PNG

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
PNG
Exemplo de imagem PNG.
Exemplo de transparência em uma imagem PNG.
Extensão do arquivo .png
Type code PNGf
Desenvolvido por W3C
Tipo de formato Imagem
Variado para APNG, JNG e MNG
padrão(ões) ISO 15948, IETF RFC 2083

PNG (Portable Network Graphics, também conhecido como PNG's Not GIF[1] ) é um formato de dados utilizado para imagens, que surgiu em 1996 como substituto para o formato GIF, devido ao facto de este último incluir algoritmos patenteados.

Esse formato livre é recomendado pela W3C, suporta canal alfa, tem uma maior gama de profundidade de cores, alta compressão (regulável), além de outras características.

Além disso, o formato PNG permite comprimir as imagens sem perda de qualidade e retirar o fundo de imagens com o uso do canal alfa. O canal alfa, diferentemente da transparência do GIF, é capaz de definir o nível de opacidade de cada pixel, adequando-se a qualquer fundo de um site ou apresentação, sem serrilhamento, algo que não se consegue com os outros formatos populares. Por isso é um formato válido para imagens que precisam manter 100% da qualidade para reuso. Pode ser usado na maioria dos programas de edição de imagens como o Adobe Fireworks (proprietário) e o GIMP (livre).

História e desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

A motivação para criar o formato PNG surgiu do início de 1995, quando veio a público que o algoritmo de compressão de dados LZW, utilizado no GIF havia sido patenteado pela Unisys. Havia também outros problemas com a GIF que tornaram a substituição desejável, como, por exemplo, a sua limitação a 256 cores num momento em que computadores com capacidade para exibir uma gama maior de cores tornavam-se comuns. Embora o GIF permita animações, foi decidido que o PNG deveria ser um formato estático de imagem. Um formato "companheiro" chamado MNG foi definido para animação.

Referências

  1. Portable Network Graphics libpng.org. Página visitada em 21 de junho de 2011.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Computação gráfica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.