QuickTime

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
QuickTime
Logo QuickTime-pt.PNG
Desenvolvedor Apple Computer
Lançamento 2 de dezembro de 1991 (22 anos)
Versão estável 7.70.80.34 (3 de agosto de 2011; há 163 semanas e 6 dias)
Sistema operativo Microsoft Windows,
Mac OS X, Mac OS 9
Gênero(s) Multimídia
Licença Proprietária
Estado do desenvolvimento Ativo
Tamanho 36,4 MB (Windows)
Página oficial QuickTime.

QuickTime (conhecido também como QT) é uma estrutura de suporte (framework) multimídia, marca registrada, desenvolvida pela Apple, Inc., capaz de manipular formatos de video digital, mídia clips, som, texto, animação, música e vários tipos de imagens panorâmicas interativas. A versão actual do software é 7.70.80.34 para Windows Vista e XP (Service Pack 2) e Macintoshes.
QuickTime é a ferramenta de extensão multimídia mais importante e número um, requerida, indispensável, e não substituível, para qualquer interatividade dos programas de multimídia com os computadores da Apple, inclusive para o funcionamento correto do programa "iTunes", entre vários outros programas, assim como com os ´´hardwares´´ acopláveis, incluindo - mas não limitado a — o DVD player. Sem o QuickTime instalado estas funções não se executarão em um computador da Apple.

Mov é um formato multimídia utilizado para armazenar sequências de vídeo pelo software QuickTime[1] (Mov é a extensão usada nos arquivos criados por default no QuickTime e sua abreviação refere-se à palavra movie = filme, em Português). Com o Quick Time para o Windows (da Apple Computer) é possível ver vídeos no Windows. Em algumas das novas versões de determinados browsers, com o uso de um plug-in instalado no sistema, podem-se ver vídeos directamente na janela do browser, sem ter que fazer o download do vídeo.
QuickTime 7 inclui recursos para exportar vídeo do computador diretamente para apresentação no iPod, Apple TV, e no iPhone.

QuickTime 7.x[editar | editar código-fonte]

Quicktime 7 representa a maior mudança de estrutura para a linha do QuickTime desde sua primeira versão. Inicialmente lançado em 29 de Abril de 2005 junto com Mac OS X v10.4 (para a versão, 10.3.9, e 10.4.x), QuickTime 7.0 apresentava o seguinte:[2] [3]

Depois de duas novas versões para Windows[5] Apple lançou, no dia 7 de Setembro de 2005, a versão 7.0.2; a primeira versão estável para Windows 2000 e Windows XP. A versão 7.0.4 foi lançada no dia 10 de Janeiro de 2006 e foi a primeira versão binária universal. Mas, esta sofreu diversos problemas (bugs), incluindo transbordamento de dados, que é mais problemático para a maioria dos usuários.

No dia 11 de Julho de 2007, com o lançamento do QuickTime 7.2, a Apple dexou de oferecer suporte aos usuários de Windows 2000.[6] A última versão disponível para Windows 2000, a versão 7.1.6, contém várias vunerabilidades de segurança.[7] Apple não indicou se eles vão oferecer alguma futura atualização para as versões desatualizadas.. QuickTime 7.2 é a primeira versão para o Windows Vista.

Apple abandonou suporte para conteúdos Flash no QuickTime 7.3, terminando com os conteúdos que dependiam em tecnologia do Flash para interatividade, ou trilhas de animação. Parte da decisão foi a preocupação da Apple com segurança.[8]
Para usuários do Mac OS interessados em continuar executando arquivos Flash em QuickTime, assim também como arquivos do Windows Media Player (wma/wmv) a Perian.org desenvolveu uma codec que permite a execução não somente desses dois tipos de arquivos (extensões), mas diversos diferentes tipos de extensões, facilitando a execução de diversos arquivos em um só programa de mídia (QuickTime).[9]

Em QuickTime 7.3, é necessário um processador que oferece suporte a SSE (extensões SIMD de streaming). QuickTime 7.4 não requer SSE. Diferentemente das versões 7.2 e 7.3, QuickTime 7.4 recusa sua instalação em sistemas Windows XP SP1 (o instalador procura se o Service Pack 2 está instalado). QuickTime 7.5 foi lançado no dia 9 de Junho de 2008.[10]

QuickTime X[editar | editar código-fonte]

QuickTime X (pronunciado "QuickTime dez") [11] é a nova versão do QuickTime. Esta versão foi anunciada na Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple em San Francisco, no dia 8 de Junho de 2009. Ela vai começar a ser distribuída com o sistema operacional Mac OS X v10.6 em meados de 2009.[12] A versão X vai ser desenvolvida em tecnologia de mídia usada pela primeira vez em sistema operacional de iPhones e oferecerá suporte a codecs modernas e execução de mídia mais eficientemente.[13]

QuickTime Pro[editar | editar código-fonte]

O QuickTime é um programa extremamente poderoso quando expandido para a versão QuickTime Pro. O QuickTime Pro permite execuções de recursos adicionais, tais como a criação e edição de áudio e vídeo.

Criando e editando arquivos A/V[editar | editar código-fonte]

Criando e editando arquivos de áudio e/ou vídeo com QuickTime Pro é facílimo, mas não possível, da mesma maneira, com outras extensões alternativas. Para criar um clip novo com um vídeo ou áudio (ou ambos) já existente, basta:

  1. escolher (iluminar) a porção da faixa de um vídeo/áudio no QT player,
  2. escolher "copiar" do menu "Editar",
  3. escolher "novo player" do menu "aquivo" (File) e
  4. escolher "colar" do menu "Editar".
  5. Salvar o novo arquivo com qualquer nome.

Esta edição é especialmente útil quando o usuário deseja manter somente parte de um clip, removendo partes não desejáveis do mesmo.

Alternadamente, o usuário pode seguir os mesmos passos acima para editar somente o áudio, ou somente o vídeo, de um clip qualquer, mantendo o restante (áudio ou vídeo) do original no novo clip. Para que isto seja feito, o usuário precisa escolher se vai trabalhar com o áudio somente, ou com o vídeo somente. Para fazer esta escolha, o usuário deve escolher a faixa (vídeo ou áudio) que vai trabalhar. Esta escolha é feita pelo menu de "show movie properties" (mostrar as propriedades do movie), disponível na versão do QuickTime Pro, pelo menu "Window".
Para sincronizar video ou audio em certos locais exatos do clip, o QT Pro oferece a opção de ver o clip pelo tempo, ou por frame. Esta escolha é feita bastando clicar no cronómetro que aparece à frente do botão de play do clip a ser editado.

Mudando a extensão[editar | editar código-fonte]

Para mudar a extensão do QT (x.mov) para outra (x.mp3; x.aif; x.wav; etc), assim como para uma extensão do iPod, iPhone etc., o usuário deve importar o arquivo de extensão x.mov no iTunes e por dentro do aplicativo (iTunes) salvar o arquivo noutra extensão desejada. O próprio iTunes permite também a criação de listas de canções (ou vídeos/movies) que por sua vez podem ser usadas para a criação de CD/DVDs (com o próprio iTunes).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. http://shell.windows.com/fileassoc/0416/xml/redir.asp?EXT=mov
  2. ArsTechnica - Video in Tiger (em Inglês). Página visitada em 09-01-2007.
  3. Apple - Developer - QuickTime 7 Update Guide (em Inglês). Página visitada em 09-01-2007.
  4. Apple - Developer - QuickTime 7 Audio Enhancements (em Inglês). Página visitada em 09-01-2007.
  5. Apple Unveils Preview Release of QuickTime 7 for Windows (em Inglês). Página visitada em 01-06-2007.
  6. Apple - QuickTime - Download - QuickTime Version Availability (em Inglês). Página visitada em 16-07-2007.
  7. Apple Releases Security Updates for QuickTime (em Inglês). Página visitada em 16-07-2007..
  8. About the security content of QuickTime 7.3.1 (em Inglês) Apple Inc. (2007-12-13). Página visitada em 10-04-2008.
  9. Perian(em inglês), uma extensão de Mac OS para QuickTime continuar a executar arquivos Flash assim como outros tipos de extensões não normalmente executáveis.
  10. "Apple libera QuickTime 7.5". (em Português) MacMagazine (UOL) Rafael Fischmann (09/06/2008 às 21:19). Página visitada em 9 de Junho de 2009.
  11. WWDC 2008: New in Mac OS X Snow Leopard (em Inglês) RoughlyDrafted Magazine (12 de junho de 2008). Página visitada em 9 de junho de 2009.
  12. Apple Previews Mac OS X Snow Leopard to Developers (em Inglês) Apple.com (2008-06-09). Página visitada em 09-06-2008.
  13. Mac OS X Snow Leopard (em Inglês) Apple.com (2008-06-09). Página visitada em 09-06-2008.
Ícone de esboço Este artigo sobre Software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Apple logo black.svg Portal Apple Inc.