar os dedos para abrir fechaduras convencionais. Ele também pode se disfarçar mudando a forma do rosto e do corpo. Graças ao seu estado de fluido, o Homem Borracha pode abrir buracos em seu corpo e transformar-se em objetos com partes móveis. Além disso, ele pode alterar a sua massa corporal e constituição física à vontade, não há praticamente nenhum limite para os tamanhos e formas que ele pode se contorcer.
  • Agilidade Sobre-Humana: Esses poderes de alongamento permitem que o Homem Borracha tenha uma agilidade elevada, permitindo-lhe flexibilidade e coordenação, que é extraordinariamente além dos limites naturais do corpo humano.
  • Alteração de Cor: A única limitação que O'brien tem com a sua fisiologia lhe diz respeito à cor, que ele não pode mudar sem concentração intensa. Embora ele geralmente não use essa habilidade.
  • Invulnerabilidade: O Homem Borracha tem uma enorme durabilidade. Ele é capaz de suportar corrosões, perfurações e contusões sem sustentar qualquer lesão (embora ele possa ser momentaneamente atordoado). Ele é resistente à impactos de alta velocidade que mataria uma pessoa comum, resistente à explosões de armas de energia, e é completamente à prova de bala. Sua massa corporal pode ser dispersa, mas para todos os efeitos, é invulnerável.
  • Regeneração: Ele é capaz de regenerar e / ou assimilar qualquer tecido danificado. Embora não se regenere instantaneamente, o seu fator de cura é muito mais rápido do que o de um ser humano comum.
  • Imunidade Telepática: De acordo com o Batman, "A mente do Homem Borracha não é mais orgânica. É intocável à telepatia" (ou pelo menos à controle mental, visto que ele é suscetível à leitura e detecção mental.
  • Imortalidade: O Homem Borracha não aparenta envelhecer, e se ele o faz, é a um ritmo muito mais lento do que seres humanos normais. No rescaldo do arco de história JLA "Obsidian Age", foi descoberto que ele sobreviveu por mais de 3000 anos e ainda está ativo como um super-herói.
  • Detecção ultra-sônica: Seu corpo começa a "ondular" quando uma freqüência ultra-sônica é acionada.

Origem ficcional[editar | editar código-fonte]

O Homem Borracha era um bandido chamado Patrick "Eel" O'Brian (sendo Eel uma espécie de apelido, pois significa enguia em inglês. Não foi descoberto que seu nome era Patrick até recentemente), até que caiu em um caldeirão de ácido que lhe deu suas super-habilidades. Ele usa óculos escuros e um uniforme amarelo e vermelho, tão flexíveis quanto seu corpo. Qualquer forma que tome, suas cores permanecem as mesmas.

Filiações[editar | editar código-fonte]

O Homem Borracha foi membro da atual formação da Liga da Justiça, mas resolveu deixar a equipe, algum tempo atrás, alegando que gostaria de passar mais tempo com seu filho, Luke McDunagh. Sua situação atual junto a equipe não foi muito bem definida, permancendo um mistério se ele ainda está como membro ativo ou não. Entretanto, é estabelecido em algumas fontes que ele está ativo desde 1941, tendo sido membro do All-Star Squadron e sendo o elo do grupo com o FBI. Isto é, no entanto, amplamente discutido, dado que seu companheiro Woozy Winks, estaria envelhecido hoje. No entanto, como um herói de comédia, não se exige muito dele em questões de continuidade.

Desenhos animados[editar | editar código-fonte]

  • A primeira aparição de Homem Borracha foi na primeira temporada de Super Amigos, no episódio "Professor Goodfellow’s G.E.E.C.". A participação dele se deu da seguinte maneira: ele era o único que conseguiria esticar sua mão dentro dum computador a fim de pegar um rato que estava roendo as fiações. Este computador criado por Prof. Goodfellow controlava diversas máquinas através da cidade. Infelizmente foi a única aparição de Borracha na série.
  • Warner Bros. Animation e Cartoon Network produziram um piloto para um novo desenho de Homem Borracha em 2006, com um estilo de desenho bastante caricato, mas o episódio nunca foi ao ar. Entretanto, o episódio pode ser assistido no Youtube.