Podcast

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Podcast é o nome dado ao arquivo de áudio digital, frequentemente em formato MP3 ou AAC (este último pode conter imagens estáticas e links), publicado através de podcasting na internet e atualizado via RSS. Também pode se referir a série de episódios de algum programa quanto à forma em que este é distribuído.

Origem do Termo

A palavra é uma junção de Pod-Personal On Demand (numa tradução literal, pessoal sob demanda) retirada de iPod e broadcast (transmissão de rádio ou televisão). O podcast em vídeo chama-se "videocast", frequentemente em arquivo formato MP4 ou disponibilizado em sites de streaming como o Youtube.

O termo "podcast" é creditado a um artigo do jornal britânico The Guardian em 12 de fevereiro de 2004, mas, nesse primeiro momento, o termo não se referia ao formato de transmissão com RSS, o que só aconteceu em setembro daquele ano, quando Dannie Gregoire usou o termo para descrever o processo utilizado por Adam Curry.[1]

Além do formato comum de podcast MP3, existe também a opção Enhanced Podcast, em M4A. Formato proprietário da Apple, este tipo de podcast oferece algumas facilidades, como divisão do podcast em capítulos, mudança da imagem principal durante o decorrer do programa, e uso de links que também podem mudar ao longo de sua exibição. Estes recursos oferecem uma melhor aprofundamento do tema em questão, umas vez que pode visualmente mostrar do que está sendo discutido, e oferecer acesso aos conteúdos em questão através dos links. Infelizmente, os Enhanced Podcasts só funcionam em dispositivos que usem o sistema operacional iOS.

O primeiro podcast do Brasil foi o "Digital Minds," de Danilo Medeiros, em 21 de outubro de 2004. O podcast falava sobre tecnologia em geral.

Episódio de podcast com explicação sobre o que é um podcast, com 18min14s.[2]

Problemas para escutar este arquivo? Veja a ajuda.

O primeiro podcast em Portugal foi o Blitzkrieg Bop[3] , de Duarte Velez Grilo.[4] [5]

Ver também

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Internet é um esboço relacionado ao Projeto Internet. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.