Zune

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde junho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Microsoft Zune
Produzido por: Microsoft
Tipo: Mídia Player portátil MP3/MP4
Conectividade: USB 2.0 e Wi-Fi
Mídia: HD Interno de 4/8/16/30/80/120 GB
CPU: Freescale i. MX31L processador ARM Core
Tela: 320x240
Loja On-Line: Zune Marketplace
Formato de jogos suportados: XNA

Zune é uma marca registrada de media players portáteis que reproduzem mídia digital, como músicas MP3, vídeo e fotos, produzido pela Microsoft. É também o nome do software associado a esses leitores portáteis, bem como o nome do serviço de compra de música online com total compatibilidade com os aparelhos, chamado Zune Marketplace. O primeiro modelo da marca, com 30GB de disco rígido, foi lançado no conglomerado da Microsoft Corporation nos Estados Unidos em 14 de Novembro de 2006 por Bill Gates. E os mais novos modelos do aparelho podem ter 4, 8 e 80 GB de memória. Alguns jogos foram desenvolvidos para o Zune, alguns podem até ser jogados por mais de uma pessoa por Wi-Fi.

O primeiro modelo do Zune, além de reproduzir música e permitir a visualização de vídeos e de fotos, possui conectividade Wi-Fi para que vários Zunes possam transferir músicas entre si, que podem ser reproduzidas no aparelho receptor até três vezes. Entretanto, não se conecta a nenhum computador com recursos Wi-Fi. Além disso, a Microsoft introduziu no Zune um sistema de proteção que protege qualquer mídia introduzida nele contra cópias, o que pode parecer estranho para alguns utilizadores.

Zune Marketplace[editar | editar código-fonte]

O Zune Marketplace é um serviço online semelhante ao URGE da MTV que disponibiliza milhões de músicas para compra utilizando um sistema de pontos, os Microsoft Points (também utilizados no Xbox Live), que podem ser trocados pelas músicas pretendidas. No entanto, a compra de músicas pode também ser feita por um sistema de subscrição mensal, em que o utilizador apenas tem de adquirir um Zune Pass para descarregar as músicas que pretende do Zune Marketplace. O único problema é que o Zune Marketplace é a única loja online que disponibiliza músicas para compra via Zune, assim como a iTunes Store para o iPod.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Zune