Mp4

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
MP4 (MPEG-4 Part 14)
VLC mp4.png
Extensão do arquivo .mp4
Type code mpg4
Desenvolvido por ISO
Tipo de formato arquivo de vídeo
Arquivador de vídeo
padrão(ões) ISO/IEC 14496-14

Mp4 refere-se especificamente a MPEG-4 Part 14. Um padrão de container de áudio e vídeo que é parte da especificação MPEG-4 desenvolvido pela ISO/IEC 14496-14. A extensão oficial do nome do arquivo é.mp4, por isso é comum vermos o formato ser chamado assim.

É similar ao popular AVI, mas traz algumas vantagens: Suporte nativo a legendas embutidas (AVI também pode ter, mas só através de hacks como o usado no DivX6); Melhor suporte ao padrão de codificação de vídeo H.264, também conhecido como MPEG4 AVC. Estando codificado, um arquivo MP4 pode ter sido criado com diversos tipos de codec diferentes, incluindo DivX e XviD. Porém como DivX e XviD são relativamente bem atendidos pelo arquivo codificado AVI (que é muito mais popular), é mais comum você encontrar um MP4 que seja constituído por streams criados por codecs incomuns.

Implementação[editar | editar código-fonte]

MPEG-4 Parte 14 é uma implementação de parte da especificação ISO/IEC 14496-12:2004(MPEG-4 Part 12:ISO base media file format) que é baseado diretamente no QuickTime File Format. [1] O MPEG-4 Part 14 é essencialmente idêntico ao Quicktime file format, mas formalmente contém suporte para Initial Object File Descriptors (IOD) e outras características do formato MPEG.[2]

Tocadores de MP4[editar | editar código-fonte]

Hoje, é comum encontrar, no comércio brasileiro, aparelhos com tela LCD chamados de "tocadores de MP4", o que sugere a compatibilidade com tal codec. Mas a maioria desses aparelhos é assim chamada simplesmente por reproduzirem vídeo, diferentes, pois, dos "tocadores de MP3", que só reproduzem áudio. Na realidade, quase todos esses aparelhos são incompatíveis com MP4, ainda que a palavra "mp4" esteja presente. O usuário é obrigado a converter seus filmes para o formato AMV ou outro formato similar de baixa resolução mediante programa específico.

MP5, MP6, MP7, MP20, etc[editar | editar código-fonte]

Como "evolução" do nome mercadológico do MP3 (áudio) para MP4 (áudio e vídeo) usado nesses players, vários aparelhos são vendidos com as siglas MP5, MP6, MP7, etc, chegando até MP60. Porém essas siglas nada significam em termos de padrões de tecnologia, não existem codificadores Mp5, Mp12 ou similares. Um dos motivos do uso das siglas é o proprio marketing barato de vender uma suposta evolução de tocador de áudio/video, mas com diversos incrementos como acesso a rede de telefonia celular, TV, câmeras digitais, Wi-Fi, entre outros recursos.

Mp4 vs. Mp3[editar | editar código-fonte]

Em decorrência da similaridade dos nomes, há quem pense ser o MP4 a evolução do já popular MP3, mas, na verdade, trata-se de tecnologias diferentes. O MP3 (MPEG-2 Audio Layer 3) é um codec de áudio, enquanto o MP4 é um container de áudio e vídeo. Um exemplo do MP4 é o codec de áudio MP3 e codec de video padrão MPEG-4 num só ficheiro.

Softwares compatíveis[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. mp4ra.org http://www.mp4ra.org/specs.html Consultado em 2009-06-14.
  2. http://lists.apple.com/archives/Streaming-server-developers/2001/Dec/msg00016.html