Ken Kutaragi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ken Kutaragi

Ken Kutaragi é um engenheiro e criador do Video game PlayStation da Sony.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Tóquio, Japão, Ken se graduou em Engenharia Elétrica em 1975 e começou a trabalhar nos centros de pesquisa de novos produtos da Sony. Ganhou reputação por ser um solucionador de problemas em protótipos de televisão e rádio. Mais tarde desenvolveu projetos como telas de cristal líquido e câmeras digitais.

Mas foi no inicio dos anos 90 que Kutaragi daria o grande passo de sua carreira: ele concebeu um projeto de video game, batizado de "Play Station X" (PSX) que seria a expansão de CD-ROM do Super Nintendo. Como a Nintendo desistiu e o projeto não foi adiante, Kutaragi convenceu a Sony a fazer do PlayStation um console novo. Nascia assim em 1993, a Sony Computer Entertainment presidida por ele.

Lançado no final de 1994, o PlayStation foi um enorme sucesso contribuindo até mesmo para tirar toda divisão da Sony da margem de prejuízo. [1] Nos anos subsequentes Kutaragi cuidou para que a linha de consoles da Sony continuasse sendo um sucesso comercial, lançando novas versões como o PlayStation 2 (2000) e PSP (2004).

Em 2005 apresenta o PlayStation 3 ao público na E3 clamando ser o videogame revolucionario. Em 2006, Kutaragi deixa o cargo executivo da Sony Computer Entertainment para se dedicar ao projeto Cellius, uma softhouse conjunta entre Sony e Namco Bandai. [2]

Reconhecimento[editar | editar código-fonte]

  • Em Abril de 2004, a revista TIME nomeou Kutaragi como uma das 100 pessoas mais influentes do planeta. [3]
  • A CNN em 2003 o considerou um dos mais importantes executivos da era digital. [4]

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.