Podcast

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Podcast é o nome dado ao arquivo de áudio digital, frequentemente em formato MP3 ou AAC (este último pode conter imagens estáticas e links), publicado através de podcasting na internet e atualizado via RSS. Também pode se referir a série de episódios de algum programa quanto à forma em que este é distribuído.

Origem do Termo[editar | editar código-fonte]

A palavra é uma junção de Pod-Personal On Demand (numa tradução literal, pessoal sob demanda) retirada de iPod e broadcast (transmissão de rádio ou televisão). O podcast em vídeo chama-se "videocast", frequentemente em arquivo formato MP4 ou disponibilizado em sites de streaming como o Youtube.

O termo "podcast" é creditado a um artigo do jornal britânico The Guardian em 12 de fevereiro de 2004, mas, nesse primeiro momento, o termo não se referia ao formato de transmissão com RSS, o que só aconteceu em setembro daquele ano, quando Dannie Gregoire usou o termo para descrever o processo utilizado por Adam Curry.[1]

Podcast Papo BJPnet, número 15
Episódio de podcast com explicação sobre o que é um podcast, com 18min14s.[2]

Problemas para escutar este arquivo? Veja introdução à mídia.

O primeiro podcast em Portugal foi o Blitzkrieg Bop[3] , de Duarte Velez Grilo.[4] [5] Outro podcast também português é o Programa Rádio do João[6] . Atualmente o podcast mais popular em Portugal é o Rádio Etiópia.

O podcast brasileiro mais popular é o "Nerdcast" do site Jovem Nerd.

Exemplos de Podcasts Brasileiros[editar | editar código-fonte]

Melhores do Mundo

Bang Cast

SciCast

Jovem Nerd

Rapadura Cast

Cafe Brasil

RadioFobia

Projeto X Podcast

Jurassicast

Papo de Gordo

Pauta Livre News

Ultrageek

Cinemação

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço relacionado ao Projeto Internet. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.