SoundCloud

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
SoundCloud
Requer pagamento? Opcional
Gênero Música, Rede social
Cadastro Gratuito
País de origem  Alemanha
Idiomas inglês
Proprietário SoundCloud Ltd.
Página oficial soundcloud.com

SoundCloud é uma plataforma online de publicação de áudio utilizada por profissionais de música sediado em Berlim, Alemanha, fundado por Alexander Ljung e Eric Wahlforss em Agosto de 2007. Nele os músicos podem colaborar, compartilhar, promover e distribuir suas composições[1] .

Originalmente, o objetivo do site era permitir que profissionais da música trocassem idéias sobre as composições nas quais estão trabalhando, permitindo uma fácil colaboração e comunicação antes de um lançamento público. Hoje, o site também é utilizado por ouvintes e usuário da web em geral.

O site permite mostrar os arquivos de áudio enviados em widgets que simulam um diagrama de espectro abaixo do qual os usuários podem postar seus comentários sobre a música. Estes widgets podem ser embutidos em blogs e redes sociais.

Entre os usuário ilustres do site estão o produtor americano Beck Hansen, o duo de música eletrônica The Knife e a banda de rock Them Crooked Vultures.

Atualmente, as músicas postadas no site são também indexadas pelo site agregador de áudio Hype Machine[2] .

Em 3 de Julho de 2014 o site TorrentFreak informou que o SoundCloud ofereceu poderes de remoção ilimitados a certos detentores de direitos autorais. Em resposta a uma reclamação de um DJ inglês a empresa admitiu que a Universal Music pode deletar qualquer faixa do SoundCloud sem aviso prévio.[3]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Usuários[editar | editar código-fonte]

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências