PlayStation Store

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
PlayStation Store
Desenvolvedor(es) Sony Computer Entertainment Inc.
Tipo(s) Mercado online de conteúdo de jogos eletrônicos
Lançado Novembro de 2006 (PS3)
Setembro de 2007 (PC)
Outubro de 2008 (PSP)[1]
Plataforma(s) PC
PlayStation 3
PlayStation Portable
PlayStation Vita
Website Site oficial americano
Site oficial brasileiro
Site oficial japonês
Site oficial português

A PlayStation Store é um mercado virtual online disponível para usuários dos consoles de videogame PlayStation 3, PlayStation Vita e PlayStation Portable da Sony através da PlayStation Network. A loja oferece uma variedade de conteúdo transferíveis, tanto para aquisição e disponibilização gratuita. O conteúdo disponível inclui jogos completos, conteúdo adicional, demos jogáveis, temas e trailers de jogos e filmes. O serviço é acessível através de um ícone no XMB do PS3 e PSP. A loja do PS3 também pode ser acessada no PSP através de uma conexão Remote Play com o PS3. A loja do PSP também está disponível através da aplicativo para PC, o Media Go. Desde 24 de setembro de 2009 houve mais de 600 milhões de downloads na PlayStation Store em todo o mundo. [2]

A PlayStation Store é atualizada com novos conteúdos a cada terça-feira na América do Norte, e cada quarta-feira em PAL regiões.[3] Em maio de 2010 isso mudou de quinta-feira para permitir que jogos PSP sejam lançado digitalmente, mais próximo da data em que que são lançados em UMD.[4]

A PlayStation Store ficou indisponível mundialmente devido a uma falha na PlayStation Network em abril de 2011. O serviço foi totalmente restaurado nos mercados americano e europeu da Sony desde 2 de junho de 2011.[5]

Acesso[editar | editar código-fonte]

Conta mestre da PlayStation Network[editar | editar código-fonte]

Uma conta "mestre" na PlayStation Network é necessária para acessar a PlayStation Store. Um registro de todos os itens adquiridos anteriormente, conhecido como "Lista de Downloads", registra cada atividade de transferência de jogos completo, demonstrações, e conteúdo adicionais da conta na PlayStation Store. Um usuário convidado pode usar sua conta mestre para transferir conteúdo gratuito ou adquirir conteúdo em outro console através da Lista de Downloads, entretanto, uma conta somente pode ser utilizada em até dois consoles. Esta restrição anteriormente era de cinco consoles, mas desde novembro de 2011, a Sony reduziu o total para apenas dois.[6] A versão mais recente do firmware deve estar instalada no console para que a PlayStation Store seja acessada.

Cada conta mestre é associada a uma "carteira" online virtual, para a qual fundos podem ser adicionados. Esta carteira é então debitada quando uma aquisição é realizada na loja. Dinheiro pode ser adicionado à carteira através de diferentes sistemas de pagamento, embora alguns destes não estão disponíveis em todos os países.

Moeda[editar | editar código-fonte]

Ao contrário do Xbox Live Marketplace da Microsoft e do Wii Shop Channel e Nintendo DSi Shop da Nintendo, com suas próprias moedas (Microsoft Points e Nintendo Points, respectivamente), todas as aquisições são realizadas na moeda local do usuário. A PlayStation Store utiliza um sistema de "carteira" ao qual fundos são adicionados - tanto nas denominações definidas ou em uma quantidade ditada pelo preço da transação corrente - então debitado da carteira da conta quando o usuário faz uma compra.

O usuário pode adicionar fundos à sua carteira de várias maneiras, a mais comum delas é por cartão de crédito ou débito. Usuários em várias regiões também podem adquirir Cartões PlayStation Network ou Bilhetes em denominações definidas de varejistas, incluindo supermercados ou lojas de videogames. Estes fundos são estão resgatados na PlayStation Store quando o usuário insere o código exclusivo de doze dígitos encontrado no cartão na PlayStation Store.[7]

No Japão, os usuário podem utilizar o sistema de e-money Edy. Com um leitor/escritor de cartão IC USB chamado PaSoRi, podem adicionar fundos às suas carteiras ao passar o cartão inteligente através do dispositivo.[8]

Disponibilidade[editar | editar código-fonte]

A PlayStation Store está atualmente disponível apenas em um número selecionado de países:

Referências

  1. PSP gets direct access to PlayStation Network Store (em inglês). IGN.
  2. John Tanaka (23 de setembro de 2009). TGS 2009: Keynote Address (em inglês). IGN. Página visitada em 31 de março de 2012.
  3. Andrew Yoon (15 de abril de 2010). PSN Thursday no more: say hello to PSN Tuesday and Wednesday (em inglês). Joystiq. Página visitada em 31 de março de 2012.
  4. PSN Store Day Move Not Due To 360 (em inglês). TheSixthAxis (23 de abril de 2010). Página visitada em 31 de março de 2012.
  5. JC Fletcher (15 de abril de 2010). PSN will be 'fully restored' today [Update: PlayStation Store back in North America] (em inglês). Joystiq. Página visitada em 31 de março de 2012.
  6. Wesley Yin-Poole (18 de novembro de 2011). Reduced PlayStation game sharing policy comes into effect (em inglês). Eurogamer. Página visitada em 31 de março de 2012.
  7. Luke Plunkett (14 de dezembro de 2007). PS Store Cards *Finally* Heading To Retail (em inglês). Kotaku. Página visitada em 12 de abril de 2012.
  8. Edy Viewer (em inglês). Sony Computer Entertainment. Página visitada em 12 de abril de 2012.
  9. PlayStation Bulgaria - Facebook

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.