PlayStation Network

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
PlayStation Network
Logotipo da PSN
Desenvolvedor(es) Sony Computer Entertainment
Tipo(s) Serviço online
Lançado 11 de novembro de 2006
Plataforma(s) PlayStation 4
PlayStation 3
PlayStation Portable PlayStation Vita
Dispositivos com PlayStation Mobile
Membros >95 milhões
Website Estados UnidosSite oficial
BrasilSite oficial
PortugalSite oficial

A PlayStation Network, abreviada oficialmente como PSN, é um serviço demultijogador online e fornecimento de mídia digital prestado/administrado pela Sony Computer Entertainment para utilização com as consolas de videojogo PlayStation 4 PlayStation 3, PlayStation Portable e PlayStation Vita.[1] Desde junho de 2010, existem em torno de 50 milhões de contas registadas mundialmente na PlayStation Network.[2]

Em 20 de Abril de 2011, a PlayStation Network e a Sony Computer Entertainment ficaram em estado "offline" devido a uma invasão ilegal, comprometendo informações pessoais.[3] [4] Em 14 de maio de 2011, a Sony começou regionalmente a restaurar PlayStation Network e lançou uma atualização de "firmware", obrigatória, de segurança que exige que os usuários actualizem as suas senhas de acesso.[5] .

Registo do usuário[editar | editar código-fonte]

O registo é realizado através da PS4, PS3, PSP e PS Vita. Dois tipos de contas podem ser criadas, conta mestra e sub. A conta mestra, como o nome sugere, permite acesso total a todos as configurações incluindo o controle dos pais. Contas Sub podem ser subsequentemente criadas com restrições desejadas definidas e monitorizadas pela portador da conta mestra.[6]

Como as contas mestra/sub não são ligadas ao número de série do PlayStation 3, que permite que os usuários comprem ou vendam consoles usados, elas podem ser usadas com consoles físicos diferentes como um usuário visitante. Desse modo o único console PlayStation 3 pode ter várias contas mestra. Um registo ao PlayStation Network é necessário para o acesso ao PlayStation Store e uma conta de usuário convidado pode ser usado para baixar itens adquiridos a partir do PlayStation Network Store em um console de um amigo. A habilidade de usar as licenças de conteúdo da PlayStation Store para refazer o download é limitado à dois sistemas PlayStation 3 diferentes e dois sistemas portáteis (PlayStation Portable e PlayStation Vita).

Serviços[editar | editar código-fonte]

A lista completa de serviços para a PlayStation Network e PlayStation Plus é a seguinte:

PlayStation Store[editar | editar código-fonte]

O PlayStation Store é um serviço de mercado online base para o PlayStation Network que está disponível para o consoles PlayStation 3 PlayStation Portable e PlayStation Vita. As lojas usam valor monetário atual e PlayStation Network Cards. A PlayStation Store ainda não esta disponível em todos os países.

PlayStation Plus[editar | editar código-fonte]

PlayStation Plus
Logotipo da PlayStation Plus
Desenvolvedor(es) Sony Computer Entertainment
Tipo(s) Serviço online Premium
Atualizado 22 de Julho, 2014
Lançado 29 de junho de 2010
Plataforma(s) PlayStation 4
PlayStation 3
PlayStation Vita
Website Estados UnidosSite oficial
BrasilSite oficial
PortugalSite oficial

PlayStation Plus é um serviço pago disponível na PlayStation Network que foi lançado oficialmente na E3 2010 por Jack Tretton, presidente e CEO da SCEA. Rumores sobre o serviço foram especulados desde o anúncio de Kaz Hirai na TGS 2009 sobre um possível serviço pago da PSN mas com o serviço PSN ainda disponível. Lançado na atualização do PS3 firmware 3.40 e no PSP firmware 6.30 em 29 de Junho 29 de 2010, o serviço cobrado por subscrição provê aos seus usuários serviços adicionais aos disponíveis normalmente na PlayStation Network. Estes serviços adicionais incluem downloads gratuitos de jogos, atualizações,expansões, demos e betas especiais não disponíveis para o público geral da PlayStation Network, além de inscrição gratuita à publicação digital Qore. Os usuários da PlayStation Network podem escolher entre a assinatura anual ou a assinatura trimestral da PlayStation Plus.[15]

PlayStation Home[editar | editar código-fonte]

O PlayStation Home é um serviço de comunidade base para o PlayStation Network que se tornará disponível gratuitamente quando lançado em Abril de 2008 em Portugal. O Home que permite que usuários criem um personagem avatar para seus consoles PlayStation 3. Este avatar terá sua casa, na qual pode ser adornada com itens que o jogador pode receber em várias realizações. Também incluído no mundo virtual online está a habilidede de encontrar outros usuários de PlayStation 3, interagir, jogar jogos, mostrar os diferentes tipos de mídia salvos no disco rígido do PlayStation 3 de amigos e muito mais. No futuro o serviço também expandirá, permitindo que jogadores tenham mais tipos de roupas, casas de luxo, itens para a casa, que podem ser adquiridos via PlayStation Store.

PlayTV[editar | editar código-fonte]

Foi também recentemente anunciado durante a Games Convention que os usuários do PlayStation Network conseguirão aceder aos serviços de vídeo em demanda e possívelmente Freeview antes do Natal de 2007 graças ao PlayTV. Um anúncio foi feito em Leipzig na Alemanhã, entre o dia 23 à 26 de agosto. Os usuários conseguirão salvar programas de IPTV no disco rígido do PlayStation 3.[16]

Disponibilidade[editar | editar código-fonte]

A PlayStation Network está atualmente disponível em 60 países, entretanto a PlayStation Store, PlayStation Home e outros recursos estão disponíveis apenas em um punhado de mercados selecionados. A lista é visível ao inscrever-se em uma nova conta da PSN com o PS3.

Disponibilidade global da PlayStation Network

Como restrições de acesso são baseadas no endereço digitado pelo usuário e não no endereço IP, é possível para os usuários de regiões não suportadas utilizar o serviço.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Hirohiko Niizumi; Tor Thorsen (15 de março de 2006). PlayStation Network Platform detailed (em inglês) GameSpot. Visitado em 18 de julho de 2010.
  2. Registered accounts on PlayStation Network exceed 50 million worldwide (em inglês) SCEI (15 de junho de 2010). Visitado em 18 de julho de 2010.
  3. Rede Playstation Network ainda em baixo após intrusão (em português) Diário Digital (26 Abril 2011). Visitado em 26 Abril 2011.
  4. Sony Computer Entertainment America LLC (30 de Abril de 2005). Update on PlayStation Network and Qriocity 2011-04-26. Visitado em 2011-04-26.
  5. Seybold, Patrick (May 14, 2011). Play On – PSN Restoration Begins Now Playstation.com. Visitado em May 30, 2011.
  6. Sony Computer Entertainment (15 de Março de 2007). Creating an account (signing up) (em inglês) PlayStation.com. Visitado em 18 de maio de 2007.
  7. Eric Lempel (30 de junhode 2008). Firmware (v.2.40) Walkthrough Part 2: Trophies (em inglês) PlayStation.Blog. Visitado em 31 de agosto de 2011.
  8. Ben Creasey (11 de junho de 2009). VidZone Lands On PlayStation 3 Today (em inglês) PlayStation.Blog. Visitado em 31 agosto de 2011.
  9. Ben Creasey (7 de outubro de 2009). VidZone Territory Expansion: 11 New Countries...The Dates You Have All Been Waiting For!!! (em inglês) PlayStation.Blog. Visitado em 31 agosto de 2011.
  10. Music Unlimited (em inglês) Qriocity. Visitado em 31 agosto de 2011.
  11. Matthew Reynolds (11 de outubro de 2010). LoveFilm launching on PlayStation 3 (em inglês) PlayStation.Blog. Visitado em 31 agosto de 2011.
  12. Efe Cakarel (18 de maio de 2010). PS3 + MUBI + YOU (em inglês) PlayStation.Blog. Visitado em 31 de agosto de 2011.
  13. Lee Kovacs (14 de dezembro de 2010). ITV Player and 4OD Now Live (em inglês) TheSixthAxis. Visitado em 31 agosto de 2011.
  14. Susan Panico (14 de julho de 2009). Hulu Plus Streams Its Way to the PS3 (em inglês) PlayStation.Blog. Visitado em 31 agosto de 2011.
  15. First PlayStation Plus Details.
  16. Sony Computer Entertainment Europe (23 de agosto de 2007). TV star (em inglês) PlayStation.com. Visitado em 18 de maio de 2007.