Repórter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Repórter é um jornalista que pesquisa a informação apresentada em diversos tipos de meios de comunicação. É o responsável por trazer aos leitores as últimas notícias. Dia 16 de fevereiro é dedicado como Dia do Repórter, cuja origem não é conhecida. No Estado de Mato Grosso foi estabelecido o dia 31 de outubro como Dia do Repórter Político.

O repórter é o profissional responsável por realizar vídeo e reportagens, pautas e pesquisa de informações.

Um repórter atua com elaboração de reportagens, entrevistas, redação de textos para revista e Web, fazendo a cobertura de eventos, coletivas etc.

Está sob as responsabilidades de um repórter atuar com redação de textos corporativos e publicitários, definição de pautas, acompanhamento nas produções e reportagem, apresentação de programas web TV, atuar com cobertura de eventos corporativos, elaboração de tutorias para treinamentos e comunicação interna, responsabiliza-se por manter o público informado e atualizado através dos canais de comunicação, buscando fontes para o fornecimento de entrevistas e depoimentos que o ajudem na elaboração da matéria, apurar os fatos, investigar casos correndo atrás das melhores táticas para apresentação das notícias, que podem ser veiculadas através de mídias impressas (revistas, jornais e semelhantes) ou digitais (televisão, rádio, internet), realizar a cobertura de links em matérias ao vivo, elaboração de pautas, fazer pesquisa de fontes, colher informações, fazer a apuração de fatos para a construção de notícia.

Uma repórter de televisão, Andréia Sadi, em entrevista com o então presidente do Brasil Michel Temer.
Uma repórter de televisão, Andréia Sadi, em entrevista com o então presidente do Brasil Michel Temer.

Para que o profissional tenha um bom desempenho como repórter além da graduação é essencial que possua boa comunicação, habilidade para lidar com o público, boa escrita, criatividade, conhecimentos gerais, estar sempre atualizado sendo objetivo e preciso.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Repórter
Ícone de esboço Este artigo sobre meios de comunicação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.