Download e upload

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Download)
Ir para: navegação, pesquisa
Exemplo de download entre dois computadores pessoais.

Em tecnologia, os termos download e upload são utilizados para referenciar a transmissão de dados de um dispositivo para outro através de um canal de comunicação previamente estabelecido.[1]

O uso mais comum do termo download está relacionado com a obtenção de conteúdo da Internet, onde um servidor remoto hospeda dados que são acessados pelos clientes através de aplicativos específicos que se comunicam com o servidor através de protocolos preestabelecidos, como é o caso do navegador web que acessam os dados de um servidor web normalmente utilizando o protocolo HTTP. De forma análoga, o termo upload faz referência a operação inversa a do download, isto é, ao envio de conteúdo à Internet.[1]

Apesar de serem termos com sentidos opostos, do ponto de vista técnico, a distinção de um processo de transmissão entre download ou upload pode ser associada à uma questão de perspectiva, pois sempre que um dispositivo faz download o dispositivo que interaje ele faz upload e vice versa. No entanto, essa distinção é normalmente feita considerando a participação do dispositivo que iniciou a transmissão de dados, seja obtendo ou disponibilizando.

Uso popular[editar | editar código-fonte]

Embora o acesso de qualquer informação remota (como páginas web, texto e imagens) seja sempre feito através do download prévio do conteúdo, com a posterior exibição do conteúdo armazenado localmente, o uso popular do termo download se limita a referenciar o conteúdo que é obtido de um dispositivo remoto para visualização posterior (offline), como um documento ou aplicativo. Nesses casos, os aplicativos que fazem o download normalmente oferecem recursos que permitem que o usuário selecione o local onde os dados devem ser salvos.

Já o uso popular de upload se limita a referenciar as transmissões de arquivos previamente selecionados do dispositivo, como fotos e documentos, para um servidor remoto (como ocorre ao enviar de fotos para uma rede social ou ao anexo arquivos a uma mensagem em um webmail). Muito embora, as operações de requisição de páginas web e envio de formulários web também consistam no envio de informações para servidores remotos e não sejam usualmente chamadas de upload.

A transmissão de vídeoconferência também configura um processo de download (para quem assiste) e upload (para quem produz), muito embora esses termos raramente sejam associados a essa forma de transmissão, onde é preferido o termo streaming.

Uso e variações do termo em português[editar | editar código-fonte]

Os verbos em inglês "to download" e "to upload" são comumente utilizados como substantivos no português com o auxílio do verbo 'fazer' quando indica ação, como ocorre nas frases:

  • Você precisa fazer o download do arquivo.
  • Vou fazer o upload das fotos.
  • Fiz o download do programa.
  • Deu erro no download do arquivo.

Nesses casos, download por vezes é substituído por verbos que, no contexto de tecnologia, carregam o mesmo significado como baixar, descarregar, obter, pegar, puxar e sacar; da mesma forma que upload por vezes também é substituído pelos verbos carregar, enviar, mandar, subir e até neologismos como "upar", dando origem às frases:

  • Você precisa baixar o arquivo.
  • Vou enviar as fotos.
  • Baixei o programa.
  • Deu erro ao baixar o arquivo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal:

Referências

  1. a b What is download? (em inglês) Webopedia. Visitado em 9 de fevereiro de 2011.
Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.