SoundCloud

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
SoundCloud
Requer pagamento? Opcional
Gênero Música, Rede social
Cadastro Gratuito
País de origem  Alemanha
Idiomas inglês
Proprietário SoundCloud Ltd.
Página oficial soundcloud.com

SoundCloud é uma plataforma online de publicação de áudio utilizada por profissionais de música sediado em Berlim, Alemanha, fundado por Alexander Ljung e Eric Wahlforss em Agosto de 2007. Nele os músicos podem colaborar, compartilhar, promover e distribuir suas composições[1] .

Originalmente, o objetivo do site era permitir que profissionais da música trocassem idéias sobre as composições nas quais estão trabalhando, permitindo uma fácil colaboração e comunicação antes de um lançamento público. Hoje, o site também é utilizado por ouvintes e usuário da web em geral.

O site permite mostrar os arquivos de áudio enviados em widgets que simulam um diagrama de espectro abaixo do qual os usuários podem postar seus comentários sobre a música. Estes widgets podem ser embutidos em blogs e redes sociais.

Entre os usuário ilustres do site estão o produtor americano Beck Hansen, o duo de música eletrônica The Knife e a banda de rock Them Crooked Vultures.

Atualmente, as músicas postadas no site são também indexadas pelo site agregador de áudio Hype Machine[2] .

Em 3 de Julho de 2014 o site TorrentFreak informou que o SoundCloud ofereceu poderes de remoção ilimitados a certos detentores de direitos autorais. Em resposta a uma reclamação de um DJ inglês a empresa admitiu que a Universal Music pode deletar qualquer faixa do SoundCloud sem aviso prévio.[3]

História[editar | editar código-fonte]

SoundCloud foi originalmente iniciado em Estocolmo, Suécia, mas foi criada em Berlim, em agosto de 2007 pelo designer de som sueco Alex Ljung e artista sueco Eric Wahlforss. Tinha a intenção de permitir que os músicos para compartilhar as gravações com o outro, mas mais tarde transformado em uma ferramenta de publicação completa, que também permitiu músicos para distribuir suas músicas.

Poucos meses depois que começou a operar, SoundCloud começou a desafiar o domínio do Myspace como uma plataforma para os músicos para distribuir sua música, permitindo que os artistas de gravação para interagir com mais agilidade com seus fãs.

Em uma entrevista de 2009 com Wired, co-fundador Alex Ljung disse:

Nós dois vieram de origens ligadas à música, e foi apenas muito, muito irritante para nós a colaborar com as pessoas sobre a música, quero dizer colaboração simples, basta enviar faixas para outras pessoas em um ambiente privado, obter algum feedback deles, e tendo uma conversa sobre essa parte da música. Da mesma forma que nós estaríamos usando Flickr para nossas fotos, e Vimeo para os nossos vídeos, nós não temos esse tipo de plataforma para a nossa música.

Em abril de 2009, SoundCloud recebeu 2.500.000 € Série A financiamento Doughty Hanson Technology Ventures. Em maio de 2010, SoundCloud anunciou que teve um milhão de assinantes. Em janeiro de 2011, foi confirmado que SoundCloud tinha levantado US $ 10 milhões Série B financiamento rodada da União Ventures quadrados e Index Ventures. Em 15 de junho de 2011, SoundCloud anunciou que tinha cinco milhões de usuários registrados, e investimentos de Ashton Kutcher e A-Grade Fundo de Guy Oseary. Em 23 de janeiro de 2012, SoundCloud anunciou em seu blog que tinha 10 milhões de usuários registrados. Uma roda de história foi criada para a ocasião, que pode ser encontrado no blog SoundCloud. Em dezembro de 2012, um novo layout SoundCloud foi lançado ao público em geral. Entre os muitos novos recursos foi a capacidade de continuar a reprodução de uma faixa durante a navegação ao redor do local, bem como a capacidade para ler os comentários sem eles obscurecendo a forma de onda. Em maio 2014 SoundCloud anunciado em um e-mail para os utilizadores registados que a interface clássica SoundCloud seriam descontinuadas em breve.

Em março de 2014, foi relatado SoundCloud estava em negociações com grandes gravadoras sobre o licenciamento devido ao material com direitos autorais que aparecem na plataforma. Este é na tentativa de evitar a situação no Google e YouTube que são forçados a lidar com um grande número de observações desmontáveis.

Características[editar | editar código-fonte]

Uma das principais características do SoundCloud é que ele permite que artistas carregar suas músicas com uma URL distintivo. Ao permitir que os arquivos de som para ser incorporado em qualquer lugar, SoundCloud pode ser combinado com o Twitter e Facebook para permitir que os membros atingir seu público melhor. Simplesmente clicando em um botão de compartilhamento designado para o site que você deseja hospedar o compartilhamento e aprovar o post, o público do site pode ver o conteúdo através de seu meio de comunicação desejada. Isto contrasta com o MySpace, que apresenta música apenas no site do MySpace.

SoundCloud usuários registrados têm o poder de ouvir o máximo de conteúdo como quiserem, e fazer upload de até 180 minutos de áudio ao seu perfil. Todos esses recursos são gratuitos e estão disponíveis para todos os usuários SoundCloud, logo que eles têm um perfil cadastrado no site.

Uma média de 12 horas de áudio é enviado para o site a cada minuto, e metade do conteúdo do SoundCloud é dividido entre os músicos do pequeno-tempo e superstars tradicionais.

SoundCloud distribui música usando widgets e apps. Os usuários podem inserir o widget em seus próprios sites ou blogs e, em seguida, SoundCloud vai twittar automaticamente cada faixa carregado. SoundCloud tem uma API que permite que outros aplicativos ou smartphones para fazer o upload ou download de música e arquivos de som.

Esta API foi integrado em várias aplicações, principalmente GarageBand, Logic Pro e PreSonus Studio One DAW. A API também está integrado em localizadores de música, incluindo SoundYouNeed. Os usuários também podem baixar músicas com uma licença Creative Commons por esta API.

SoundCloud descreve faixas de áudio graficamente como formas de onda e permite aos usuários comentar em partes específicas da pista (também conhecido como comentários cronometrados). Estes comentários são exibidos ao escutar a parte do som que eles estão se referindo. Outras características padrão incluem reposts, listas de reprodução, seguidores e downloads digitais de cortesia.

SoundCloud também oferece aos usuários a capacidade de criar e participar de grupos que fornecem um espaço comum de conteúdo a ser recolhida e partilhada.

Das músicas que são carregados, mais da metade deles são jogados dentro dos primeiros 30 minutos, e 90% de todas as faixas carregadas receber uma escuta de pelo menos um usuário.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Usuários[editar | editar código-fonte]

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências