XAML

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

XAML (pronuncia-se zammel em inglês ou zimel em português; [ˈzæmɫ̩]), (sigla de eXtensible Application Markup Language) é a principal linguagem de interface da Microsoft para o Windows Vista usada para criar interfaces de usuário de forma simples e rápida. Tende a ser um competidor direto do propalado OpenLaszlo do mundo Java.

XAML é uma linguagem declarativa baseada no XML.

Numa típica forma de uso, os ficheiros XML serão produzidos por uma ferramenta de desenho visual, tal como o Visual Studio .NET. O XML resultante será geralmente compilado, apesar de também ser possível a interpretação em tempo de execução.

O XAML não pode executar códigos por si mesmo. Por isso mesmo, a Microsoft colou o XAML com as linguagens do VS a partir de 2008.

Não é sucessora do HTML[editar | editar código-fonte]

Tem sido dito, erradamente, que o XAML é uma sucessora do HTML. Tal afirmação está incorreta. O XAML, não suporta, por exemplo, formulários para enviar informação, capacidade extremamente necessária para que possa substituir o HTML.

O HTML não tem previsão de ser substituído pelo XAML, é mais provável que uma versão mais nova do HTML, que seja compatível com sites existentes, seja criada.

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.