Frankenstein (DC Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Frankenstein é um personagem da DC Comics baseado no clássico romance de Mary Shelley. Sua primeira aventura foi em 1948, adaptado por Edmond Hamilton e Bob Kane numa história do Batman na revista Detective Comics. Recentemente, em 2005, Grant Morrison reformulou o personagem (juntamente com vários outros) na maxi-série 7 Soldados da Vitória.

7 Soldados da Vitória[editar | editar código-fonte]

Grant Morrison fundiu num mesmo personagem a versão original, de Mary Shelley, e as diversas encarnações do cinema.1

O personagem lembra um pouco o caçador de vampiros Blade da trilogia cinematográfica.

Esta versão do personagem passou a ser considerada a oficial, e teve aparições em grandes sagas como 52, Crise Final (esta última também da autoria de Morrison).

Em 7 Soldados, na primeira história, o Pistoleiro Greg Saunders relata seu encontro com um certo Johnny Frankenstein, mas não se trata do Frankenstein que aparece na série mais a frente, visto que a aventura com Johnny se deu em 1875 e o Frankenstein foi soterrado e mantido fora de circurlação em 1870.

Frankenstein: A Mini-Série[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Resumo sobre a mini-série em quatro edições onde se deu a reformulação do personagem. Ela faz parte da Maxi-série 7 Soldados da Vitória.

* Frankenstein 01

Título: Feioso

Em 1870, Frankenstein enfrenta Melmoth, o Rei dos Sheeda que está preso no passado. O confronto se dá num trem em movimento passando por uma montanha. Frankenstein, apesar de atacado por monstros que devoram carne putrefata, decapta o criador deles, Melmoth. Mas a bala que o faz também acerta a locomotiva e provoca um acidente - o trem descarrila e Frankenstein é soterrado.

O monstro fica sob os escombros e uma cidade nasce sobre ele. Nessa cidade, um adolescente chamado de Feioso por seus colegas passa a controlar as criaturas de Melmoth e usa-as para atacar os alunos durante o baile da escola. Apenas uma jovem se salva, quando seu namorado utiliza eletricidade para retardar os monstros, sacrificando-se. O chão eletrificado e a transmissão de notícias sobre a invasão Sheeda iminente acordam Frankenstein, que surge do chão dentro da escola. Ele protege a aluna e depois mata o Feioso. A seguir, cuida de todas as criaturas de Melmoth e, recuperando seus equipamentos, parte, retomando sua missão de proteger o mundo dos Sheeda e de outras aberrações.

* Frankenstein 02

Título: Zumbis Vermelhos

Frankenstein utiliza o portal Erdel (o mesmo que trouxe J'onn J'onzz, o Ajax, para a Terra) para ir a Marte, atrás de Melmoth. Este está explorando túmulos marcianos para obter ouro. O monstro doma e cavalga um "cavalo carnívoro" marciano (referência a John Carter de Marte)e cavalga-o pelas paisagens marcianas, passando por ruínas da civilização do Caçador de Marte. Frankenstein, invadindo uma tumba, confronta e mata Melmoth e todos os mafiosos que o ajudavam após encontrar os zumbis vermelhos que guardavam o lugar. Ele traz as crianças usadas como mão de obra de volta para casa.

* Frankenstein 03

Título: A Água

Frankenstein investiga o estranho incidente da cidade de Vale da Salvação. Lá, todos os mamíferos, incluindo as pessoas, tiveram seu comportamento natural alterado. Atacado por pequenos animais silvestres outrora fofinhos e agora selvagens, Frankenstein só escapa da morte ao ser salvo pela outra obra de seu criador, a Noiva. Ela agora integra a agência SOMBRA, e Frankenstein é forçado a colaborar com eles.

* Frankenstein 04

Título: Frankenstein No Reino Das Fadas

Agora um operativo da SOMBRA, Frankenstein vai ao Tibet, onde enfrenta Neh-Buh-Loh. Após matar a criatura, Frankenstein invade uma nave sheeda e vai com ela para seu local de origem: o futuro distante da Terra, onde a humanidade se tornou os sheeda. Lá, enfrenta Glorianna Tenebrae.

Poderes e Armas[editar | editar código-fonte]

Frankenstein é muito forte, tem quase o mesmo nível de poder de Solomon Grundy.

Ele carrega consigo dois armamentos característicos: A Espada de Miguel e uma pederneira movida a vapor, que é carregada de pressão por um aparato em suas costas. A pederneira só dispara dois tiros (balas de formato esférico), depois precisa ser recarregada.

Grupos e Aliados[editar | editar código-fonte]

Frankenstein trabalha para a organização S.O.M.B.R.A. (no original, S.H.A.D.E.), organização governamental secreta encarregada de espionagem e defesa que se vale de superarmas e operativos meta-humanos. Outro dos operativos da organização é a Noiva.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=materias&cod_materia=353
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) personagem de Banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.