MPEG-21

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde novembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

O padrão MPEG-21, do Moving Picture Experts Group, tem o objetivo de definir um framework para aplicações multimídia. Ele é ratificado nos padrões ISO/IEC 21000 - Multimedia framework (MPEG-21). Especificamente, o MPEG-21 define um padrão de "Linguagem de Expressão de Direitos" como meio de compartilhamento de direitos/permissões/restrições para conteúdo digital do autor para o cliente do conteúdo. Como um padrão baseado em XML, o MPEG-21 é destinado para transmitir informações de licença às máquinas de uma maneira "onipresente, não-ambígua e segura".

Entre os objetivos deste padrão que a indústria espera pôr fim ao compartilhamento de arquivos ilícito é que irá constituir: "Um framework aberto normativo para entrega e consumo multimídia para uso por todos os executores em uma cadeia de entrega e consumo. Este framework aberto fornecerá os autores, produtores, distribuidores e provedores de serviço do conteúdo com oportunidades iguais no mercado aberto permitido pelo MPEG-21".

O MPEG-21 é baseado em dois conceitos essenciais: a definição de uma unidade de distribuição fundamental, que é o Item Digital e o conceito da interação dos usuários com esses itens. Itens Digitais podem ser considerados o núcleo do Framework Multimídia e os usuários podem ser considerados os que interagem com eles dentro do Framework Multimídia. Em seu nível mais básico, o MPEG-21 fornece um framework no qual um usuário interage com outro e o objeto desta interação é um Item Digital. Devido a isto, podemos dizer que o objetivo principal do MPEG-21 é definir a tecnologia necessária para permitir que os usuários troquem, acessem, consumam, transportem ou manipulem Itens Digitais de um modo eficiente e transparente.

Ver também[editar | editar código-fonte]