App Store (iOS)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
App Store
Ícone da App Store (iOS)
Desenvolvedor Apple Inc.
Lançamento 10 de julho de 2008 (5 anos)
Sistema operativo iOS, Mac OS X, Microsoft Windows
Licença Proprietário

A App Store é um serviço para o iPhone, iPod Touch e iPad criado pela Apple Inc., que permite aos usuários navegar e fazer download de aplicativos da iTunes Store. Dependendo da aplicação, ela pode ser grátis ou paga. As aplicações podem ser baixadas diretamente no dispositivo, ou baixados para um computador via iTunes. Embora a Apple afirmou que não espera lucrar com a loja, foi predito por Piper Jaffray que a App Store pode criar um mercado rentável, com receita superior a 1 bilhão de dólares por ano para a empresa.

A App Store foi lançada em 7 de julho de 2008 pela Apple Inc. junto com o iPhone 3G. Os preços são definidos pelos próprios desenvolvedores, sendo que 70% do valor do aplicativo fica com ele, e 30% vai para a Apple.

Em pouco mais de seis meses desde a abertura da App Store, a Apple anunciou que foram baixados mais de 500 milhões de aplicativos para iPhones e iPods Touch. Hoje, há mais de 50 mil títulos na loja, divididos em 20 categorias de jogos a aplicativos destinados a negócios.

Questões legais da App Store Brasil[editar | editar código-fonte]

Out of date clock icon.svg
Este artigo ou seção pode conter informações desatualizadas.

Se sabe algo sobre o tema abordado, edite a página e inclua informações mais recentes.

A App Store está disponível no Brasil desde o lançamento do iPhone 3G, mas apresenta um acervo de aplicativos significativamente menor se comparado com a App Store de outros países. Um dos fatores que corroboram para esta escassez é o fato de na App Store brasileira não haver a seção "Games". O motivo é que o Ministério Público exige que a avaliação e classificação de restrição por idade seja feita por eles, não aceitando a classificação americana. Uma aprovação oficial pode levar bastante tempo (vide o caso da ANATEL com o iPhone) e isso fugiria completamente da proposta de agilidade da App Store. Por isso, a empresa decidiu simplesmente não implementar a área de jogos no Brasil.

Classificações dos jogos da App Store[editar | editar código-fonte]

Taxas de aplicações da Apple em todo o mundo com base em seu conteúdo, e determina que cada grupo de idade é apropriada. De acordo com o evento de lançamento do iPhone OS 3.0, o iPhone vai permitir o bloqueio de aplicativos desagradável nas configurações do iPhone. São as seguintes as classificações que a Apple tenha detalhado:

Idade Descrição
4+ Não recomendado para menores de 4 anos. Contém nenhum conteúdo inapropriado.
9+ Não recomendado para menores de 10 anos. Contém leves ou infreqüentes ocorrências de animação, fantasia ou violência realista, e leve ou infreqüente conteúdo maduro, temas sugestivos, horror ou com temas de conteúdo que pode não ser adequado para crianças menores de 9 anos de idade.
12+ Não recomendado para menores de 12 anos. Contém leve ou infreqüente liguagem meio inapropriada, freqüente ou intensa violência animada, fantasia ou violência realista, e leve ou infreqüente ocorrências madura ou temas sugestivos, e simulação, que pode não ser adequado para crianças menores de 12 anos de idade.
17+ Não recomendado para menores de 17 anos. Contém leve ou infreqüente ocorrências maduras, horror, e temas sugestivos; conteúdo erótico, nudez, álcool, e drogas que pode não ser adequado para menores de 17 anos. Os consumidores devem ter no mínimo 17 anos para comprar aplicativos com esta classificação. Sempre que uma aplicação com esta classificação é solicitada para Download, aparecerá uma mensagem, verificando se um usuário tem 17 anos ou mais, e pedindo para confirmar a compra, por essa razão.