Op-ed

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Op-Ed)

Op-ed é um americanismo,[1] abreviatura de opinion editorial page ("opinião editorial"),[2] que designa a página de um jornal na qual são expressas opiniões de colunistas ou comentaristas. O nome veio da tradição de posicionar tal material na página oposta à página de editorial.

Artigos de op-ed contêm colunas e artigos de opinião, assinados por seus autores, os quais não são empregados do jornal, e suas opiniões não são necessariamente iguais às do jornal, embora geralmente sejam alinhadas à linha editorial do veículo. A maioria dos artigos op-ed vem na forma de um ensaio ou tese, usando argumentos para demonstrar o ponto de vista do autor.

Por extensão, op-ed designa qualquer artigo de opinião (não apenas descritivo dos fatos), independentemente do meio em que é publicado.

Op-ed em design jornalístico[editar | editar código-fonte]

O espírito do op-ed se reflete muitas vezes no design gráfico, ou seja, na diagramação e na ilustração da página. O New York Times notoriamente utiliza, na página op-ed, uma diagramação diferenciada, com ilustrações realizadas por artistas consagrados. Muitos jornais e revistas brasileiras adotam uma abordagem semelhante na op-ed, optando por ilustrações expressivas, em vez de charges políticas.

Referências

  1. Dictionary.com: op-ed
  2. Merriam-Webster Learner's Dictionary: op-ed

Ver também[editar | editar código-fonte]