Comissão Eletrotécnica Internacional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A Comissão Eletrotécnica Internacional (em inglês: International Electrotechnical Commission, IEC) é uma organização internacional de padronização de tecnologias elétricas, eletrônicas e relacionadas. Alguns dos seus padrões são desenvolvidos juntamente com a Organização Internacional para Padronização (ISO).

A sede da IEC, fundada em 1906, é localizada em Genebra, Suíça.

Normas de padronização[editar | editar código-fonte]

Algumas normas elaboradas por este órgão:

  • NBRIEC60439-1 - Conjunto de manobra e comando de baixa tensão em conformidade com um tipo ou sistema estabelecidos, sem desvios que influenciem significativamente o desempenho em relação àquele conjunto típico verificado que está em conformidade com os ensaios prescritos nas normas.
  • NBRIEC60947-1 - Dispositivos de manobra e comando destinados a serem conectados a circuitos onde a tensao nominal nao exceda 1 000 V Dc ou 1 500 V Ac.
  • NBRIEC60947-2 - Disjuntores cujos contatos principais sao previstos para serem conectados a circuitos com tensao nominal inferior a 1 000 V Ac. ou 1 500 V Dc, contém também requisitos adicionais para disjuntores com fusíveis incorporados. Aplica-se a disjuntores, quaisquer que sejam suas correntes nominais, métodos de construção ou aplicaçoes previstas.
  • NBRIEC60947-7-2 - Especifica os requisitos para os conectores elétricos de condutores de proteção com função PE e conectores elétricos de proteção com função PEN igual ou superior a 10 mm, com dispositivos de aperto com ou sem parafuso, destinados principalmente a usos industriais.
  • NBRIEC60269-1 - Condiçoes exigíveis para dispositivos-fusíveis limitadores de corrente, com capacidade de interrupção não inferior a 6 kA, destinados proteção de circuitos de potência Ac, cuja tensão nominal não exceda 1 000 V, ou de circuitos Dc, cuja tensão nominal não ultrapasse 1 500 V.
  • IEC 60898 - Disjuntores de baixa tensão, tensão máxima 440V.
  • IEC 60934 - Disjuntores para equipamento.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.